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Copywriting: tudo o que você precisa saber

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Você já pensou em criar textos que vendem? Já pensou em uma forma que convença o seu público a realizar alguma ação específica?

Então, provavelmente, você já faz copywriting, sem nem mesmo saber. 

Copywriting é a capacidade de criar textos persuasivos com conteúdo que faz a diferença na estratégia de marketing da sua empresa, aumentando o número de conversões.

Quer entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura.

O que é copywriting?

Copywriting é a técnica de produção de conteúdo usada como estratégia de marketing, que objetiva convencer o leitor a realizar uma ação específica.

É a criação de textos que guiará o usuário até a tomada de decisão, é uma escrita que usa elementos de persuasão voltada para conversão.

Apesar do termo copy nos levar automaticamente à ideia de cópia, não é esse necessariamente o propósito.

O tipo de escrita de um copywriting está ligada à sua reprodução massiva que não deve ser confundida com apropriação de conteúdo. Afinal, um dos seus segredos é a própria originalidade do texto, que deve ser pensado com base nas características, hábitos e interesses do público-alvo.

Como surgiu?

O surgimento de copywriting foi em 1828, quando Noah Webster definiu pela primeira vez o termo copy como “algo original que deve ser imitado na escrita e na impressão”.

Em 1870, o termo não era mais assim definido. Era considerado um Copywriter o profissional que escrevia anúncios diferentemente de um redator de notícias. No século XX, portanto, nada mais era do que um redator publicitário.

Com o passar dos anos e a com a disseminação da internet e o crescimento do Marketing Digital, o Copywriting ganhou novas definições que o afastou cada vez mais da publicidade.

Objetivo

A chamada para ação é o elemento principal de uma copywriting. E é partir dessa técnica que é possível convencer e cativar a atenção do visitante de um site ou blog e fazer com que ele siga as instruções que são dadas.

Então, essa técnica de produção de conteúdo objetiva educar e capacitar a persona sobre determinado produto ou serviço, a fim de convencer o leitor que aquele produto ou serviço é o melhor e o ideal para ele. 

Copywriting, redação publicitária e marketing de conteúdo

 

Enquanto o copywriting trabalha com uma forte pesquisa das necessidades dos compradores, sendo mais apropriado para as estratégias de atração, em que o processo de venda se estende em um processo persuasivo, visando os resultados a curto prazo daquela ação, a redação publicitária está mais envolvida com a construção da imagem da marca, pensando em ações que farão seu projeto ser reconhecido pelo público.

 

Já o marketing de conteúdo se preocupa mais com a jornada do consumidor. Geralmente, os resultados do marketing de conteúdo são percebidos somente a médio e longo prazo.

 

Ele objetiva atrair, cativar e educar o público-alvo por meio de conteúdos que sejam relevantes e ricos para uma audiência específica, abandonando a velha publicidade invasiva para tornar as empresas educadoras.

 

Vale ressaltar que o Copywriting surgiu da redação publicitária. Ele estimula o leitor a tomar decisão e é parte essencial para sua estratégia de marketing de conteúdo, e vice-versa. Já a função do Marketing de Conteúdo é engajar e atrair o público-alvo por meio de conteúdos educativos e de qualidade.

 

O propósito do Copywriting é aumentar a experiência do consumidor, conduzindo-o etapa por etapa no funil de vendas, por meio de conteúdos estrategicamente preparados até o seu destino final que é a conversão.

 A intenção tanto do marketing de conteúdo quanto do copywriting é trazer o leitor para dentro dessa narrativa. E para isso é preciso conhecer a fundo aquele que consumirá o conteúdo.

Como construir uma estratégia de Copywriting?

Obviamente, escrever bem é muito importante, mas para produção de conteúdo para marketing digital não é o suficiente para converter o leitor em um cliente. Para isso, três mandamentos básicos devem ser respeitados:

  •         inspirar o leitor;
  •         criar um relacionamento com a marca;
  •         motivar os leitores a tomarem uma atitude em relação ao serviço ou produto.

Além disso, outros elementos essenciais devem ser observados ao planejar uma estratégia de Copywriting. Confira a seguir.

Pesquisa

Pesquisa e dedicação são fundamentais para a produção do melhor conteúdo possível, que seja realmente relevante para a persona, capaz de entretê-la e educá-la.

Objetivo

Os seus posts não devem ser de maneira indiscriminada. Por isso, estabeleça objetivos e trace um trajeto para o cliente dentro do funil de vendas.

Adote o calendário editorial, com ele você poderá programar a publicação de conteúdos e o lançamento de campanhas estrategicamente, inclusive, explorando feriados e datas comemorativas.

