fbpx
Outros

Coworking: vale à pena trabalhar nesse tipo de espaço?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Você já ouviu falar de coworking? Essa é uma tendência que tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, principalmente por conta do aumento de pessoas entrando para o empreendedorismo.

O escritório compartilhado vem justamente para suprir uma demanda entre esses empreendedores novos. Um ambiente com toda a estrutura que eles precisam, mas, por um custo mais acessível.

Para se ter ideia do sucesso desse conceito, segundo o censo Coworking Brasil, o setor movimentou $ 127 milhões no país em 2018. Isso quer dizer que ele teve um crescimento de 57% em relação a 2017

Já a quantidade de espaços do gênero teve um crescimento de 48%. Em 2017 eram 810 e no ano passado já totalizavam 1.194. Com isso, a quantidade de unidades de trabalho chegou a 88 mil.

Contudo, apesar de muita gente querer trabalhar em um coworking, antes de tomar essa decisão é preciso levar em consideração todas as vantagens desse tipo de espaço. E é justamente isso que vamos mostrar no artigo de hoje.

Vantagens e desvantagens de trabalhar em um coworking?

Antes de arrumar as suas coisas e ir trabalhar em um coworking, é necessário avaliar as vantagens e desvantagens dele. Afinal de contas, o espaço onde você trabalha interfere diretamente na sua imagem profissional, e também na produtividade.

Vantagens

1-Facilidade para desenvolver um networking

Quando você trabalha em um espaço compartilhado, acaba tendo mais facilidade para criar um networking poderoso. Afinal de contas, você estará em contato com profissionais de diversas áreas. Provavelmente além de trocar experiências, você conseguirá parceiros para colocar novos projetos em prática.

2-Infraestrutura completa

O coworking também se destaca por oferecer toda a infraestrutura que você necessita para colocar seu negócio em prática. É possível encontrar espaços com planos completos que oferecem desde internet de alta velocidade, até material de escritório e cafezinho para os momentos de descanso.

3-Flexibilidade para organizar a rotina

Nem todo mundo consegue cumprir uma rotina de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. E ao trabalhar em um coworking, você terá mais flexibilidade para organizar a sua.Você mesmo poderá estipular o horário de suas atividades, e até mesmo organizar reuniões e eventos. Tudo isso sempre contando com um espaço completo para te auxiliar.

4-Estimulo da criatividade

Todo mundo sabe que ambientes mais criativos aumentam a criatividade de profissionais. E um coworking é um excelente espaço para estimular essa habilidade ao máximo. Dificilmente você terá o famoso bloqueio criativo nesse tipo de ambiente. Isso porque, além de ter contato com uma série de profissionais que podem te ajudar a destravar, você ainda estará em um ambiente que muda constantemente. Todo dia você verá gente nova e poderá ampliar os seus conhecimentos através delas.

5-Custo-benefício

E claro que um dos maiores benefícios do escritório compartilhado é o custo-benefício. Se você fosse pagar um escritório próprio, com toda a estrutura que o coworking oferece, desde internet de alta velocidade até pessoas para fazer a limpeza do espaço, provavelmente iria gastar alguns milhares de reais mensalmente.

E a verdade é que a grande maioria das empresas não tem uma estabilidade financeira tão boa para isso. Quem dirá profissionais liberais, autônomos e microempreendedores.  Já em um coworking, todas essas despesas acabam sendo divididas pelos profissionais que atuam no local. Por conta disso, é possível ter uma infraestrutura completa pagando pouco por mês.

Além disso, o escritório compartilhado não tem toda a burocracia contratual que muitas vezes acaba limitando o crescimento de um negócio.

Desvantagens

1-Não são todos os coworkings que tem horários flexíveis

A grande maioria dos escritórios compartilhados tem horários fixos. Logo, talvez você não tenha tanta flexibilidade quanto teria em um homeoffice, por exemplo.

2-Falta de privacidade

Não há como negar que um coworking tem menos privacidade. Afinal de contas, você estará compartilhando o espaço com dezenas e até centenas de outros profissionais. Essa falta de privacidade pode ser um grande problema para quem precisa manter sigilo absoluto de algum projeto ou dado. Sem contar que reuniões com clientes podem ser constantemente atrapalhadas pelo entra e sai de pessoas.

3-Mais Distrações

Se você é do tipo de pessoa que precisa de silêncio absoluto para trabalhar, ou que se distrai com qualquer coisa, o coworking pode não ser vantajoso. Você estará exposto a uma série de distrações. Desde o pessoal que conversa sem parar, até pessoas entrando e saindo. Isso sem contar nas brincadeiras típicas desse espaço. Logo, a sua produtividade pode ser diretamente afetada se você não conseguir ignorar esse tipo de situação.

4-Espaço

Geralmente em um escritório compartilhado, cada profissional tem um pequeno espalho para guardar suas coisas. Logo, dependendo da quantidade de itens que você precisa no seu dia a dia, você pode ficar sem espaço. Isso sem falar em encomendas. Nesse sentido, um coworking pode não ser a melhor solução.

Vale à pena trabalhar em um coworking?

Não existe uma resposta única para essa pergunta. O coworking pode ou não valer a pena, tudo vai depender das suas necessidades e até mesmo perfil profissional.

Se você tem mais dinamismo, quer estar no meio de uma rede de profissionais diversificada, e consegue trabalhar mesmo com um mar de distrações ao seu redor, um coworking pode ser uma boa opção. Nele você vai estar “no olho do furacão” da criatividade, e isso pode impulsionar a sua carreira rapidamente.

Agora, se você precisa de certa privacidade, se o seu negócio tem uma demanda maior de espaço, e profissionalmente você não consegue trabalhar em ambientes barulhentos e frenéticos, então um homeoffice pode ser uma opção melhor.

O ideal é que antes de resolver trabalhar de vez em um escritório compartilhado, você faça e análise. Se possível, até mesmo faça um teste e tente trabalhar um dia em um coworking. Dessa forma você poderá avaliar de forma mais realista se esse é o ambiente ideal para o seu perfil profissional.

Ficou com alguma dúvida sobre o coworking? Então deixe o seu comentário e vamos bater um papo.

Growth Hacker especialista em E-commerce, inbound e Branding. Idealizador do projeto e-commerce na Rock Content e com a carreira voltada para a inovação tendo atuado no GOV-MG, Sebrae e Bolt Brasil

Deixe um comentário

Pin It

Assine nossa newsletter

48.000 pessoas não podem estar enganadas.

Não enviamos SPAM. Seus dados estão seguros.