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Marketing Digital

Dicas para vender mais no Natal!

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Todo comerciante deseja vender mais no Natal, afinal de contas, por conta de benefícios como 13º salário e férias, o ticket médio tende a ser maior. No entanto, para conseguir melhorar esses resultados, é importante desenvolver estratégias de marketing digital específicas para essa data.

Uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offer Wise Pesquisas revelou que, por conta da vacinação, cerca de 123,7 milhões de brasileiros farão compras de Natal neste ano. Seja em lojas físicas ou online. 

Para ajudar empreendedores que desejam aumentar o faturamento nessa época do ano, nós separamos algumas dicas de ouro que te ajudarão a vender mais no meio digital. Confira!

  • Tenha uma página especial para essa data 

Você com certeza já deve ter reparado em lojas físicas que, quando chega o Natal, seções específicas para essa data são criadas. Em lojas de roupa, por exemplo, é possível ver araras com indicações para presentes de amigo secreto ou até mesmo jantares. 

Já nos supermercados, é muito comum ver as gôndolas com alimentos tradicionais nessa data, como uva passa, nozes, lentilhas entre outros. Se você possui uma loja virtual, é muito interessante trabalhar com esse conceito. 

Você pode criar uma página especial de Natal com todas as ofertas que preparou para essa data. Assim você evita que produtos com condições especiais fiquem misturados com os demais, e também já direciona o seu consumidor para os itens mais lucrativos para o seu negócio. 

 

  • Dispare e-mail marketing para sua lista de leads

Se você atua com e-commerce, já deve ter um mailling criado. E uma boa dica para vender mais no Natal é trabalhar com e-mail marketing para essa base de clientes. 

Você já tem o contato dessas pessoas, que é o mais difícil de ser conseguido. Agora é a hora de usar essas informações de modo a despertar o interesse pelas compras natalinas. 

Avise os seus clientes que a sua loja terá descontos especiais para essa data. Outra alternativa é enviar uma espécie de catálogo de ofertas. 

Dessa forma é possível aumentar o nível de retorno de clientes que já compraram na sua loja, ou que de alguma forma já demonstraram interesse de modo a fornecerem seus dados. 

 

  • Crie ações para as redes sociais

Nós já comentamos algumas vezes aqui no blog que as redes sociais são canais extremamente vantajosos para quem deseja vender mais. Seja no Natal ou em qualquer outra época do ano. 

Por isso, é essencial criar ações específicas para esses canais. Dentre elas:

  • Crie posts mostrando diferenciais dos produtos que estarão em promoção durante a época natalina;
  • Dê dicas do que as pessoas podem comprar para presentear esse ano;
  • Fale sobre as condições especiais do seu estabelecimento.

Além disso, é muito importante que você adeque a identidade do seu site para essa data. Mude as cores, acrescente elementos visuais natalinos, o importante é deixar as redes sociais como se fossem uma vitrine de loja na época de Natal

  • Invista em mídia paga 

Se você deseja vender mais no Natal, também é importante criar uma verba para investir em mídia paga. Dentro da web, é importante não apenas apostar em conteúdos orgânicos, mas, também, utilizar anúncios pagos para alcançar melhores resultados. 

 

Isso porque, através deles você poderá: 

  • Ter um alcance maior com a sua loja;
  • Redirecionar o público-alvo conforme o interesse dele;
  • Segmentar o seu público-alvo;
  • Ter mais assertividade nas suas campanhas. 

 

No entanto, antes de investir em mídia paga é muito importante fazer uma ampla pesquisa de palavras-chaves que são tendência, e que também tenham relação com os produtos que são vendidos dentro da sua loja virtual.

No caso das redes sociais, também é importante estudar quais as postagens que podem gerar um nível maior de conversão. Geralmente as pessoas tendem a impulsionar as postagem de produtos específicos, o que acaba segmentando a conversão apenas para quem tiver interesse naquele produto em específico. 

Contudo, se você impulsionar uma postagem de condição especial, como, por exemplo, de frete grátis ou cupom de desconto, a tendência é que você alcance um número maior de pessoas. Afinal de contas, você irá focar na oportunidade em si, dando margem para pessoas que têm interesse em diferentes produtos entrarem na loja. 

  • Automatize ações para recuperação de clientes

Quem trabalha com e-commerce sabe que o abandono de carrinho é algo super comum. Muitas pessoas acabam colocando itens no carrinho nas compras online, mas não finalizam as compras. 

O Natal é uma excelente época para tentar recuperar essas vendas em potencial, e até mesmo fidelizar consumidores. Para isso, é importante automatizar as ações que podem recuperar os clientes que acabaram não finalizando as compras. 

Uma boa estratégia, por exemplo, é encaminhar um e-mail marketing relembrando que os itens que o consumidor queria ainda estão no carrinho. E para aumentar ainda mais as chances de conversão, você pode oferecer alguma outra condição especial, como, um desconto ou até mesmo cupom de frete grátis. 

  • Não esqueça de organizar a parte operacional do seu negócio

Quando falamos de vender mais no Natal, muita gente pensa apenas em ações de divulgação do negócio. Contudo, outro ponto essencial para garantir boas vendas é melhorar a parte operacional! 

É necessário deixar o estoque da sua loja preparado para você não correr o risco de faltar algum produto. Avalie quais devem sair mais nessa época, e mantenha o sistema do estoque integrado com a loja virtual, para não ocorrer furos (o cliente comprar no e-commerce mas não ter mais o produto em estoque).

Outro ponto importante é em relação a entrega. Nesse período há grandes chances de ocorrem atrasos por conta do alto volume de entregas. Logo, se você usa Correios, o ideal é procurar uma alternativa para entregar as mercadorias, ou já avisar o cliente no ato da compra que podem ocorrer atrasos. 

Quer mais dicas para melhorar as vendas do seu negócio e os resultados dele dentro da web? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receba nossos conteúdos sempre em primeira mão! 

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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