Exclusividade

Para ter destaque e conquistar a confiança do seu leitor, um dos elementos essenciais do Copywriting é a exclusividade.

Portanto, seja criativo, invista em pesquisas e garanta que o seu conteúdo seja único, com informações inéditas e relevantes para a sua persona.

Otimização

A SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) ou SEM, (saiba a diferença Entre SEM e SEO) é fundamental para garantir que seu site tenha uma boa posição no ranking de pesquisas e seja encontrado pelos usuários.

Análise

O seu trabalho não termina quando o artigo é publicado. É necessário acompanhar de perto as métricas, observar se os conteúdos atingindo bons resultados e quais táticas devem ser potencializadas ou evitadas.

Principais técnicas de Copywriting

Vamos descrever abaixo algumas técnicas que devem ser adotadas para garantir um copywriting de sucesso. 

Saiba quem é o sua persona (ou avatar)

É importantíssimo saber para quem está escrevendo. Portanto, defina a sua persona.

A persona, já definida melhor em outro artigo, é uma personagem semi fictícia que representa seu cliente ideal a partir de dados reais.

Por isso é fundamental definir idade, sexo, ocupação, interesses, hobbies e qualquer outro tipo de informação que seja relevante para entender o perfil e o comportamento dessas pessoas.

E assim, produzir conteúdos voltados aos seus potenciais clientes, aumentando a possibilidade de conversões.

Estabeleça o tom e a linguagem certos

Após definir a persona é fundamental estabelecer o tom e a linguagem que para os seus conteúdos.

Crie títulos matadores. Ele é o primeiro contato que o seu leitor tem com o seu texto e também é um dos elementos mais relevantes para os motores de busca.

Ele precisa ser direto, conter a palavra-chave e não deve ultrapassar 55 caracteres, isso garantirá que ele apareça completo no ranking de pesquisas.

Crie uma conexão com o leitor

Para criar conexão é fundamental que você liste as estratégias que devem ser adotadas para fazer com que o leitor sinta que aquele conteúdo foi escrito pensando nele.

Aposte em verbos de ação

Para que o leitor sinta que se não ele seguir o que você diz ele perderá uma grande oportunidade use verbos no imperativo, principalmente no título, intertítulos e CTA. Você precisa que ele compreenda a mensagem e saiba o que deve ser feito.

Faça comparações

Utilize analogias e metáforas. Mas, evite comparações diretas com a concorrência.

Além disso, o nosso cérebro constrói novas memórias a partir de outras, estabelecendo conexões entre elas. Por isso, as pessoas são mais receptivas a informações familiares.

Sendo assim, tente resgatar algum conceito que seja familiar e associe-o à ideia que está transmitindo.

Utilize números e pesquisas

Use números no título indicando quantas dicas dará no seu texto. Se pretende comprovar alguma informação, cite dados e pesquisas e não se esqueça de linkar o endereço de onde tirou essa informação. 

Antecipe-se às objeções

Um dos principais objetivos do Copywriting é quebrar objeções. Antecipe-se e as identifique durante a pesquisa e a criação de personas.

Trabalhe sua capacidade de persuasão

A persuasão é a essência de um Copywriting.

De acordo com Robert Cialdini, no livro As Armas da Persuasão, o comportamento humano é governado por seis princípios psicológicos fundamentais, que geralmente nos levam a agir de forma quase que automática.

Por isso, é fundamental compreendê-los para aumentar o seu poder de convencimento. Acompanhe:

  • reciprocidade — por natureza, nós retribuímos uma ação com outra ação equivalente. Então, é preciso oferecer algo de valor ao seu consumidor se quiser que ele faça algo para você;
  • prova social — temos tendência a seguir o comportamento de outras pessoas, por isso, os depoimentos e cases de sucesso são poderosos para aumentar a credibilidade do seu conteúdo;
  • afeição — Nos conectamos mais a pessoas com quem temos mais afinidade. Desse modo, tendemos a dar mais atenção e respeito ao vendedor que vive ou já viveu um problema semelhante ao nosso;
  • autoridade — Tendemos a respeitar mais aqueles que têm mais experiência, aqueles que julgamos mais superiores, não no sentido literal. Esse tipo de autoridade nos transmite credibilidade.
  • coerência — baseia-se em cumprirmos algo a que nos determinamos previamente e publicamente. Assim, nos sentimos pressionados a nos comportar e entregar o resultado anunciado;
  • escassez — tendência que temos é de crer na máxima, quando sentimos a possibilidade de perder algo e são aguçados desejos de livrarmos da sensação de perda. Por exemplo: “Vagas limitadas”, “entrevista exclusiva”.

