fbpx
Marketing Digital

Futuro do mercado de trabalho: quais as profissões que prometem bombar?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Uma das dúvidas mais recorrentes entre pessoas que desejam se profissionalizar é sobre o futuro do mercado de trabalho. Ao longo das últimas décadas, foi possível presenciar o nascimento, transformação e até mesmo “morte” de algumas profissões. 

E nos próximos anos a tendência é que novas funções e cargos surjam ou mudem. Os avanços tecnológicos, juntamente com as constantes mudanças dos setores, têm proporcionado uma verdadeira revolução profissional. 

Se você também quer saber o que será do futuro do mercado de trabalho, confira abaixo a lista de profissões que prometem bombar nos próximos anos! 

Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) tem sido cada vez mais usada no nosso dia a dia. Ela está presente nas tarefas mais corriqueiras e simples que você possa imaginar, como buscas no Google. 

Por isso, uma das profissões do futuro do mercado de trabalho é a de Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial. Basicamente, esse profissional terá como objetivo utilizar a IA para fomentar as vendas. 

Inclusive, esse tipo de especialista já é amplamente requisitado. E para entrar nessa área é necessário se aprofundar no aperfeiçoamento das IAs. 

Produtor musical/engenheiro de áudio

Mais uma das profissões garantidas no futuro do mercado de trabalho é a de produtor musical/engenheiro de áudio. As plataformas de streaming trouxeram uma nova gama de demandas para o setor de música.

Hoje, produzir músicas exige ainda mais conhecimento técnico. Isso porque, os profissionais precisam saber lidar com os instrumentos musicais, equipamentos como a mesa de som, e ainda softwares dos mais variados. 

Isso sem falar de todas as especificações que cada plataforma de streaming exige. Por isso, se você deseja atuar nessa área no futuro, precisa se capacitar! 

A Universidade do Áudio é uma das escolas de profissionalização em produção musical mais renomadas. Através dela, você pode obter o conhecimento necessário para se destacar no nicho ao longo dos próximos anos. 

Técnico de saúde assistida por inteligência artificial

A medicina assistida tem se tornado uma realidade cada vez mais próxima. Até mesmo a legislação brasileira tem dado sinais de mudança, de modo a permitir consultas e acompanhamentos totalmente online.

Isso acontece por vários motivos, mas o principal é em relação a logística que o atendimento médico no Brasil envolve, principalmente em relação ao SUS. Hoje, há um grande problema de falta de especialistas em regiões mais afastadas, principalmente no Norte e Nordeste. 

Por conta disso, o Técnico de saúde assistida por inteligência artificial deve se tornar muito popular nos próximos anos. Basicamente esses profissionais irá examinar, analisar e diagnosticas pacientes a distância, através do uso de ferramentas tecnológicas.

Em muitos países essa já é uma realidade. Inclusive, já foram feitas cirurgias de alta complexidade, através de um robô controlado por um cirurgião a quilômetros de distância do paciente. 

Gestor de Ecorrelações

A verdade é que os cuidados com o meio ambiente já são indispensáveis para garantir nosso futuro. Por isso, no futuro do mercado de trabalho, o Gestor de Ecorrelações irá se destacar. 

Esse é um profissional que irá ter conhecimentos em áreas como gestão ambiental, direito ambiental e outras páreas socioambientais. Seu principal objetivo será justamente criar soluções que possam diminuir e até mesmo reparar nossos danos ao meio-ambiente, visando uma melhor qualidade para todos. 

Humanos, animais, plantas e qualquer outro tipo de ser vivo. 

Gestor de Resíduos

Esse é um profissional que tem uma área de atuação muito próxima do gestor de ecorrelações. Mas, o foco dele será justamente nos resíduos gerados.

Diariamente nos produzimos toneladas e mais toneladas de todos os tipos de dejetos. Desde restos de alimentos, até lixos recicláveis. Mas pouquíssimo desses resíduos possuem uma destinação correta. 

O Gestor de Resíduos tem como função justamente desenvolver soluções que transforme esses dejetos em fonte de energia, ou, que deem um direcionamento correto a eles. Seja na reutilização em hortas, por exemplo, ou como insumos para a criação de outros tipos de produtos. 

Um exemplo que já vem sendo amplamente usado é a utilização de restos de alimentos como adubo natural para telhados verdes. 

Conselheiro de Aposentadoria

Nós estamos vivendo mais, esse é um dado comprovado por várias pesquisas. E com a população de terceira idade só aumentando, muita gente que chega a esse período não faz ideia de como lidar com ele.

A saúde, o dia a dia, as ambições, tudo muda. E é aí que o Conselheiro de Aposentadoria entra em ação. O objetivo desse profissional é ajudar jovens e adultos a se planejarem para a aposentadoria, bem como dar suporte para quem já chegou nesse período e não sabe qual próximo passo a dar.

Esse profissional tem várias funções. Ele pode ajudar desde o planejamento financeiro, até a escolha de um plano de saúde. 

Controlador de estradas

Até alguns anos atrás, ninguém imaginava que um dia nós teríamos carros autônomos. Mas atualmente essa já é uma realidade em países desenvolvido como os Estados Unidos. E com o passar dos anos, a tendência é que cada vez mais as pessoas consigam ter veículos autônomos. Mais do que isso, eles devem passar a ser implantados no transporte público. 

E com o tráfego sendo feito cada vez mais por IAs, criou-se a necessidade de ter alguém monitorando isso tudo. Afinal de contas, até mesmo as máquinas podem falhar.

O controlador de estradas tem como objetivo monitorar, regular e até mesmo planejar plataformas de IA para carros automatizados, bem como drones. Sua função é garantir que tudo funcione de maneira correta e otimizada. 

Ele irá fazer desde a análise de fluxo mais adequada para determinados horários, até solucionar problemas sensores que não funcionam. E justamente por isso que esse profissional precisará de um extenso conhecimento em várias áreas de tecnologia. Desde automação de veículos, até programação e sensores. 

O futuro do mercado de trabalho estar é repleto de oportunidades para quem realmente se preparar. Qual das profissões acima você achou mais inovadora? Deixe sua opinião nos comentários!

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

Deixe um comentário

Pin It