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Apresentações institucionais criativas: saiba como fazer

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Quer conquistar novos clientes e mantar os seus colaboradores engajados? Então você precisa aprender como fazer apresentações institucionais criativas.

Elas são excelentes para empreendedores que desejam aumentar a autoridade dentro do nicho de atuação, bem como encartar clientes. Quando bem elaboradas, essas apresentações podem auxiliar a criar não apenas uma história para sua marca, mas estimular a aproximação com o público-alvo e até mesmo com os funcionários.

E existem várias formas de você elaborar esse tipo de conteúdo. E para te ajudar, nós separamos algumas dicas de ouro para fazer esse material. Confira! 

  1. Aposte em elementos visuais 

Quando o assunto são apresentações institucionais tenha em mente que é necessário transmitir não apenas a identidade do seu negócio, mas os ideais dele. 

E os elementos visuais, como vídeos e imagens são excelentes alternativas. 

Você pode usar imagens da sua empresa para transmitir a missão e valores, ou até mesmo fotos de bancos de imagens. 

Os vídeos também são ótimos pois trazem dinamismo. Eles trazem sons, cores e movimentos que podem manter o público hipnotizado.

Mas muito cuidado, esses elementos devem complementar a parte oratória e não serem usados como muletas. 

Por exemplo, se a sua apresentação vai durar 15 minutos, o ideal é apresentar um vídeo de no máximo 60 segundos. Caso contrário você dará a impressão que não teve o cuidado de se preparar para se apresentar. 

  1. Rapport 

Rapport é uma técnica que ajuda a criar uma ligação de empatia e sintonia entre o locutor e quem recebe a mensagem. E utilizar esse método nas suas apresentações pode melhorar a aceitação do público e gerar mais resultados positivos. 

Existem várias maneiras de aplicar esse método dentro de uma apresentação. A linguagem corporal, por exemplo, é um elemento muito importante pois serve de complemento para sua voz.

Conseguimos perceber claramente quando uma pessoa está nervosa ou confiante apenas observando como o corpo está se comportando.

Outra forma de aplicar o Rapport é fazer indagações. Como, onde, porque, como resolver?

Os seres humanos tendem a sempre buscar por respostar. Logo, ao fazer um questionamento automaticamente você está instigando o seu público a prender a atenção na sua apresentação para obter a resposta.

Além disso, demonstrar empatia também é uma excelente forma de utilizar o Rapport. Para demonstrar que os clientes ou até mesmo colaboradores podem confiar na sua marca, você precisa se mostrar compreensivo e solicito.

Demonstre na sua apresentação o quanto a sua empresa pode ajudar o público, e como ela tem a autoridade, responsabilidade e empatia necessários para isso. 

 

  1. Crie momentos de interação

Ninguém merece ver apresentações institucionais criativas onde apenas o apresentador é que fala. É preciso ter em mente que o comportamento das pessoas mudou muito. 

Hoje, por conta das redes sociais, o público não quer mais ser apenas espectador. Ele quer interagir! 

Logo, aposte nessa estratégia para tornar o momento de demonstração mais dinâmico. 

Se você está apresentando uma boa alternativa é questionar os espectadores. Frases como “Quais são os seus desafios?” ou “Isso também já aconteceu com você?” vão incentivar os ouvintes a contarem suas próprias experiências. 

Consequentemente você poderá usar essas informações para complementar o conteúdo que está sendo apresentado. 

Tenha em mente que ouvir é tão importante quanto falar, pois é ouvindo que você irá identificar iscas que poderão ser decisivas para o sucesso da sua apresentação. 

  1. Use pouco texto nos slides

Um erro muito comum nas apresentações é a utilização de slides com excesso de texto. Muita gente acha que eles podem ser grandes “bíblias” e praticamente apenas leem o que está escrito. 

Isso acaba tornando a apresentação maçante e também demonstra falta de preparo. Afinal de contas, se a pessoa que está apresentando precisa ler linha por linha o que está no slide, é porque ela não se preparou de forma correta. 

Tenha em mente que esse tipo de material deve servir apenas de apoio. Por isso o recomendado é usar pouco texto. 

Na verdade, o ideal é apenas elencar tópicos para que você possa seguir uma linha de raciocínio durante a sua apresentação e não se perca.

Além disso, eles também podem ser utilizados para apresentar dados, mas sempre de maneira objetiva. 

Por exemplo, vamos supor que você está fazendo sua apresentação institucional e quer relatar a evolução de vendas da sua empresa nos últimos 5 anos. Uma boa alternativa é colocar um gráfico com essas informações na tela e discorrer de forma oral sobre como o seu empreendimento alcançou esse patamar. 

  1. Infográficos são ótimos aliados 

Os infográficos também são ótimos aliados para quem deseja apresentar a empresa de maneira criativa e cativante. 

Eles conseguem trazer conteúdos de qualidade, mas de uma forma organizada e objetiva. Assim você não precisa sobrecarregar os espectadores com várias informações na tela. 

Inclusive, aqui vale utilizar os infográficos interativos, que trazem diferentes mídias. Desde gifs até vídeos. 

Mas, claro, sempre lembre com quem você está falando. A sua apresentação sempre tem que ser pensada para o seu público e adaptada para ele. 

  1. Crie um storytelling 

Os seres humanos amam ouvir e contar histórias. Desde o começo dos tempos nós usamos a oratória para transmitir contos, ideias e conhecimento. Não é à toa que cada vez mais as marcas têm investido em narrativas para conquistar o público. 

E essa é uma estratégia que você também pode aplicar nas apresentações institucionais criativas e assim gerar benefícios como: 

  • Aproxima o público da sua marca e cria empatia;
  • Histórias estimulam neuroassociações (despertam determinados sentimentos nos ouvintes);
  • Envolve os clientes;
  • Ajudam a levar conteúdo para o público de maneira empolgante e cativante;

Os TEDs que vemos por aí são excelentes exemplos de como contar histórias pode gerar excelentes resultados. 

Basta procurar no Youtube algumas apresentações desses eventos que você verá como cada uma é mais cativante do que a outra. Então não deixe de investir você também nessa abordagem.

Esperamos que essas dicas te ajudem a criar uma apresentação criativa e de sucesso para o seu negócio. 

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Publicitário, artista, empreendedor por natureza, em busca do meu 1º unicórnio.

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