No marketing digital, são comumente chamados de gatilhos mentais e muito usados na estruturação de vídeos nuggets. Esses gatilhos devem ser utilizados apenas como uma base para seus argumentos, nunca apresentados explicitamente.

Conte histórias

Conte histórias convincentes. Essa é uma das formas mais eficazes de atrair, engajar e conectar-se com seu público. Essa estratégia é conhecida como Storytelling.

As histórias fazem com que as pessoas vivenciem a informação recebida. Mas, sem exageros, pois uma história persuasiva não requer os detalhes e nuances de uma obra literária.

Faça perguntas que obterão respostas positivas

Faça pergunta, mas que ela seja estruturada como afirmação. O leitor além de concordar com o que está dizendo, sentirá que aquela é uma verdade indiscutível.

Escreva como você fala

Quando você escreve de forma parecida com a sua fala, o texto fica mais natural, sem transparecer que quer anunciar uma venda, permite sua aproximação do leitor, ajuda a contar histórias e ainda facilita a leitura.

Dê ênfase ao principal tópico do texto

 

Todo o texto tem a introdução, o desenvolvimento das ideias e a conclusão. Por isso, é necessário reforçar o assunto principal a todo momento. E na introdução deve ser feita uma apresentação do produto ou do tema.

Venda os benefícios e a experiência

Mais importante do que falar sobre as características é explicar sobre os benefícios e a experiência que o cliente está prestes a adquirir.

Foque em descrever os benefícios e a experiência que o seu cliente está prestes a adquirir, assim terá a conexão é emocional.

Habilidades de um copywriter

Se você pretende se tornar um copywriter existem algumas habilidades que você deve ter ou aprimorar:

  • Estimule sua criatividade;
  • Crie autoridade;
  • Seja persuasivo;
  • Seja objetivo.

Elementos e gatilhos imprescindíveis para um Copywriting 

Mostraremos aqui os onze elementos e gatilhos mais importantes para um copywriting. Eles não precisam estar todos necessariamente no texto. Alguns já até citamos anteriormente:

  • Urgência;
  • Conexão;
  • Especificidade;
  • Transformação;
  • Exclusividade;
  • Reciprocidade;
  • Aprovação social;
  • Afeição ou afinidade;
  • Autoridade;
  • Compromisso e coerência;
  • Escassez.

Erros mais comuns de Copywriting

 

Reunimos neste tópico alguns dos principais equívocos de copywriting.

  • Exagerar nos benefícios do produto ou serviço apresentado: não force a barra. Você deve valorizar sua oferta, mas sempre com base nas suas funcionalidades reais e sem usar propaganda enganosa;
  • Não revisar o material: nunca deixe de passar um pente fino na copy, para evitar erros comprometedores;
  • Escrever de forma técnica: pare de usar termos técnicos e use uma linguagem amigável na sua copy;
  • Não instigar o leitor: não poupe criatividade e dê sabor, ritmo e encanto aos textos;
  • Subestimar o leitor: não subestime a inteligência e a capacidade do seu público com clichês e excessos desnecessários.

Para otimizar suas páginas com Copywriting e SEO

Aqui vamos dar algumas dicas para otimizar as suas páginas e deixá-las mais atrativas.

CTA

Aparece no final do texto e indica para o leitor a próxima ação que ele deve realizar, pode ser baixar um ebook, assinar a newsletter, por exemplo. Deve ser pensado estrategicamente de modo a garantir que o leitor permaneça por mais tempo em sua página.

Experiência do usuário (UX)

Observe, por exemplo, a formatação do seu texto, o tamanho da fonte escolhida e os aspectos visuais e o design da página, de modo a garantir que o usuário consiga ler e compreender tudo, independentemente da plataforma utilizada. Isso garantirá uma melhor experiência ao usuário.

Palavra-chave

É analisando as palavras-chave que tornam possível que o seu público o encontre a partir dos buscadores. Para que funcione, o ideal é que a palavra-chave apareça pelo menos 3 vezes em diferentes locais, além do título, na introdução, um dos intertítulos e na conclusão.

Escaneabilidade

É a estratégia que visa facilitar a leitura, a escaneabilidade é a técnica que torna possível o escaneamento de um post e uma leitura dinâmica do texto, acelerando o entendimento do que vai ser abordado nele.

Link building

Ao fazer link building, você tornará o seu conteúdo ainda mais rico e completo. Por isso, invista em links internos, externo e guest posts.

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Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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