fbpx
Design

Como fazer uma pesquisa eficiente no Google Imagens?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Na hora de criar estratégias de marketing digital, o Google Imagens é sem sombra de dúvidas uma excelente ferramenta. Afinal de contas, por meio dele você pode encontrar fotos e elementos gráficos variados. 

Seja para compor uma peça publicitária para colocar nas suas redes sociais, ou até mesmo para desenvolver iscas digitais

O que muita gente não sabe é que existem alguns truques simples, mas que podem ser muito úteis na hora de usar esse recurso. Com eles você poderá achar elementos com mais facilidade e agilidade. 

Para te ajudar, nós separamos algumas dicas de ouro que podem te ajudar. Confira! 

  • Pesquisas imagens similares 

Você tem uma imagem de referência e gostaria de outras opções parecidas para criar o seu material gráfico? O Google Imagens tem um recurso muito útil para esse tipo de situação.

Tudo o que você precisa fazer é abrir o buscador, e clicar no ícone de câmera. Depois você pode upar a foto de referência ou inserir a URL dela. 

Em seguida, é só clicar na opção pesquisar por imagem. O Google irá te mostrar uma série de alternativas semelhantes.

Essa funcionalidade é muito útil para ter mais opções de imagens, ou até mesmo para quando você receba uma foto e quer acha-la em outras resoluções. 

  • Direitos de uso

Quando o assunto é usar imagens da web, é muito importante se atentar aos direitos de uso. Afinal de contas, ninguém quer correr o risco de ter problemas com direitos autorais por usar uma foto de maneira indevida. 

Para evitar esse tipo de problema, ao usar o Google Imagens você pode pesquisar diretamente por elementos que tenham direitos de uso livres. 

Para isso, tudo o que você precisa fazer é ir até a barra de filtros e selecionar uma das opções de Direitos de Uso. Abaixo nós vamos explicar o que cada opção significa. 

  • Marcadas para reutilização com modificação: Essas imagens e elementos gráficos podem ser usados e modificados livremente, sem qualquer tipo de restrição; 
  • Marcadas para reutilização: Nesse caso as imagens só podem ser reutilizadas, mas sem direito a modificações. 
  • Marcadas para reutilização não comercial com modificação: São fotos e elementos gráficos que podem ser reutilizados e modificados, desde que a finalidade não seja comercial; 
  • Marcadas para reutilização não comercial: São imagens que podem ser reutilizadas, mas não modificadas, e sem finalidade comercial. 
  • Conseguir elementos vetorizados 

Se você deseja buscar por elementos vetorizados ou sem fundo, também é muito simples. Tudo que você precisa fazer é pesquisar pelo termo desejado, com VECTOR ou PNG ao lado. 

Mas importante, na hora de salvar os vetores, é importante sempre escolher o formato de SVG. Assim você poderá redimensionar o elemento gráfico a vontade, sem perder a qualidade do mesmo. 

Além disso, outra dica para pesquisar elementos sem fundo é ir até em ferramentas de pesquis e selecionar a opção de imagens transparentes.

  • Busca avançada quando você deseja algo mais específico

O Google é um verdadeiro mar de resultados. Logo, se você deseja pesquisar por algo mais específico, precisará utilizar a versão avançada do buscador. E isso também é válido na hora de procurar por imagens. 

Tudo o que você precisa fazer é ir em “configurações”, opção que fica bem do ladinho de ferramentas, e depois clicar em “Pesquisa Avançada”.

Pronto, agora você poderá definir uma série de filtros mais detalhados para ajudar na busca por imagens específicas. Dentre os filtros que é possível selecionar estão. 

  • Tamanho da imagem;
  • Formato;
  • Tipos de direitos de uso;
  • Se é transparente ou com fundo;
  • Ocultar imagens inapropriadas;
  • Cor;
  • Entre outras. 
  • Google lens 

O Google Lens é um recurso do Google Imagens, mas que está disponíveis apenas para dispositivos mobile. Basicamente, através dele você poderá encontrar imagens semelhantes, mas de fotos tiradas por você. 

É um recurso muito parecido com o primeiro que nós mostramos, mas com a diferença que você pode ajudar até mesmo produtos parecidos. 

Por exemplo, vamos supor que você está criando uma peça gráfica para uma loja de decoração, e que achar fotos semelhantes de um sofá que tem na unidade física. 

Tudo o que você precisa fazer é tirar a foto com o seu celular ou tablet e depois ir na função Google Lens. A ferramenta irá te mostrar uma série de imagens semelhantes, e, ao mesmo tempo, entregar mais informações. 

  • Criar coleções 

Você quer criar um banco de imagens próprio a partir do Google Imagens? Pois saiba que a ferramenta também conta com um recurso para facilitar esse tipo de organização. 

Através dela é possível criar Coleções, para facilitar o seu trabalho diário, ou, até mesmo referências gráficas para clientes. 

O processo é bem simples. Tudo o que você precisa fazer é clicar no botão de três pontinhos na imagem que você deseja guardar, e depois clicar em Coleções. 

Clique então em Nova Coleção e dê um nome para a pasta. 

Você também pode fazer pesquisas de dentro da sua pasta e ir adicionando mais elementos diretamente dentro dela. 

  • Imagens mais recentes 

Precisa de uma imagem recente de algum assunto ou evento? Não se preocupe, você também pode achar fotos mais recentes dentro do Google Imagens em poucos cliques. 

Basta você pesquisar pelo termo desejado, e, depois ir na opção Ferramentas. Lá você encontrará o filtro de Tempo e poderá escolher entre as opções: 

  • Qualquer Horário;
  • Últimas 24 horas;
  • Última semana;
  • Último mês
  •  E último ano.

Esse é um recurso muito útil para evitar usar imagens obsoletas. 

Além disso, nessa aba de filtros você também pode escolher o tamanho da imagem desejada, a cor e até mesmo o tipo do arquivo na hora de baixar. 

O Google Imagens é sem sombra de dúvidas uma ferramenta indispensável para criar materiais gráficos. Mas, vale lembrar sempre que é preciso prestar atenção nas imagens utilizadas, para sempre respeitar os direitos de uso. 

Gostou dessas dicas de como usar o Google Imagens? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e veja mais conteúdos como esse em primeira mão. 

Growth Hacker especialista em E-commerce, inbound e Branding. Idealizador do projeto e-commerce na Rock Content e com a carreira voltada para a inovação tendo atuado no GOV-MG, Sebrae e Bolt Brasil

Deixe um comentário

Pin It

Assine nossa newsletter

48.000 pessoas não podem estar enganadas.

Não enviamos SPAM. Seus dados estão seguros.