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Como criar um eBook de qualidade e gerar leads para o seu negócio!

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O eBook se tornou o queridinho dos brasileiros. Além de ser um conteúdo de fácil acesso, ele é uma das iscas digitais mais efetivas para a geração de leads

Afinal de contas, ele oferece informação relevante para o usuário, estimulando o interesse e ajudando no funil de vendas.  

Contudo, para que esse tipo de produto digital seja realmente efetivo, ele não pode ser feito de qualquer jeito. Na verdade, os consumidores da web já estão bem treinados, e sabem identificar quando um material desses realmente entrega algo de valor ou não. 

E nós da Jazz separamos algumas dicas de ouro para que você possa criar um eBook atrativo, que realmente informe o seu público, e que gere leads qualificados para o seu negócio. Confira! 

  • Faça o levantamento e validação das ideias e informações

Muita gente acha que para criar esse tipo de produto digital basta sentar, escrever e depois diagramar. E é justamente isso que faz com que muitos negócios não tenham bons resultados com esse material. 

Na verdade, o seu processo começa com o levantamento e validação de ideias/informações. É necessário saber exatamente o que você quer dizer, e como essa abordagem será sustentada. 

Mais do que isso, é preciso saber se o que será dito é de interesse no público. 

E aqui uma boa dica é usar o Google Analytics para ver o que as pessoas querem saber. Com base nisso defina as ideias e busque as informações necessárias para compor o seu material. 

  • Estruturação 

O segundo passo para criar um eBook de sucesso é estruturar o conteúdo.

Essa etapa irá agilizar e muito o processo de escrita. Afinal de contas, você terá definido exatamente quais são os tópicos que serão abordados, a ordem e a linguagem.

Aqui também é a hora de definir a palavra-chave, fontes, referências, links e outros conteúdos que o seu material terá. De infográficos a falas de autoridades do segmento, defina exatamente tudo que irá aparecer na isca digital. 

  • Escrita, ilustração e diagramação 

Esse é aquele momento onde você vai realmente colocar a mão na massa e dar vida ao material. É quando você irá transformar todas as ideias em um conteúdo rico, completo e que gere leads. 

E aqui nós temos algumas recomendações para dar: 

  • Lembre que o celular é o principal meio de acesso à internet. Logo, crie um texto que não seja cansativo de ler pelo smartphone. A diagramação vai ser fundamental nessa etapa;
  • Muito cuidado para não deixar o seu material poluído demais. As telas de dispositivos móveis são mais limitadoras, logo é preciso que o design seja mais clean e que ressalte as informações mais importantes;
  • Bullet points são excelentes para ressaltar ideias e informações de maneira rápida;
  • Utilize recursos como negrito e itálico para destacar informações. Mas cuidado, eles devem ser usados de forma pontal para não sobrecarregar o texto;
  • Tenha respiros ao longo do conteúdo, como imagens, infográficos ou outros elementos gráficos;
  • Identidade visual 

Provavelmente na hora de diagramar o seu eBook você vai encontrar várias opções de templates prontos. Eles podem até ser uma solução para quem deseja mais agilidade.

Contudo, se tratando de uma estratégia para gerar leads para o seu negócio, o ideal é sempre desenvolver uma identidade visual própria para o material. O seu leitor precisa bater o olho no conteúdo e se lembrar automaticamente da marca.

E nesse sentido vale investir em um Designer que possa desenvolver essa identidade. Inclusive, uma boa dica é contratar o profissional para desenvolver um padrão para a sua marca que possa apenas ser adaptado em outros conteúdos. 

Dessa maneira você consegue ter um templates prévio, mas com a cara da sua empresa.

  • Revise, Revise e se puder revise mais uma vez 

O processo de revisão é um dos mais importantes na criação desse tipo de material. É nele que será possível verificar cada detalhe, vírgula, foto ou elemento do produto e garantir que ele seja disponibilizado “redondinho”. 

Inclusive, nós recomendamos criar um checklist para que a equipe ou profissional de revisão não se esqueça de nada. E abaixo nós listamos alguns dos pontos que devem estar nesse processo: 

  • Normas ABNT, elas são atualizadas todos os anos e são essenciais para conteúdos editoriais;
  • Ortografia e gramática;
  • Se o seu eBoook é multimídia, atenção redobrada para links, elementos interativos entre outros;
  • Fontes, referências e créditos para não correr o risco de ter problemas por conta de direitos autorais;
  • CTAs, certifique-se que todas elas estão bem localizadas, destacadas e caso o material seja interativo, que estão redirecionando para o local correto. 
  • Lançamento, divulgação e disponibilização 

eBook finalizado isso quer dizer que o seu trabalho acabou? Não! 

Agora chega uma das horas mais importantes, que é justamente fazer que esse material seja baixado pelo seu público. Por isso é importante pensar em alguns aspectos importantes. 

Começando pela landing page que o usuário irá acessar para baixar o conteúdo. Ela precisa ter um design que siga a identidade visual do seu material, mas também ajudar na captação de leads. 

O ideal é que ela não seja muito extensa ou tenha muitos campos a serem preenchidos, pois isso tende a prejudicar a captação. Afinal, ninguém quer passar vários minutos preenchendo um formulário extenso. 

Em relação a divulgação defina quais serão os canais que esse conteúdo será divulgado, e se haverá algum investimento em links patrocinados, ADS ou outras estratégias pagas. Importante! Use ferramentas para entender quais canais estão sendo mais efetivos para a divulgação. 

Por fim é a hora do lançamento do conteúdo. E nesse caso você tem várias estratégias que podem ser aplicadas. Desde banners no seu site, até blogposts com CTAs.

Não se esqueça de segmentar as ações de lançamento, para fazer que o seu eBook chegue em pessoas que realmente tenham potencial para se tornarem leads. Caso contrário você acabará gastando tempo e dinheiro, e não irá obter resultados realmente satisfatórios. 

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Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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