fbpx
Growth Hacking

Como a Mentalidade Growth e o Growth Hacker podem impactar as suas vendas?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Você já ouviu falar de Mentalidade Growth e Growth Hacker? Esses dois conceitos têm ganhado cada vez mais espaço entre as marcas, principalmente com o aumento do ritmo do mercado.

Apesar desses dois conceitos terem nascido dentro de uma pesquisa sobre o desempenho de estudantes, eles acabaram conquistando espaço dentro do mundo corporativo. Principalmente na área de vendas.

Isso porque acredita-se que a partir deles, um vendedor pode melhorar constantemente o seu desempenho. E, com isso, gerar melhores resultados para a empresa.

Afinal de contas, o que é Mentalidade Growth e Growth Hacker?

O conceito de Mentalidade Growth apareceu pela primeira vez há mais de 30 anos. Ele foi desenvolvido pela professora Carol Dweck, e seus colegas Lewis e Virginia Eaton que lecionavam de Psicologia na Universidade de Stanford.

Basicamente, ele diz respeito ao seguinte. As suas habilidades mentais, como a inteligência, não são estáticas e imutáveis. Pelo contrário, elas podem crescer, se estimuladas.

O estudo realizado pelos três docentes mostrou que estudantes que acreditavam que sua inteligência podia crescer, realmente tiveram uma melhora nessa habilidade. Já aqueles que acreditavam que essa competência era fixa, se mantiveram estagnados.

Juntamente com o conceito de Mentalidade Growth, surgiu o termo Growth Hacker, que se tornou febre principalmente entre startups.

Basicamente, ele diz respeito ao uso de estratégias de marketing orientadas através de experimentos. Através da combinação de diferentes técnicas do marketing tradicional e digital, essa modelo consegue encontrar “atalhos” que promovem um crescimento acelerado.

Dentro das empresas atuais, o termo Growth Hacker também é utilizado para se referir ao profissional responsável por elaborar esses experimentos, de modo a melhorar o potencial de crescimento da empresa.

Basicamente, geralmente o Growth Hacker traz aumento da visibilidade da marca por meio dos mais diversos  canais de tráfego que existem em um site ou em uma landing page. Aqui deixamos um link complementar com dicas de como alavancar seu resultados por meio de um profissional de Growth Hacker. 

Basicamente, o grande objetivo desse especialista é fazer que a empresa de modo escalável.

E o que isso tem a ver com o aumento de vendas? Você deve estar se perguntando.

Esses dois conceitos, se trabalhados de forma conjunta dentro da sua equipe de vendas, podem aumentar drasticamente o seu volume de vendas.

Isso porque, os próprios colaboradores terão como foco o crescimento constante, graças a  Mentalidade Growth

Quais as vantagens da Mentalidade Growth e Growth Hacker para o seu negócio?

Esses dois conceitos podem agregar e muito para o seu negócio. Isso porque Mentalidade Growth e Growth Hacker andam lado a lado.

Entre as principais vantagens da aplicação desses métodos dentro do seu empreendimento estão:

  • Motivação dos colaboradores

Várias pesquisas já comprovaram que funcioná

rios comprometidos tendem a trabalhar melhor e gerarem resultados maiores. E a Mentalidade Growth, juntamente com as habilidades de Growth Hacker podem auxiliar nesse sentido.

Isso porque, os colaboradores tendem a se sentirem mais motivados, comprometidos e empoderados através desse tipo de mentalidades em conjunto com essas competências.

Consequentemente, uma vez motivados eles acabam gerando melhores resultados para o seu negócio.

  • Aumento nas vendas

Um dos benefícios da Mentalidade Growth e das habilidades de Growth Hacker é que você também pode aumentar as suas vendas. Um dos maiores desafios das empresas são justamente as metas.

Esses objetivos, para muitos funcionários, podem parecer impossível. E até mesmo para os gestores.

Quando você trabalha a mentalidade desses colaboradores, eles passam a atuar de maneira mais produtiva. E com o auxílio das competências de Growth Hacker, eles conseguem aumentar o número de vendas do seu negócio, e até mesmo o posicionamento dele no mercado.

  • Competitividade

A competitividade tem se tornado cada vez maior com o passar dos anos. Hoje, qualquer empresa que não consiga se manter no ritmo da Era Digital, ficará obsoleta rapidamente.

Mas, você pode se tornar mais competitivo através da mentalidade de crescimento. Ela se baseia justamente no aprimoramento, que é um pilar da atualidade.

Quando um negócio se baseia no crescimento constante, ou seja, acredita que seu potencial sempre pode aumentar, a tendência é que ela se torne mais competitiva perante os concorrentes.

Inclusive, essa é uma das premissas que faz as startups darem tão certo no mercado. Elas se baseiam sempre em serem escaláveis, ou seja, se crescerem constantemente. Não é à toa que negócios que começaram pequenos, atingiram patamares altos, graças a essa mentalidade.

Essas são apenas algumas das vantagens que você pode obter através da mentalidade de crescimento, e das habilidades de Growth Hacker

Como desenvolver habilidades Growth Hacker nos seus vendedores?

Segundo Sean Ellis, o profissional Growth Hacker precisa ter três habilidades básicas: criatividade, métricas e curiosidade. São essas três competências que farão do profissional um guru em achar atalhos para alavancar as suas vendas.

Para desenvolver essas habilidades nos seus vendedores, será necessário trabalhar com diferentes linhas de frente, entre elas:

  • Treinamentos

Apesar de Sean Ellis afirmar que um Growth Hacker não precisa, tecnicamente, ser formado nas áreas de marketing ou TI, é interessante que os vendedores recebam treinamentos sobre o assunto.

Afinal de contas, não há como eles criarem experimentos de textos, se não souberem as estratégias e técnicas que podem utilizar. Por isso, sua empresa precisa, antes de qualquer coisa, capacitar esses profissionais.

  • Coaching

O coaching é outro elemento que pode ajudar os seus vendedores a desenvolverem essas habilidades. Isso porque, ele ajudará esses profissionais a quebrarem algumas barreiras que criamos naturalmente ao longo da nossa vida.

Desde criança costumamos ouvis premissas negativas que freiam nosso crescimento.

Mas, o coaching irá auxiliar esses indivíduos a reeducarem a mente, estabelecendo a mentalidade do crescimento. Com isso, se tornará mais fácil desenvolver as habilidades de Growth Hacker necessárias.

  • Investimento em ferramentas que facilitem a cooperação

A comunicação é algo fundamental nesse processo de desenvolvimento de habilidades. Afinal de contas, os profissionais estarão desenvolvendo experimentos, para melhorar as vendas da sua empresa.

Logo, é necessário investir pesado em ferramentas que facilitem essa cooperação. Desde softwares para o acompanhamento de projetos, até ferramentas de monitoramento de métricas.

Tudo isso é importante para que os seus vendedores se tornem Growth Hackers, e melhores as suas vendas.

A Mentalidade Growth, juntamente com as habilidades de Growth Hacker podem agregar muito para o seu negócio. Por isso, não deixe de investir nesses métodos.

Ficou com alguma dúvida sobre esses conceitos? Aproveite para deixá-la nos comentários

 

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

1 Comentário

  1. Olá mais uma vez passando por aqui… resolvi parar para dizer que seu conteudo esta sendo muito aproveitado… tenho uma empresa de marketing digital em londrina e esse tipo de conteudo só vem a agregar… forte abraço!

Deixe um comentário

Pin It

Assine nossa newsletter

48.000 pessoas não podem estar enganadas.

Não enviamos SPAM. Seus dados estão seguros.