fbpx
Outros

Gestão de negócios: porque tão importante?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Garantir uma boa gestão de negócios é essencial para qualquer empreendedor que deseja alcançar os melhores resultados.  Isso porque, é por meio dela que é possível otimizar rotinas diárias, reduzir o índice de retrabalho e até mesmo reduzir custos! 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae/SC, cerca de 55% das MPEs que praticaram essa otimização tiveram um aumento nas vendas. Ou seja, além de garantir uma rotina mais produtiva, esse tipo de estratégia também pode contribuir com o faturamento do seu negócio. 

Qual a importância de ter uma boa Gestão de negócios? 

Um negócio que não possui uma gestão eficiente pode sofrer uma série de problemas. Começando pelo fato do empreendedor não compreender todas as particularidades de seu empreendimento, o que abre margem para quebras financeiras e até mesmo crises. 

Além disso, a falta de uma gestão adequada também pode gerar uma série de outros problemas, tais como:

  • Grande rotatividade de funcionários, uma vez que o negócio não consegue identificar e reter talentos;
  • Aumento drástico dos gastos, uma vez que não será possível identificar maneiras de otimizar custos; 
  • Queda na produtividade e nos resultados;
  • Grandes índices de retrabalho e até mesmo de perda de clientes por conta da falta de uma administração efetiva. 

Esses são apenas alguns dos problemas que podem surgir dentro do seu negócio por conta da falta de uma boa gestão. Por isso, é fundamental entender os pilares de uma boa administração, para que seja possível gerenciar o seu empreendimento da melhor maneira possível. 

Conheça os 6 pilares da Gestão de negócios

Se você deseja otimizar a Gestão de Negócio, é importante se atentar a alguns pilares básicos. São eles: 

  • Gestão Financeira

Esse é um dos pilares mais importantes da gestão empresarial. Muitas empresas ficam desatentas a pequenos custos, o que acaba fragilizando diretamente a saúde financeira do negócio. 

Para que a sua empresa possa ter um crescimento sustentável, é fundamental que as finanças estejam em dia. E isso só é possível por meio de: 

  • Um planejamento efetivo, que leve em consideração não apenas os custos do negócio, mas, também, recursos financeiros disponíveis, contas a receber e a pagar, investimentos focados no crescimento do empreendimento.
  • Balanços periódicos que permitam uma avaliação mais completa do empreendimento;
  • Softwares de gestão financeira que permitam a automação dessa parte da gestão. 
  • Tenha os seus processos claramente definidos 

Mais um dos pilares para uma gestão de negócio eficiente é ter os seus processos claramente definidos. Isso irá ajudar tanto na organização diária, como, também, na identificação de gargalos. 

Uma excelente estratégia para definir os processos e diferentes etapas é criar um fluxograma organizacional. Esse tipo de elemento de apoio visual te ajudará a entender de forma mais clara quais são as atividades dentro da empresa, bem como cargos e setores. 

Por meio desse tipo de estratégia, será mais fácil entender, por exemplo, quais processos precisam de uma atenção maior, bem como aqueles que podem estar gerando retrabalho e desperdícios 

Seja de tempo, insumos ou até mesmo colaboradores.

  • Mantenha os colaboradores sempre engajados 

Outra peça fundamental para uma gestão de negócios eficiente é garantir que os colaboradores estejam sempre engajados! 

Para isso, é importante criar uma estratégia de retenção e valorização de talentos que envolva: 

  • Ações de incentivo dentre as equipes;
  • Capacitações e treinamentos periódicos; 
  • Participação ativa dos colaboradores nas decisões do negócio; 
  • Reuniões recorrentes de forma a obter e fornecer feedbacks. 

Dessa maneira, será possível sempre estar a par das necessidades dos colaboradores, e, assim, buscar estratégias de engajamento, 

  • Organização e gestão dos tributos

O pagamento de tributos é um assunto muito sério! Toda empresa, independentemente do segmento ou porte, precisa pagar impostos. E se você não tiver um olhar crítico sobre essa questão, pode acumular dívidas, multas e até mesmo chegar ao estado de falência, 

Por conta disso, para garantir uma gestão de negócio realmente eficiente, é fundamental ter uma equipe que se dedique exclusivamente ao monitoramento e pagamento desses tributos. Tenha em mente que até mesmo alguns centavos podem prejudicar o seu negócio. 

Então não deixe de dar uma atenção especial para a parte de tributação. 

  • Monitore os de indicadores estratégicos do seu negócio 

Esse provavelmente é um dos pilares mais importantes para quem busca uma gestão empresarial eficiente. Os indicadores estratégicos nada mais são que métricas que você cria para avaliar o desempenho do seu negócio. 

Dentre eles podemos citar: número de vendas; nível de fidelidade; gastos entre outros. 

Por meio desses indicadores você poderá mensurar seus processos e até mesmo obter insights poderosos sobre o seu empreendimento. Além disso, esses indicadores também poderão auxiliar no planejamento do seu negócio. 

Por exemplo, vamos supor que você faça o acompanhamento dos períodos sazonais do seu empreendimento. Através dos indicadores estratégicos é possível, por exemplo, se planejar para o aumento de demandas em épocas como o Natal e Dia das Mães. 

Outra forma de usar os indicadores estratégicos é comparar o seu desempenho com o dos concorrentes. Assim, é possível ter uma noção maior sobre o que pode ser melhorado no seu negócio para que ele se destaque perante a concorrência. 

  • Planejamento estratégico

Por último, mas não menos importante, se você deseja ter uma gestão realmente eficiente precisa ter um bom planejamento no seu negócio. Ele deve ser baseado em estudos sobre o mercado, metas que a sua empresa deseja alcançar, e indicadores que a sua empresa monitora. 

Além disso, nele é importante constar todos os processos e atividades da sua empresa, bem como valores, missão e visão. Quanto mais detalhado esse documento for, melhor! 

Basicamente ele irá servir como um guia para sua empresa, podendo ser consultado periodicamente para os líderes tirarem dúvidas na hora de tomar decisões. 

E importante!!! Ele deve ser atualizado constantemente! Tenha em mente que conforme o seu negócio evolui, o planejamento precisa ser adaptado para as novas demandas do seu empreendimento. Assim você terá um guia realmente eficiente para o seu dia a dia. 

Gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre como melhorar os resultados do seu negócio? Então aproveite para assinar a nossa newsl

Growth Hacker especialista em E-commerce, inbound e Branding. Idealizador do projeto e-commerce na Rock Content e com a carreira voltada para a inovação tendo atuado no GOV-MG, Sebrae e Bolt Brasil

Deixe um comentário

Pin It

Assine nossa newsletter

48.000 pessoas não podem estar enganadas.

Não enviamos SPAM. Seus dados estão seguros.