fbpx
Tecnologia

Armazenamento em nuvem

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Você já ouviu falar em armazenamento em nuvem?

Provavelmente, sim, e já utiliza essa tecnologia. 

Com ela você pode acessar e compartilhar facilmente seus arquivos, além de armazená-los com segurança a longo prazo. E, ainda, é possível otimizar investimentos e focar seus recursos na eficiência do seu negócio, no caso de empresas. 

O que é armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite guardar os seus dados na internet através de um servidor online. 

É possível armazenar, editar, compartilhar e excluir arquivos, documentos, fotos, vídeos, isso mesmo, até vídeos nuggets para bombar sua estratégia de marketing digital. Além de contatos e aplicativos livremente, sem a necessidade de um HD no seu computador, ou seja, dispensa o armazenamento local, pois, tudo fica disponível em um ambiente virtual.

Para acessar, basta estar conectado a uma internet estável. 

Assim, com o armazenamento em nuvem você tem mais agilidade, escala global e resiliência, com acesso aos dados a qualquer momento e em qualquer lugar.

Como funciona o armazenamento em nuvem?

Milhares de servidores são disponibilizados pelas grandes empresas de tecnologia, durante todo o tempo. 

Tais servidores têm altíssima capacidade de armazenamento, embora estejam distantes dos usuários, estão conectados à internet.

Quando o usuário acessa algum serviço de armazenamento em nuvem, ele entra em pelo menos um desses servidores, seja por meio de protocolos de armazenamento tradicionais ou diretamente usando uma API.

Então, esses servidores gerenciam a capacidade, a segurança e a força para disponibilizar dados aos aplicativos em todo o mundo. Ou seja, os arquivos enviados são automaticamente salvos e distribuídos em vários servidores diferentes.

Benefícios do armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem traz benefícios não apenas para uso pessoal, mas, também, empresarial.

  • Redução de custos e menos dispositivos: como tudo fica em um ambiente virtual, não há necessidade de o usuário gastar com acessórios para guardar novos arquivos. Além disso, empresas que migram para a nuvem substituem investimentos em bens de capital por bens de serviço;
  • Dinamismo e mobilidade: você acessa seus dados de qualquer lugar, a qualquer hora, basta ter aparelho compatível e internet. O que garante muita praticidade principalmente nas estratégias de marketing digital;
  • Segurança de dados: apenas o usuário tem acesso aos arquivos salvos; 
  • Projetos colaborativos: se o usuário quiser, ele pode permitir o acesso de outros usuários aos seus arquivos; 
  • Escalabilidade de negócios: com custo reduzido, agilidade, segurança e a possibilidade de várias pessoas trabalharem ao mesmo tempo, os negócios podem ser desenvolvidos com mais facilidade;
  • Personalização de recursos: a maioria dos armazenamentos em nuvem são gratuitos, porém, existem planos personalizados para usuários únicos e para empresas; 
  • Dispensa instalação: com armazenamento em nuvem é possível acessar planilhas, editores de texto, calendários, agendas, editores de imagens e multimídias sem precisar instalar nada.

Requisitos do armazenamento em nuvem

Ao considerar o armazenamento de dados em nuvem, alguns requisitos são essenciais. É preciso durabilidade, disponibilidade e segurança. 

Afinal, é super importante que os seus dados ou os da sua empresa estejam seguros e disponíveis quando necessário.

O que difere o modelo corporativo do pessoal é que o armazenamento em nuvem deve ser realizado por uma provedora que presta serviço para a empresa e que ofereça, além do básico, soluções tecnológicas para disponibilidade, estrutura de acordo com a demanda e segurança na proteção e no manuseio de dados tão importantes para a sua empresa.

Curtiu nosso artigo? Fique ligado, assinando nossa Newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

Deixe um comentário

Pin It