fbpx
Branding - gestão de marca

Como a Análise SWOT pode contribuir na sua empresa

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Com certeza a otimização de recursos é fundamental para qualquer gestão eficiente, a fim de aumentar o faturamento da empresa, não é mesmo?

Planejar estrategicamente formas de melhorar os resultados de sua empresa e fazer com ela cresça é imprescindível. E, por isso, é tão importante fazer alguns diagnósticos sobre essas ações. Assim, recorrer a análise SWOT pode contribuir significativamente para isso e, consequentemente,  para o sucesso de seus projetos. 

A análise SWOT é uma ferramenta que analisa os possíveis cenários ou situações que seu negócio pode vir a passar antes de tornar os seus projetos realidade e, dessa maneira,  ela avalia maiores chances de sucesso. E por isso, é ela tão popular no Marketing.

Porn isso, Neste post, vamos ajudar você a entender melhor o conceito da análise SWOT e como ela pode contribuir para o seu negócio. Confira. 

O que é Análise SWOT

A sigla SWOT em inglês significa Strengths que representam as forças; Weaknesses, as fraquezas; Opportunities, as oportunidades e Threats, as ameaças. No entanto, esta ferramenta em português é conhecida como análise FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.     

  • Forças: representam  as vantagens internas que o seu negócio tem a oferecer;
  • Fraquezas: são as características que desfavorecem a sua empresa ou as suas desvantagens diante dos concorrentes; 
  • Oportunidades: pontos positivos, ligados ao ambiente externo,  que envolve a potencial vantagem competitiva da empresa;
  • Ameaças: são todos os elementos que podem criar um ambiente desfavorável e comprometer a vantagem competitiva da empresa.               

Geralmente, as forças e as fraquezas estão ligadas aos fatores internos e representam a situação presente da empresa. Por isso,  são importantes para que a empresa reconheça e usufrua dos pontos positivos e crie planos de melhoria para os pontos fracos. As oportunidades e as ameaças estão relacionadas ao futuro e aos fatores externos que permitem antecipações às possíveis situações negativas que possam surgir com a  implementação de determinadas estratégias e/ou de situações positivas que possam servir de apoio para atingir os objetivos traçados.

Portanto, a análise SWOT é uma ferramenta que analisa todos os cenários entorno de seu negócio, analisa as combinações de  ambientes a fim de auxiliar no planejamento estratégico e facilitar as tomadas de decisões, antes da implementação de qualquer estratégia que possa impactar a sua empresa.

Assim sendo, ela proporciona um diagnóstico completo dos ambientes internos e externos, dos pontos positivos e negativos com base no projeto que se pretende implementar com o objetivo de dar suporte à gestão e ao planejamento estratégico para ajudar o seu negócio a correr menos riscos e aproveitar assertivamente as oportunidades.

Como a análise SWOT contribui para a sua empresa

Por exemplo, imagine-se em uma situação: a sua empresa pretende explorar novos mercados. Naturalmente, para você investir nesse projeto, é necessário conhecer intimamente o caminho que precisará percorrer, os possíveis riscos para chegar ao sucesso.

Em síntese, é aí que a análise SWOT entra, ela é a ferramenta que proporcionará maior segurança na tomada de decisão. Com base em seus diagnósticos, as possíveis ações a serem implementadas serão com certeza mais assertivas.

Quando você consegue se antecipar às possibilidades negativas, por exemplo, do seu projeto, é possível estabelecer um planejamento melhor estruturado, mais assertivo e alavancar melhores resultados.

Então, a análise SWOT pode mostrar informações importantes ao seu negócio e dar um retorno do que você precisa melhorar ou não, além disso, essa ação pode refletir diretamente nos recursos financeiros da sua empresa.

Quais os objetivos da análise SWOT?

  • Diagnosticar a situação da empresa a fim de fortalecer pontos positivos e melhorar o que precisa;
  • Identificar itens primordiais de atuação para uma boa gestão organizacional;
  • Antecipar às situações conforme condições de mercado e capacidade da empresa;
  • Contribuir no desenvolvimento da estratégia de negócio;
  • Diminuir os erros de negócio.

Principais benefícios da matriz SWOT 

A análise SWOT  não exige habilidades específicas, somente conhecimento aprofundado da empresa; permite que informações distintas estejam reunidas em um único lugar, facilitando a visualização; é flexível; por isso promove maior colaboração entre gestores e colaboradores.

Gostou do nosso post? Então, assine nosso newsletter.

Publicitário, artista, empreendedor por natureza, em busca do meu 1º unicórnio.

Deixe um comentário

Pin It

Assine nossa newsletter

48.000 pessoas não podem estar enganadas.

Não enviamos SPAM. Seus dados estão seguros.