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Marketing Digital

Chatbot: provavelmente você já conversou com um deles!

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O Chatbot é um recurso que por muitos anos pareceu uma coisa de filme futurista. Uma inteligência artificial que fosse capaz de capturar informações e ter atitudes com base nelas.

Fique ligado porque nesse texto, não só te mostraremos que o futuro chegou, mas também que o Brasil é um grande players do mercado mundial

A primeira menção a algo do gênero foi feita no livro “Eu, Robô” de Isaac Asimov, em 1940. Ao longo dos anos, o conceito foi amplamente difundido por cineastas e escritores e hoje é uma realidade presente no nosso dia a dia.

Como o Chatbot surgiu?

O Chatbot é uma derivação da inteligência artificial, e está por sua vez, foi proposta em 1950 por Alan Turing, considerado o pai da computação e pioneiro no tema. Basicamente ele conceituou esse processo onde a pessoa conversa com um computador e o mesmo consegue respondê-la.

Contudo, a ideia de um sistema que pudesse responder humanos com base em informações específicas, só foi realmente tirada do em 1966. Nesse ano, o pesquisador do  Instituto e Tecnologia de Massachusetts (MIT), Joseph Weizenbaum, desenvolveu o software Eliza.

A ferramenta é considerada a “mãe dos chats bosts” e foi desenvolvida com o objetivo de simular uma psicóloga. O recurso visava imitar conversas humanas e conseguia identificar 250 tipos de frases.

Essa primeira versão falhou no Teste de Turing que tinha como objetivo identificar se a inteligência artificial realmente conseguia “pensar por si só” com base em uma programação. Contudo, esse passo foi fundamental para chegarmos nas ferramentas de IA que temos hoje.

Quais os melhores chatbots do mercado?

Escolher um chatbot eficiente é fundamental para quem deseja oferecer um bom atendimento aos clientes, bem como melhorar as estratégias de marketing digital. Atualmente, existem algumas ferramentas do gênero que são gratuitas.

O próprio Facebook e até o Whatsapp contam com aplicações do gênero. Basicamente elas permitem que você programe determinadas respostas baseadas em palavras-chaves específicas.

No entanto, por serem gratuitas, essas ferramentas possuem certas limitações.

Por isso, foram separados alguns recursos do gênero que são considerados os melhores do mercado. Para isso foram levados em conta vários fatores, desde a dinâmica do layout do sistema até o preço.

Confira abaixo os top 7:

O Many Chat é uma ferramenta que permite ser fácil de usar e mais acessível para empreendedores de todos os portes. Segundo o site um chatbot pode ser criado em menos de 2 minutos através da plataforma.

Um dos diferenciais dessa alternativa é que ela conta com um conjunto de recursos que ficam na conversão do público. Isso quer dizer que você conseguirá alcançar e converter um número maior de pessoas.

Além de ações automatizadas, a ferramenta também conta com várias métricas para te ajudar na estruturação de estratégias de marketing. Ela possui uma versão free mais limitada, e a Paga que tem uma infinidade a mais de recursos.

O MobileMonkey também é uma ferramenta de chatbot que oferece a criação da IA sem a necessidade de codificação. Ele oferece alguns diferenciais como a possibilidade de integrar o char juntamente com as atualizações constantes dos anúncios do Facebook.

Além disso, ele permite que você substitua as mensagens automatizadas por um atendente ao vivo.  Essa troca ocorre sem que o usuário perceba.

Essa ferramenta também utiliza um sistema diferenciado. As respostas do chatbot são baseadas não só em palavras-chaves mas interações do usuário.

Ele também permite que você trabalhe o funil de vendas e qualifique os leads.

Assim como a ferramenta anterior essa plataforma tem uma opção Free, mas, também planos pagos para empreendimentos e agências.

O Botsify é um chatbot que pode ser implantado tanto no Facebook como em sites. Essa ferramenta possui uma série de recursos únicos que podem potencializar as suas estratégias de marketing digital.

