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Growth Hacking

Agência de growth hacking: como esse modelo tem conquistado cada vez mais espaço no mercado

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Agência de growth hacking: como esse modelo tem conquistado cada vez mais espaço no mercado 

Você já ouviu falar de agência de growth hacking? Esse novo modelo tem tomado conta do mercado, principalmente com as tradicionais agências perdendo cada vez mais espaço.

A prova disso são os números de gigantes da publicidade que tem piorado com o passar dos anos. A WPP, por exemplo, anunciou no ano passado que suas ações tiveram a maior queda desde 1991.

A verdade é que os antigos comerciais de 30 segundos na TV já não têm a mesma forma do que antes. Hoje, o digital se tornou o principal espaço para ações de marketing. Afinal de contas, é nele que os consumidores estão.

E em meio a essa queda dos modelos convencionais, um tipo diferente de agência surgiu e tem conquistado espaço. A agência de growth hacking

Afinal de contas, o que é uma agência de growth hacking?

A agência de growth hacking tem como grande diferencial a sua dinâmica totalmente focada no marketing do futuro. Isso graças aos próprios growth hackers que tem ganhado espaço no mercado.

Ela é totalmente focada na experimentação e em tendências. Ao contrário dos modelos convencionais que até hoje focam em abordagem tradicionais que não são mais tão eficientes, ela está constantemente experimentando novas técnicas, metodologias e abordagens.

O que move uma agência do gênero são os growth hackers. Profissionais esses que já tomam conta do mercado.

Eles são totalmente focados em resultados e soluções inovadoras. Não se prender a conceitos antiquados. Pelo contrário, estão constantemente em busca de novas alternativas, sempre baseados em números concretos.

O que uma agência de growth hacking oferece de diferente?

O grande diferencia a agência de growth hacking dos modelos convencionais é o seu modo de atuação. Ela foca em gerar mais resultados, mas, fazendo menos investimentos.

Ela também foca na experimentação. Ou seja, testar produtos, campanhas, ações e etc antes que elas cheguem até o mercado, e, com isso, diminuir o desgaste para as marcas.

A agência de growth hacking surgiu logo após o boom das startups. Essas empresas que também apresentaram um conceito totalmente inovador no mercado se popularizam rapidamente.

Entre elas podemos citar grandes nomes como 99, Movile, Nubank e Warren.

Porque as agências convencionais estão sumindo?

Nos últimos anos, vários modelos tradicionais de negócios têm perdendo força. Entre eles as agências de publicidade convencionais.

Isso porque, o mercado está se transformando completamente. Hoje, vivemos em um ritmo mais acelerado do que nunca. E qualquer um que não conseguir acompanhar esse ritmo está fadado a estagnação.

Por conta disso, muitas agências convencionais de publicidade perderem espaço. Mesmo com toda a transformação do mercado, e o surgimento de novas gerações de consumidores, elas continuaram a utilizar abordagens e técnicas antiquadas, que não surtem mais os mesmos efeitos do que antes.

Mais do que isso, a grande maioria não conseguiu se adaptar as novas dinâmicas que surgiram com a Era Digital. Uma das inovações que surgiram e que muitas agências não conseguem utilizar são as métricas.

Muitos modelos de negócios do gênero ainda se apegam a números antigos, e não conseguem se adaptar aos diferentes indicadores digitais. Coisas como números de interações, taxa de conversão e alcance, que são básicas mas que fazem toda a diferença.

Além disso, as agências convencionais também estão perdendo espaço por não saberem lidar com a novas dinâmicas do marketing. Por décadas o foco sempre foi vender a todo o custo, sem se preocupar com a imagem da empresa.

Agora, o foco se tornou o consumidor. Ou seja, atender as suas necessidades e de quebra melhorar a imagem da marca, através de ações assertivas, baseadas em métricas.

Quais os benefícios de investir em uma agência que trabalha com growth hackers?

Ao investir em uma agência de growth hacking, é possível obter uma série de benefícios, tais como:

  • Abordagens mais enxutas

Um dos grandes diferenciais desse tipo de modelo de agência é que ela uma abordagem mais enxuta. A sua empresa não irá perder tempo com detalhes pequenos que não interferem em nada nos resultados.

O foco dessas novas agências e dos growth hackers é justamente utilizar as informações geradas por métricas e diferentes tipos de indicadores, para desenvolver ações assertivas e de resultados rápido. Tudo isso sem a “lenga lenga” das antigas técnicas de marketing.

  • Redução de custos com marketing

Mais um dos motivos do porquê uma agência de growth hacking pode ser uma excelente alternativa para o seu negócio é que ela irá reduzir os seus custos com marketing. Isso porque ela trabalha com o chamada MVE (Experimento Mínimo Viável).

Basicamente esse conceito se resume em desenvolver uma estratégia, experimento ou abordagem que seja viável e eficaz, mas, utilizando o mínimo de recursos possível.

Por muito tempo houve essa crença que para fazer marketing era necessário investir alto. Isso porque, por muitos anos a televisão foi o principal canal de divulgação, e, realmente ela é uma alternava extremamente cara, e que não gera mais tantos resultados.

Contudo, com a Era Digital outros canais de divulgação surgiram, mas, que não demandavam de tantos recursos.

E a agência de growth hacking irá te ajudar justamente a ter ações eficazes nesse sentido. Inclusive, não só na área de marketing mais em outros departamentos do empreendimento de modo a promover o seu crescimento.

  • Sustentável

Mais um dos desafios enfrentados por muitas empresas é que elas não conseguiam ser sustentáveis. Ou seja, suas operações demandavam de cursos infinitamente maiores do que seus faturamentos.

Através de uma agência de growth hacking você também conseguirá tornar o seu empreendimento mais sustentável. Isso porque o objetivo é justamente desenvolver experimentos enxutos, que possibilitem que você cresça de manieta autossuficiente e escalável.

Nos mesmos moldes que as startups fazem.

Essas são algumas das vantagens de investir em uma agência de growth hacking. Através desse modelo, você que a sua empresa poderá ter um crescimento grande, mas, em pouco tempo.

Tem mais alguma dúvida sobre o funcionamento de uma agência de growth hacking? Aproveite para deixá-la nos comentários!

Growth Hacker especialista em E-commerce, inbound e Branding. Idealizador do projeto e-commerce na Rock Content e com a carreira voltada para a inovação tendo atuado no GOV-MG, Sebrae e Bolt Brasil

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