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Saiba tudo sobre a função de catálogo de produtos do WhatsApp Business!

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O WhatsApp Business é uma ferramenta que faz toda a diferença para as marcas. Afinal de contas, esse aplicativo é uma excelente forma de manter o contato direto com os leads e clientes.

E agora, essa solução está com uma novidade. Agora os lojistas poderão colocar seus catálogos de produtos diretamente na plataforma. 

Esse recurso foi anunciado em Abril, mas ainda não está disponível em todos os países. Mas assim como outras atualizações, logo deve chegar em terras brasileiras. E nesse post vamos falar mais sobre essa nova funcionalidade e como ela pode ajudar o seu negócio a crescer!

Como o catálogo de produtos do WhatsApp Business pode ajudar o seu negócio?

O WhatsApp Business surgiu já como uma ideia muito inovadora para os empreendedores. A versão comercial/empresarial do app foi desenvolvida com recursos específicos para quem deseja manter o contato profissional. 

Desde a possibilidade de programar mensagens automáticas, até a análise de métricas. Tudo isso por si só já ajudou e muito as marcas.

Mas a nova funcionalidade de inserir catálogo de produtos promete ajuda ainda mais os lojistas. Até então, para mostrar mercadorias para os usuários, era necessário criar artes e enviar uma série de fotos para eles.

Agora, com a nova ferramenta que já está sendo disponibilizada em vários países, os lojistas poderão subir seus catálogos com facilidade, e assim apresentar os produtos para os leads e clientes.

Catálogo do whataspp business

A disponibilização dessas informações será feita de forma semelhante aos tradicionais apps de entrega e lojas virtuais. Ou seja, o empreendedor poderá fazer uma lista de seus itens, com foto, descrição e valor. 

Com isso, fica muito mais fácil acelerar a jornada de compra dos leads. Isso porque os usuários já poderão visualizar todas os produtos de maneira otimizada. 

Outra vantagem desse novo recurso do WhatsApp Business é que ele também ajuda no atendimento. É possível otimizar o contato com os consumidores, já tendo esse catálogo disponível no aplicativo.

A importância do novo recurso do WhatsApp Business para pequenas empresas

Apesar de existem várias plataformas de criação de lojas virtuais, muitas empresas pequenas não conseguem ter um e-commerce próprio. E vários motivos justificam esse problema, entre eles: 

  • Falta de recursos para o desenvolvimento ou manutenção do espaço de vendas online;
  • Falta de colaboradores especializados nesse tipo de plataforma;
  • Limitação de muitas plataformas de criação;
  • Falta de conhecimento sobre o gerenciamento de um e-commerce.

E o novo recurso do WhatsApp Business chega para dar suporte para esses empreendedores. Isso porque não será necessário pagar para subir o catálogo de produtos. 

Apenas esse fator já é de grande ajuda para as pequenas empresas que precisam gerenciar muito bem seus recursos. Além disso, a praticidade do recurso, e o fato dele não exigir uma equipe especializada, também acabam sendo grandes vantagens.

Até o momento, não se sabe direito como funcionará o sistema de pagamento via WhatsApp Business. Mas o recurso já está sendo testado na Índia, juntamente com o catálogo de produtos. 

E segundo Mark Zuckerberg, dono do Facebook e que comprou o app de mensagens anos atrás, até o final do ano ele também deve chegar a outros países. 

O WhatsApp Business pode substituir outros meios de vendas e atendimento?

Com o novo recurso de catálogo de produtos, e a possibilidade de implementação de um sistema de pagamento diretamente no WhatsApp Business, muitos empreendedores têm se perguntado se usar apenas o app é o suficiente. Se ele pode substituir outros canais de venda. 

Apesar de ser uma solução vantajosa para quem tem poucos recursos para investir em ferramentas de venda da web, é preciso ter em mente que apenas contar com esse app não é o ideal. A tendência agora é ter múltiplos canais, justamente para oferecer mais opções para os consumidores. 

Loja física, e-commerce, marketplaces, telefone, a geração atual que tem o poder de compra não se fixa mais apenas em um único meio. Muitas pessoas, por exemplo, fazem comparações de preços em lojas virtuais, mas deixam para finalizar a compra em uma loja física.

Já outras gostam de ver o produto pessoalmente em lojas físicas, para avaliar qualidade de material, dimensões, entre outros aspectos, e compram pela web. Então centralizar suas possibilidades de compra em um único lugar pode não ser a melhor ideia. 

Além disso, é preciso ter em mente que apenas o WhatsApp Business por si só não ajuda na jornada de compra. Ele é o canal de acesso, mas você precisa de estratégias que possam ajudar o consumidor na jornada de compra. 

O próprio catálogo de produtos será um recurso muito bom para empreendedores. Mas além dele é necessário investir em outras estratégias. 

A produção de conteúdo para alimentação do funil de vendas é fundamental nesse sentido. Isso porque, através dela você poderá informar o seu leitor e assim agilizar a compra. 

Como se preparar para usar o novo recurso do WhatsApp Business?

O novo recurso de catálogo de produtos ainda não está totalmente disponível no Brasil. O sistema de pagamentos ainda está sendo testado, mas você já pode se preparar para usá-lo de forma eficaz, através de dicas simples. 

Tire fotos e faça as descrições 

A primeira dica é já preparar os conteúdos que serão usados no catálogo. Tire fotos e faça descrições para apenas subir tudo quando o recurso estiver 100%. 

Treinamento da equipe

Se você possui uma equipe de vendas, é indicado já treiná-la em relação ao recurso. Dessa maneira, os vendedores já estarão preparados para usar essa ferramenta, e também das todas as orientações necessárias para os usuários. 

Crie estratégias de marketing para usar esse recurso como um boost nas vendas

Esse novo recurso tem tudo para fazer lojistas aumentarem as vendas. Mas para isso, será necessário trabalhar com estratégias de marketing assertivas, que ajudem na divulgação. Por isso, comece desde já a elaborar suas ações.

Assim as chances das suas vendas aumentarem com o uso dessa ferramenta são bem maiores. 

E você, o que achou dessa novidade do WhatsApp Business? Aprimore o seu whatsapp business hoje mesmo, e deixe de perder venda. Clique em um dos banners e saiba como.

 

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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