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Marketing Digital

Estratégias de Marketing digital para Youtube!

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O marketing digital para Youtube é essencial para quem deseja aumentar o alcance, e, assim, melhorar a monetização. Hoje, essa plataforma é utilizada por milhões de usuários como uma fonte de renda.

Além disso, ela também é utilizada como um canal de transmissão de conteúdo e criação de autoridade. Contudo, para alcançar bons resultados, não basta apenas postar vídeos de forma recorrente. 

E hoje nós vamos falar mais sobre a importância de aplicar estratégias de marketing digital para Youtube, e indicar algumas para que você possa aplicar o seu canal. Confira!

A importância de desenvolver estratégias de marketing digital para seu canal

O Youtube é sem sombra de dúvidas uma das plataformas onde os brasileiros passam mais tempo. E o número de acessos cresceu ainda mais durante o período de quarentena. 

De acordo com a pesquisa Why Video, a plataforma é acessada por 105 milhões de brasileiros por mês. Além disso, cerca de 91% dos usuários aumentou o tempo gasto no Youtube durante a quarentena. 

Isso só mostra o potencial que o espaço tem a oferecer. 

No entanto, é preciso levar em consideração que, justamente por ser uma excelente ferramenta de construção de autoridade, vendas e comunicação, ela também é muito concorrida. Por isso, usar o marketing digital é indispensável. 

Através dessas estratégias você poderá aumentar o alcance dos seus vídeos, e até mesmo estimular o engajamento dos usuários, duas coisas fundamentais na plataforma. Além disso, é por meio delas que você poderá desenvolver uma identidade sólida dentro da plataforma, o que vai contribuir para as suas metas e objetivos. 

Quais as principais estratégias de marketing digital para Youtube? 

Existem diversas estratégias de marketing digital para Youtube. E abaixo nós listamos algumas das principais que podem te ajudar.  Confira!

  • Otimize os conteúdos 

Uma das estratégias mais básicas para qualquer pessoa que está no Youtube é a otimização de conteúdos. Por meio dela você consegue aumentar os alcances do seu vídeo, entregando ele para pessoas que realmente tenham potencial de público-alvo. 

A otimização engloba várias coisas, dentre elas: 

  • Título persuasivo que contenha a palavra-chave que você vai trabalhar no conteúdo;
  • Descrição que seja objetiva, estimulando a curiosidade do usuário para que ele veja o vídeo até o final, mas que também traga outros canais que possam ajudar na criação de autoridade; 
  • Tags: Etiquetas de identificação do conteúdo;
  • Capa: imagem que irá aparecer nos resultados da busca. 

Todos esses elementos precisam ser trabalhados de forma cuidadosa em cada vídeo, de maneira a despertar o interesse dos usuários.

  • Fique de olho nas métricas 

Mais uma das estratégias indispensáveis para quem está produzindo conteúdo para Youtube é a mensuração de métricas. Assim como em outras plataformas, você pode obter uma série de dados que mostram o desempenho dos vídeos. 

E com essas informações, é possível entender melhor quais as preferências do seu público-alvo, bem como quais vídeos performam melhor. Consequentemente, é possível otimizar tanto a produção do conteúdo em si, como, também das estratégias de divulgação.

Dentre as principais métricas que você precisa ficar de olho estão: 

  • Visualizações: Quantidade de pessoas que assistiram ao vídeo, e também o canal como um todo;
  • Tempo assistido: Tempo de permanência dos usuários dentro do vídeo;
  • Origem do tráfego: De onde os usuários vieram.

Além disso, o Youtube também oferece métricas comparativas. Por exemplo, você pode comparar a performance de diferentes vídeos nos primeiros minutos após a publicação.

  • Anúncios dentro da plataforma

Assim como outras plataformas, o Youtube também permite que você anuncie dentro da plataforma. Essa é uma das estratégias de marketing digital mais poderosas, pois, permite que seu vídeo seja entregue a um número maior de pessoas.

Basicamente, ao anunciar no Youtube você irá aparecer nos comerciais de outros vídeos que tenham algum tipo de relação com o segmento do seu canal. 

Essa é uma estratégia que exige um investimento alto, mas que pode entregar excelentes resultados. 

  • Divulgue o seu canal em outras plataformas 

Uma estratégia de marketing de sucesso precisa ter diferentes linhas de frente. Por isso, se você quer melhorar os resultados do seu canal do Youtube, é importante usar outras plataformas para divulgá-lo. 

Uma boa alternativa é postar um pequeno trecho do conteúdo no Facebook ou Instagram, chamando os usuários para conferirem o vídeo completo no Youtube. 

Além disso, você também pode utilizar o blog! Crie um pequeno texto persuasivo apresentando alguns pontos interessantes do vídeo, e, depois, redirecione o usuário para o seu canal, você verá como isso irá gerar excelentes resultados. 

  • Invista em collabs 

Outra excelente alternativa para elevar os resultados do seu negócio é investir nas famosas collabs. Basicamente, essa estratégia se baseia na produção de um vídeo em conjunto com outro Youtuber, que pode ter ou não ligação direta com o segmento do seu canal. 

Esses vídeos em parceria são interessantes pois estimulam a troca de inscritos. Ou seja, você apresenta o seu conteúdo para os seguidores do parceiro e vice-versa. 

De modo geral, é interessante sempre buscar parceiros que, de alguma maneira, tenham alguma ligação com a área do seu canal. Por exemplo, vamos supor que você tenha uma loja virtual de roupas plus size, você pode fazer uma collab com alguma youtuber que trabalhe o empoderamento de mulheres com esse biotipo. 

  • Utilize o e-mail marketing 

Por fim, nossa última dica de estratégia de marketing digital para Youtube é utilizar o e-mail marketing. Esse é um canal de comunicação direto com o público, e que oferece grande potencial de conversão. 

Nesse caso, para utilizar essa estratégia você precisa construir uma boa base de e-mails. Para obtê-los, uma boa dica é oferecer uma isca digital em troca dos dados das pessoas. 

Além disso, se você possui um blog com newsletter, você pode utilizar esse banco de dados para fazer o disparo de mensagens. O mais importante aqui é sempre construir a sua base, e nunca compra-la pronta. 

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Growth Hacker especialista em E-commerce, inbound e Branding. Idealizador do projeto e-commerce na Rock Content e com a carreira voltada para a inovação tendo atuado no GOV-MG, Sebrae e Bolt Brasil

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