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Como vender um curso online?

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Quer vender curso online e não sabe por onde começar? Muita gente tem partido para a educação digital como forma de renda! 

Isso porque, nos últimos anos houve um boom do ensino a distância. E com a pandemia, a busca por esse tipo de formação aumentou ainda mais. 

De acordo com a pesquisa da plataforma Certificado Cursos On-line, a busca por cursos on-line aumentou mais de 300% somente em 2020! Isso demostra todo o potencial para quem deseja vender conhecimento. 

E hoje a Jazz irá mostrar algumas das plataformas para quem deseja iniciar nesse ramo, custos, e melhores estratégias para começar a vender. Confira!!!

Quais as melhores plataformas para vender curso online?

Existem várias plataformas para vender curso online. E abaixo vamos listar algumas das principais para quem deseja alcançar bons resultados rapidamente. 

  • Hotmart

Considerada a maior plataforma de cursos online da América Latina, a Hotmart é sem sombra de dúvidas a primeira indicação para quem deseja vender cursos. 

Ela possui mais de um milhão de usuários, incluindo produtores e consumidores de conteúdo. Além disso, ela disponibiliza uma série de recursos para que você faça o monitoramento das suas vendas. 

Um dos grandes diferenciais dessa plataforma é a opção de afiliados. Basicamente, você pode permitir que outras pessoas vendam o seu curso em troca de uma comissão, o que pode ajudar ainda mais nos seus resultados. 

  • Udemy

A Udemy também é uma referência no ensino a distância. Um dos granes diferenciais dela é o fato dela ter operação mundial. Para se ter uma ideia, são mais de 15 milhões de alunos cadastrados. 

O reconhecimento por si só já é um grande diferencial dessa plataforma. Mas além disso, ela também fornece uma série de recursos para auxiliar o produtor, principalmente na parte de acompanhamento de desempenho do curso.

Mais um dos diferenciais da Udemy, é que ela também fornece suporte 24h para os produtores e alunos, caso surjam dúvidas. 

  • Samba Tech

Outra excelente plataforma para vender curso online é a Samba Tech. Nela é possível comercializar cursos completos ou aulas únicas. Além disso, a plataforma também permite que sejam feitas transmissões ao vivo, e até mesmo treinamentos! 

Uma das vantagens dessa alternativa é a segurança. 

Quanto investir?

Muito bem, mas afinal, quanto custa criar um curso online do zero?

Esse é um valor que pode variar muito, pois, dependerá diretamente do tipo de conteúdo que você vai fazer. Por exemplo, se você for utilizar uma câmera profissional para gravar, o investimento inicial desse tipo de equipamento é de R$ 2.000.

Se você for contratar um designer para fazer toda a parte gráfica, gastará em média R$ 100.00 por material. A edição das aulas também tem seu custo se você não fizer por conta própria.

Inclusive, se você partir do princípio de fazer tudo por conta própria, os gastos irão reduzir drasticamente. 

Logo, podemos dizer que para fazer um curso, você pode gastar em média de R$ 0,00 a R$ 5.000.

Estratégias de marketing para vender curso online

Agora que você  já sabe as melhores plataformas parta vender curso online, bem como o investimento necessário para isso, é importante ter em mente que para conseguir mais vendas, é fundamental utilizar estratégias de marketing digital. 

São elas que ajudarão no condicionamento do seu público-alvo, transformando um lead em um comprador! 

Atualmente, existe uma grande gama de estratégias e técnicas que você pode usar. E abaixo nós separamos algumas das melhores. Confira!!!!!

  • Crie uma Lading Page realmente cativante 

A primeira coisa que você precisa fazer para vender curso é criar uma LP. Essa é uma página de conversão que fornecerá todas as informações necessárias para levar a pessoa até a etapa final, que é a compra do seu curso. 

Além disso, ela também pode ser usada para captar informações de leads, em troca de uma isca digital, como um eBook, por exemplo.

O grande diferencial desse tipo de estratégia é que ela permite que você capte todas as informações que precisar do seu lead, e ainda faça o rastreamento de vendas! 

  • Crie um blog 

Mais uma das estratégias de marketing digital para te ajudar a vender o seu curso online é criar um blog!

Nele você poderá postar assuntos relevantes e assim criar uma autoridade dentro do seu segmento, o que irá ajudar diretamente nas vendas. 

Além disso, você poderá usar esse espaço para dar “ganchos” para vendas, trabalhando com diferentes etapas de funil, e instigando o seu leitor.

  • Anúncios nas redes sociais

Mais uma das estratégias infalíveis que você precisa utilizar é a de anúncios nas redes sociais. 

Hoje esses espaços se tornaram canais de comunicação diretos com os consumidores. As pessoas buscam nas redes informações sobre basicamente tudo que vão consumir. 

Outro ponto importante é o tempo que as pessoas passam dentro das redes sociais. Logo, estar nelas vai influenciar diretamente nas suas vendas.

Outra vantagem dessa estratégia é o fato que você poderá mensurar com mais facilidade as suas ações, otimizando o que for necessário para gerar mais vendas. 

  • Trabalhe com e-mail marketing 

Engana-se quem acredita que o e-mail marketing é uma ferramenta obsoleta. Pelo contrário, ela pode ser excelente para venda de cursos, uma vez que é um canal de contato direto, e que permite um tom mais próximo do consumidor. 

O ideal é que você trabalhe com sequencias de mensagens no e-mail que ajudem o seu lead a conhecer melhor o curso, mas, também, a entender a própria dor. Tudo isso, claro, sem acabar sobrecarregando a caixa de entrada do seu lead e acabar sendo considerado spam. 

Além disso, é importante, também, contar com uma ferramenta de acompanhamento de disparo dos e-mails marketing, para que você possa verificar quem está abrindo as mensagens, qual a taxa de cancelamento de inscrição, quantas compras são feitas através da ferramenta, entre outras informações que podem te ajudar a melhorar sua estratégia. 

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Growth Hacker especialista em E-commerce, inbound e Branding. Idealizador do projeto e-commerce na Rock Content e com a carreira voltada para a inovação tendo atuado no GOV-MG, Sebrae e Bolt Brasil

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