fbpx
Marketing Digital

Como editar vídeo: dicas e programas incríveis para usar

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Saber como editar vídeo é importante para qualquer empreendedor digital. Afinal de contas, esse é um dos formatos de conteúdos mais consumidos na web!

Uma pesquisa do Youtube mostrou, por exemplo, que o Brasil é o segundo país a consumir mais vídeos no mundo. Além disso, o Diretor Geral da plataforma afirmou que até 2020, esse tipo de consumo irá ultrapassar o da TV tradicional.

Mais do que um material altamente consumido, o vídeo também tem um grande potencial para auxiliar marcas e empresas a criarem identidades mais sólidas, bem como divulgar produtos ou serviços. Uma pesquisa da Video Brewery mostrou que 80% das pessoas lembra de ter visto anúncio em vídeo nos últimos 20 dias.

Ou seja, saber como editar vídeo se tornou uma habilidade fundamental! Por isso, nesse artigo vamos dar algumas dicas de edição, bem como indicar alguns programas para quem deseja editar vídeos com mais facilidade.

5 dicas de como editar vídeo com facilidade

Saber como editar vídeo não é um bicho de sete cabeças. É possível fazer uma edição de boa qualidade, sem ter um conhecimento muito aprofundado no assunto.

Claro que se você quiser uma edição realmente profissional, terá que se especializar nessa área, ou, contratar alguém especializado no assunto. Mas, se você está começando, algumas dicas podem te ajudar a obter os melhores resultados

  • Colete e organize os dados antes de começar a edição

A primeira dica para você não ter dificuldades em editar seus materiais é coletar e organizar todos os dados antes de começar a edição. Isso irá otimizar e muito o seu tempo.

Parar toda a edição para só então buscar alguma informação que você nem sabe onde está, irá atrapalhar todo o processo criativo. Então já deixe tudo organizado e com fácil acesso.

  • Faça a decupagem de todo o material antes

A etapa de decupagem nada mais é do que pegar todo o material bruto e selecionar as partes que serão usadas. Normalmente o que os editores profissionais fazem é anotar todos os tempos de início e fim, anotar a ordem de inserção de cada um e depois cortar.

Essa é uma fase trabalhosa, mas que acaba otimizando todo o restante do processo de edição. Afinal de contas, você não precisará ficar parando para cortar novos trechos, ou tentar localizar aquele desejado.

  • Muita atenção ao som de fundo

O som de fundo é um detalhe muito importante que você precisa dar uma atenção especial. Se ele ficar alto ou baixo demais, vai acabar atrapalhando toda a experiência visual do material.

Lembre-se que o som precisa ficar adequado para todos os tipos de reprodução. Não importa se o usuário vai escutar em caixas de som do PC, ou nos fones de ouvido. Ele precisa ficar padronizado, e em um volume agradável.

  • Pense no mobile

Essa é uma dica é essencial para quem deseja criar vídeos para campanhas de marketing digital que sejam funcionais em todas as plataformas. Atualmente, a maioria das pessoas consome conteúdos através do smartphone.

Por conta disso, é importante pensar em uma edição que faça sentido e fique em boa qualidade não apenas na horizontal (orientação da tela dos computadores e notebook), mas, também, na vertical (orientação mais usada nos smartphones e tablets). Assim, as chances do seu conteúdo gerar um bom nível de aceitação e engajamento são maiores.

  • Exporte uma versão de baixa resolução antes de exportar a versão final em alta qualidade

Se você exporta o arquivo de revisão em alta, vai acabar perdendo muito tempo e ocupando um grande espaço de armazenamento do seu computador. E levando em conta que você pode ter que fazer duas, quatro, ou até mesmo dez revisões, isso é totalmente ineficiente.

O ideal é que você exporte primeiramente uma versão de baixa resolução para a resolução. Depois que todas as revisões e ajustes tiverem sido feitos, é que você deve exportar a versão final. Isso irá poupar muito do seu tempo, e também do desempenho da sua máquina.

Com essas dicas de como editar vídeo, você verá que todo o processo de edição se tornará mais fácil. Mas, se você realmente quer ter profissionalismo nas suas edições, o melhor é se capacitar na área ou buscar alguém especializado.

Os melhores programas para quem quer editar videos sem dificuldades

Agora que você já viu algumas dicas de ouro para acertar na hora da edição, nós separamos três programas excelentes de edição de vídeos. Acredite, ferramenta que você usa impacta diretamente na qualidade do produto final, bem como no processo de edição em si.

  • Wondershare Video Editor – ou Filmora

Esse é um software considerado de nível intermediário. Apesar dele ter recursos bem profissionais, a interface é mais simples de usar do que de programas profissionais.

Com ele, é possível fazer desde ajustes simples como cortes, até inserir vídeos simultâneos. Ele tem um período de teste gratuito e depois é necessário pagar a licença.

  • Adobe Premiere

Sem sombra de dúvidas esse é considerado o editor de vídeos referência no mercado. Se você está começando talvez ele seja complexo demais, mas com certeza o nível de recursos e ferramentas dele é infinitamente melhor do que a opção anterior e outros concorrentes.

Com o Premiere é possível trabalhar com Chroma Key e até mesmo inserir animações (em conjunto com a ferramenta After Effects). O único contra dele é que a licença é bem salgada.

  • Lightworks

O Lightworks também é uma versão intermediária para quem está começando. A interface também é relativamente simples, mas, com uma gama de recursos grandes.

O grande diferencial dessa opção é que ela está disponível para Windows, MAC e até mesmo Linux. Além disso, o portal do programa conta com uma aba de Tutoriais (todos em inglês) que pode ser muito útil para quem está aprendendo.

Viu como editar vídeo não é um bicho de sete cabeças? Tem alguma dúvida sobre como usar esse tipo de conteúdo nas suas campanhas de marketing digital? Então aproveite para deixar o seu comentário e vamos bater um papo.  

Publicitário, artista, empreendedor por natureza, em busca do meu 1º unicórnio.

Deixe um comentário

Pin It

Assine nossa newsletter

48.000 pessoas não podem estar enganadas.

Não enviamos SPAM. Seus dados estão seguros.