Uma delas é a de criação de formulários de conversão de leads. É possível personalizar os formulários com vários tipos de campos coletando assim mais informações para a IA.

Essa plataforma também conta com recursos para e-commerces. Um deles é o auxílio para diminuir o índice de abandono de carrinhos.

Para isso, a ferramenta utiliza mensagens via Facebook. Segundo a plataforma, mensagens enviadas pela rede social tem uma taxa de 98% de abertura.

No caso do Botsify ele só possui planos pagos.

Mais uma das ferramentas de ChatBot consideradas uma das melhores do mercado é a ChatFuel. Ela também é voltada exclusivamente para a automatização do Facebook.

Um dos diferenciais dessa plataforma é que ela possui modelos prontos de IAs do gênero. Eles foram desenvolvidos por algumas das melhores agências de marketing digital do mundo e trazem estruturas completas.

A ferramenta oferece vários recursos para ajudar na qualificação de leads. Entre elas está a possibilidade  de fazer a segmentação de mensagens juntamente com o sistema de anúncios do Facebook.

No plano Premium, você ainda pode ter suporte especializado que te ajudará desde o gerenciamento de contas até o desenvolvimento de um chatbot que atenda as demandas do seu negócio.

O Sequel é uma plataforma que permite a criação de IAs não só para o Facebook Messenger, mas para o Telegram, Viber e Kik. Além disso, a plataforma também permite a automatização de postagens de conteúdo em blogs e redes sociais.

A ferramenta também tem recursos voltados para influenciadores. Através dela é possível programar, por exemplo, interações automáticas com seguidores e fãs. Desde curtidas até comentários.

Outro diferencial é que você não precisará “montar” nada. Basta responder algumas perguntas que a própria plataforma irá criar um chatbot para você.

O sistema de compras dessa ferramenta é um pouco diferente. Ao invés de assinar planos você poderá comprar diferentes módulos, modelos e aplicações na Store.

A maior plataforma de relacionamento do Brasil é uma das mais famosas ferramentas da atualidade. Alem de ser tupiniquim, a plataforma conta com uma equipe interna de customer success (se você não está familiarizado com esse contexto, temos um textinho genial pra você).

No caso da Hi os CS que te ajudam a montar todas as possibilidades de interação do bot. Além disso o Hi vem investindo em vendas feitas diretamente pelos Bot. Um tipo de “consultora Avon”, principalmente para o seguimento de e-commerce.

A Cogitant é uma das brasileiras com maior potencia global, pois além de seguirem a risca a cartilha do marketing 4.0.

O Bot da Cogitant  usa o sistema de inteligencia artificial Watson. Um sistema desenvolvido pela IBM que, inclusive premia empresas com iniciativas que usem “o elementar caro Watson”.

A Cogitent, não é só uma dessas premiadas, como em parceria com a Jazz esta elaborando um bot específico para interação nas páginas de blogs e revistas digitais. Se tudo correr bem até o fim do ano, você estará navegando por um blog e receber uma notificação de um bot, dizendo qual é o restaurante da moda ou com qual peça de roupa aquele seu scarpin preto combina.

Conclusão sobre nossos amiguinhos virtuais: os famigerados Chatbots

Sem sombra de dúvidas usar uma aplicação de IA é fundamental para qualquer um que deseja ter bons resultados na web. Esse tipo de ferramenta permite não só a automatização, mas a otimização de tarefas.

Por isso, não deixe de estudar as plataformas de chatbot disponíveis e escolher uma que realmente atenda as suas necessidades.

Ficou com alguma dúvida sobre esse tipo de plataforma? 

Que tal interagir com a Jazz nas nossas redes sociais. “prometemos que não será um bot a te responde” kkkk

 

Growth Hacker especialista em E-commerce, inbound e Branding. Idealizador do projeto e-commerce na Rock Content e com a carreira voltada para a inovação tendo atuado no GOV-MG, Sebrae e Bolt Brasil

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