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Como construir Landing Pages de impacto?

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O processo de criação de Landing Page exige uma série de cuidados. Afinal de contas, se você não der uma atenção especial a construção dessa página, pode acabar cometendo erros que prejudicam a conversão

Para construir uma LP que realmente gere impacto, e consequentemente atraia leads para o seu negócio, é preciso tornar o conteúdo dela irresistível. Mas, além disso, mostrar que o a “recompensa” irá agregar e muito para o cliente em potencial. 

Seja para uma isca digital ou para um webinar, esse é o tipo de estratégia que pode gerar excelentes resultados, como taxa de conversão superior a 40%, desde que seja aplicada de forma correta. 

Dicas para fazer com que sua landing page tenha um número alto de conversões

Para conseguir um alto número de conversões através da sua Landing Page, é importante colocar algumas dicas em prática. E para ajudar nós separamos algumas, confira! 

  • Use elementos visuais para guiar o leitor a ação 

Elementos visuais como botões, setas e caixas de destaque são ótimos pois atraem a atenção do leitor para pontos específicos da sua LP. 

Por exemplo, se você quer que a pessoa se inscreva, é interessante adicionar um botão nesse local ao invés do simples texto. Setas também são ótimas para orientar o usuário, pois trazem a sensação de movimento. 

Mas atenção, sempre tome cuidado para não acabar usando esses elementos de maneira excessiva, tornando assim a página poluída. O seu leitor precisa ter clareza para identificar todas as informações necessárias, e principalmente as CTAs.

  • Títulos chamativos e que mostrem relevância 

Mais uma das dicas para criar uma Landing Page que realmente gere resultados é usar títulos chamativos, mas que mostrem a relevância do seu conteúdo. 

O título é a primeira coisa que todo mundo vê. E em boa parte dos casos esse é o único conteúdo da página que o leitor vai realmente dar uma atenção especial. 

Logo, você precisa prender o usuário já nessa primeira frase. 

Além disso, aqui valem algumas regras básicas de formatação: 

  1. Título sempre centralizado;
  2. Utilização do H1 (para auxiliar na otimização);
  3. Negrito;
  4. Tamanho da fonte maior do que todo o restante da página. 

Essas regras básicas irão garantir que o seu título seja identificado exatamente como o que ele é, e não confundido com outros textos e conteúdos da página. 

  • Crie contraste 

O contraste de cores também é uma das dicas para construir uma LP de impacto. Inclusive, essa técnica já é utilizada há décadas por grandes marcas no marketing tradicional. 

Basta pensar em algumas das gigantes e na sua palheta de cores. A Coca-Cola, por exemplo, sempre usa o vermelho com branco. O McDonald’s, por sua vez, aposta no tradicional vermelho com amarelo. 

E essa técnica também pode ser aplicada na sua página, mas, claro, sempre seguindo a identidade visual da sua marca. 

Quando você usa essa técnica de forma correta, fará que os elementos “saltem aos olhos” dos usuários. 

Inclusive, aqui vale usar uma regrinha básica do design que é de utilizar no máximo TRÊS cores em uma LP. Você terá o tom principal que é predominante na identidade de marca, e mais dois complementares.

O seu Guia de Marca será fundamental para tomar essa decisão, mas também existem ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa, como a Adobe Color. 

  • CTAs diretas e curtas 

Muita gente acaba cometendo um erro simples na hora de fazer uma Landing Page, que é criar CTAs longas e que deixam dúvidas. 

Pense nesse elemento como o fator decisivo para o leitor tomar uma decisão. 

Ao longo da página a pessoa teve acesso a várias informações sobre a oferta. Seja preço, número de inscrições ou benefícios, todos esses dados já devem ter sido informados. 

A CTA deve ser justamente a chamada final para a ação. Alguns exemplos comuns são: 

  • Inscreva-se;
  • Experimente grátis;
  • Inscreva-se gratuitamente;
  • Assine grátis por 30 dias;
  • Comece;
  • Participe;
  • Vamos fazer um projeto juntos;
  • Conheça as novidades;
  • Garanta agora mesmo. 
  1. Vídeos para complementar o conteúdo 

Você sabia que os usuários da web conseguem reter até 95% das informações que aparecem em um vídeo, enquanto em um texto essa taxa é de 10%?

Por isso os vídeos são essenciais em páginas de conversão. Além de conseguirem condensar muita informação, eles chamam a atenção e são um dos tipos de conteúdo mais consumidores pelos consumidores.

Outro dado muito interessante que mostra a relevância desse formato de conteúdo é que 45% das pessoas que veem um vídeo realizam uma ação depois. Ou seja, em uma LP isso pode ser decisivo para a conversão. 

Por isso não deixe de usar vídeos de forma complementar na sua página. 

  • Provas sociais são sempre bem vindas 

Essa é uma das grandes estratégias do marketing digital que sempre faz sucesso em uma LP. 

As provas sociais nada mais são que depoimentos, avaliações, comentários e outros conteúdos que provam que aquela oferta é realmente benéfica e imperdível. 

Por exemplo, na hora de comprar um produto em uma loja virtual a tendência é que a gente sempre olhe os reviews. Assim temos mais segurança sobre a qualidade daquilo que queremos comprar. 

Na Landing Page não é diferente. As provas sociais mostram ao leitor que outras pessoas já foram beneficiadas, e que ele está perdendo tempo em não aceitar a oferta. 

  • Peça apenas as informações mais importantes no formulário

De nada adianta você fazer uma Landing Page incrível, totalmente intuitiva e com um design que se encaixa perfeitamente com a identidade da sua marca se, na hora do usuário dar as informações necessárias para receber a oferta, o formulário for tão grande que a pessoa desista. 

Vamos supor que o seu objetivo seja entregar uma isca digital. De maneira geral apenas o e-mail já é o suficiente. 

Já para compras há realmente uma necessidade de mais informações. Mas sempre tente deixar o seu formulário o mais enxuto possível.

Se necessário, posteriormente crie mensagens personalizadas para solicitar dados complementares para o usuário. 

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Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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