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Marketing Digital

Saiba como criar e usar Gifs para stories

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Os gifs para stories se tornaram uma poderosa ferramenta para as marcas. Desde o seu lançamento, o recurso já caiu no gosto dos usuários e é uma verdadeira febre entre todos. Afinal de contas, ao serem utilizados eles podem ficar expostos a mais de 300 milhões de pessoas.

Essa nova funcionalidade do Instagram foi lançada logo no comecinho de 2018. E ela foi possível graças a uma parceria que a rede social fez com o site Giphy, que faz a hospedagem de milhões de gifs.

O que torna os gifs para stories diferentes?

Acredite, os gifs para stories não são como outras imagens do gênero que você já deve ter visto por aí. Na verdade, eles se destacam por algumas características específicas.

  • Fundo transparente;
  • Geralmente são imagens ou textos simples;
  • Funcionam como adesivos (stickers)

Por conta disso eles caíram no gosto dos usuários e se tornaram uma verdadeira febre. E se bem utilizados pelas marcas, podem agregar muito valor a imagem digital.

Mas afinal, como gifs para stories?

Imagine ter uma imagem animada que transmita a identidade da sua empresa. Bom, você pode fazer isso criando gifs para stories.  Contudo, é necessário passar por um processo um pouco burocrático. Não basta apenas upar uma imagem animada no Giphy.  Para que ela apareça no Instagram é necessário seguir alguns passos. Confira abaixo:

  1. A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma conta para marcas no Giphy. Para isso, acesse o site e clique na opção “Are you an artist or a brand? “ ela fica no canto inferior direito da tela;
  2. Depois, preencha o formulário que irá aparecer e crie uma senha de acesso para a plataforma;
  3. Agora, adicione ao seu painel um gif com 10 a 15 segundos. Lembrando sempre que você precisa deixar o fundo transparente para que a imagem animada seja adequada para o stories;
  4. Em seguida, adicione uma tag com o nome da sua empresa/marca;
  5. Defina uma classificação indicativa para o gif. É possível escolher de  “livre para todos os públicos” até “conteúdo adulto”;
  6. O próximo passo é enviar um e-mail para o endereço artists@giphy.com em relação a solicitação do perfil de marca, bem como a verificação da sua conta. É imprescindível que o e-mail esteja totalmente em inglês.

Pronto, agora é só aguardar a finalização do processo. Geralmente a resposta do Giphy vem em até 7 dias úteis.  Se por acaso você não tiver nenhum retorno dentro desse período, mande um e-mail para o endereço partnerships@giphy.com solicitando suporte.

Se tudo der certo, o seu gif já estará disponível com a tag que você marcou (por isso é importante que você coloque o nome da sua marca/empresa durante o upload da imagem animada).

Como adicionar GIFs para stories?

Depois de criar o gif personalizado para a sua empresa, o passo a passo para adicionar a imagem animada no seu stories é bem simples!

  1. Crie o seu story. Ele pode ser tanto no formato de vídeo como no de foto;
  2. Entre na área de edição e arraste o dedo para cima na tela;
  3. Você verá uma série de emoticons tradicionais, e mais abaixo alguns GIFs;
  4. Toque na aba GIF;
  5. Agora, na barra de pesquisa, digite a tag utilizada no cadastro da sua imagem animada;
  6. Aguarde enquanto as alternativas são carregadas;
  7. Toque no seu gif;
  8. Poste o story normalmente.

Para as empresas que optarem por utilizar os gifs já existentes na plataforma o processo é o mesmo. A única diferença é que ao invés da tag personalizada você deve procurar por um termo que desejar e escolher a imagem que mais se adequar a ele.

Dicas para criar GIFs para stories

O GIFs para stories é um recurso relativamente recente. Por conta disso, muitas marcas acabam errando na hora de criar essas imagens animadas.

Para conseguir aproveitar ao máximo essa funcionalidade, e melhorar o alcance da sua empresa de maneira divertida, confira abaixo algumas dicas de como criar esses elementos criativos.

  • Se baseia na identidade visual do seu negócio

O principal objetivo dos GIFs para stories é justamente melhorar o alcance da sua marca. Logo, você deve tomar o cuidado de escolher elementos que tenham relação com ela.

Escolha, por exemplo, cores que estejam de acordo com a da sua logo, uma tipografia parecida entre outras características. Inclusive, se a sua empresa tiver um mascote essa pode ser uma boa alternativa.

  • Fundo transparente

Nunca esqueça desse detalhe ao criar GIFs para stories. As imagens animadas para o Instagram precisam, obrigatoriamente, ter o fundo transparente.

Atualmente existem vários programas onde você pode tirar o fundo dessas imagens de forma rápida e fácil.

  • Atenção a duração e velocidade

Dois fatores importantíssimos para esses elementos visuais, a duração e a velocidade. Nunca ultrapasse os 15 segundos, pois a imagem ficará muito demorada e poderá não ser vista completamente, dependendo do tamanho da sua publicação.

Já em relação a velocidade é necessário analisar. Isso porque ela não pode ser rápida demais a ponto do usuário não conseguir enxergar o movimento direito, mas, também não deve ser lenta demais, de maneira que a imagem congele.

  • Pense em GIFs para stories como CTAs

A grande maioria das empresas pensa nos GIFs para stories apenas como adesivos divertidos para colocar nas postagens. Contudo, eles também podem ser elementos que despertam ações nos usuários.

Logo, considere criar CTAs no formato de imagens animadas. Elas servirão de complemento para o famoso “Arrasta pra cima” da plataforma.

  • Qualidade da imagem

Nos stories, as pessoas podem optar por redimensionar os gifs no tamanho que desejarem.  Por conta disso, seu gif precisa ter uma boa qualidade.  Ele não pode ser detalhado demais a ponto das pessoas não conseguirem ver o elemento direito, mas, também não pode ter uma qualidade muito baixa. Caso contrário ele ficará pixelado quando você aumentá-lo.

Com essas dicas simples, além de criar GIFs para stories incríveis, você ainda irá conseguir mais um recurso visual para melhorar o alcance do seu negócio.

Qual a sua opinião sobre esse recurso? Aproveite e deixe o seu comentário!

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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