fbpx
Branding - gestão de marca

7 dicas de marketing para arquitetos

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Manter uma presença na web é importante para profissionais de qualquer área. E por isso no post de hoje vamos dar algumas dicas de marketing para arquitetos

Atualmente existem várias ferramentas e plataformas que esses profissionais podem usar para dar mais visibilidade para seus projetos e assim conquistar autoridade. Desde as redes sociais até estratégias de marketing de conteúdo. 

Confira! 

  • Use o Pinterest

O Pinterest é uma rede social que tem como foco o compartilhamento de fotos. Ela é uma excelente alternativa para arquitetos, uma vez que muitas pessoas usam a plataforma para buscar inspirações para projetos. 

Ou seja, você pode servir de referência para os usuários. 

Uma das vantagens dessa ferramenta é que você pode incluir várias tags que ajudem na localização do seu conteúdo. Além disso, é possível adicionar um link em cada postagem, que pode ser do seu portfolio, blog ou página de contato. 

  • Crie eBooks como iscas digitais

Mais uma das dicas de marketing para arquitetos é investir em eBooks. Esses conteúdos servem como iscas digitais para conseguir leads na web. 

Basicamente a pessoa terá que fornecer alguns dados pessoais, como nome e e-mail, para conseguir baixar o conteúdo. Assim, você já terá as informações que precisa para trabalhar com outras estratégias. 

Mas aqui é muito importante que você tome alguns cuidados antes de produzir e distribuir o seu livro digital. 

  • O conteúdo precisa ser atrativo para o usuário e ao mesmo tempo divulgar o seu trabalho;
  • A página de captação não pode ser muito extensa;
  • Crie diferentes CTAs dentro do seu eBook;
  • Acompanhe as métricas da sua LP de captação;
  • Aposte no marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo é um dos pilares do marketing digital. Isso porque, é ele que te ajudará a conseguir leads e fechar negócios. 

Além disso, esse tipo de estratégia também pode gerar uma série de outros benefícios, tais como: 

  • Ampliar o alcance dos seus perfis na web;
  • Fortalecer a identidade da sua marca;
  • Ajudar os leads a tomarem decisões;
  • Otimizarem a jornada dos leads até o fechamento de negócio;
  • Criar autoridade dentro do seu nicho de atuação.

Dentro do marketing de conteúdo existem várias outras estratégias que você pode executar. Uma das mais comuns e indicadas é a criação de um blog. 

Através dele você poderá postar conteúdos de qualidade, utilizando o funil de vendas. Dessa maneira será possível atrair leads, tirar suas dúvidas e condicioná-los até o fechamento de contrato. 

Além disso, o blog ajuda, e muito, no ranqueamento do Google. Isso porque, como você irá postar conteúdos periodicamente e trazendo novos assuntos, a tendência é que o buscador coloque você nos primeiros resultados. 

Mas existem outras estratégias para além do blog, como a criação de iscas digitais (incluindo o e-Book).

  • Use vídeos e fotos para criar seu portfolio

Várias pesquisas de marketing digital mostraram que os vídeos e fotos geram mais resultados dentro do marketing digital. Além de serem dinâmicos, eles podem ser consumidos rapidamente por usuários, seja no computador ou no smartphone. 

E você pode usar isso a seu favor na hora de divulgar seus serviços como arquiteto. Existem vários recursos muito interessantes para demonstrar projetos. 

Por exemplo, você pode mostrar um projeto já executado através da ferramenta 360º do Facebook. Dessa forma, o usuário poderá ter uma experiência completa, mas sem sair de casa. 

Outra excelente alternativa é utilizar os stories para mostrar a evolução de ambiente. Você pode postar o dia a dia de uma obra de modo que os seguidores vejam na prática o seu serviço. 

  • Invista em mídia paga

Apesar do conteúdo pago ter grande relevância em qualquer estratégia de marketing, você também precisará investir em anúncios. Isso porque é através da mídia paga que será possível entender mais a fundo o seu público. 

Ao anunciar nas redes sociais e em outras plataformas você terá métricas que te mostrarão quais campanhas geram ou não resultados. E é com essas informações será possível aprimorar cada vez mais as suas estratégias, de modo a potencializar os resultados. 

  • Crie um planejamento de postagens para as redes sociais

Quando falamos de redes sociais é importante ressaltar que não basta ficar postando aleatoriamente. Os seus perfis precisam seguir um planejamento que valorize as necessidades dos seus seguidores. 

Dessa forma os usuários sempre terão conteúdos interessantes, e as chances de engajamento são maiores. 

Para criar um planejamento que realmente gere resultados, é importante avaliar alguns pontos. São eles: 

  • Quais são os assuntos que você deseja abordar nos seus perfis;
  • Qual o horário que gera mais resultados;
  • Quais os conteúdos que os usuários mais gostam;
  • Tendências do segmento;
  • Parcerias com o seu perfil;
  • Assuntos do momento;
  • Tendências do marketing digital. 

O seu cronograma de postagens precisa ser um equilíbrio perfeito da mensagem que você deseja postar, juntamente com as necessidades dos seus clientes em potencial.

  • Desenvolva ações que promovam a interação com seus clientes 

Por fim, nossa última dica de marketing para arquitetos é focar em ações que promovam a interação. Essa é uma dica essencial para quem trabalha com as redes sociais, uma vez que está diretamente ligada ao engajamento.

Quanto mais engajados os seus seguidores forem, maior será o alcance de suas postagens. 

Por isso, não deixe de focar na interação. Uma boa alternativa é responder comentários dos usuários, bem como curtir as postagens de seus seguidores. 

Além disso, não deixe de usar recursos como a caixa de perguntas do Instagram. Além de serem excelentes para aumentar a interação, eles te ajudarão a conhecer melhor os seus seguidores. 

Conclusão 

O marketing digital é fundamental para os arquitetos que querem conseguir mais clientes, e, ao mesmo tempo, ganhar autoridade na web. Contudo, é importante que você tenha um planejamento e também a expertise necessária para desenvolver e colocar essas ações em prática. 

Por isso, o ideal é buscar profissionais da área que possam te auxiliar nesse aspecto. Assim, você poderá criar ações mais assertivas que realmente gerem resultados satisfatórios. 

Gostou dessas dicas de marketing para arquitetos? Então aproveite e assine nossa Newsletter!

Growth Hacker especialista em E-commerce, inbound e Branding. Idealizador do projeto e-commerce na Rock Content e com a carreira voltada para a inovação tendo atuado no GOV-MG, Sebrae e Bolt Brasil

Deixe um comentário

Pin It

Assine nossa newsletter

48.000 pessoas não podem estar enganadas.

Não enviamos SPAM. Seus dados estão seguros.