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Marketing Digital

Links Patrocinados: a ferramenta de marketing digital que não pode faltar na sua estratégia

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Os links patrocinados são a principal estratégia de tráfego pago da internet. E se você ainda não usa eles no seu planejamento de marketing digital, saiba que está perdendo uma grande oportunidade de aumentar o alcance do seu negócio e melhorar as vendas. 

Muita gente acha que esse tipo de abordagem só funciona para empresas grandes. Mas a verdade é que ela pode ser aplicada para empreendimentos de todos os portes e segmentos. 

E nesse post você vai saber mais sobre o funcionamento dos Links Patrocinados, e como começar a investir nesse

Como funcionam os links patrocinados?

Os Links Patrocinados funcionam de forma simples. Eles aparecem em locais estratégicos nas páginas de buscas de buscadores como o Google.

São locais que atraem mais a atenção do usuário, e que por conta disso possuem uma taxa de cliques maior. Eles aparecem apenas quando a pessoa pesquisa determinado termo.

Por exemplo, vamos supor que uma loja de acessórios para o PETs em Campinas (SP) anuncie nesse tipo de ferramenta, usando a palavra-chave “loja pets campinas”. Toda vez que um usuário pesquisar por esse tema, a empresa poderá aparecer nos resultados. 

O que determina se a empresa irá ou não aparecer é: 

 

  • A quantidade de outras marcas que usam o mesmo termo; 
  • O valor gasto pela empresa no link patrocinado; 

 

Basicamente essa estratégia funciona como um leilão. O anunciante que colocar o maior valor no anúncio, terá o melhor posicionamento 

Por conta disso, é importante fazer um bom planejamento antes de começar a usar os Links Patrocinados. Um detalhe importante sobre a estratégia é que a empresa só paga quando o usuário clica no link. 

Como utilizar os links patrocinados

Para usar os links patrocinados é importante seguir alguns passos importantes. São eles que irão te ajudar a alcançar os melhores resultados. 

 

Saiba quais as palavras-chaves mais indicadas para a sua estratégia

 

A primeira coisa que é necessário entender ao utilizar esse tipo de ferramenta é que você precisa encontrar palavras-chaves adequadas para a sua marca. Elas não podem ser genéricas demais, pois, você vai acabar saindo em desvantagem no leilão. 

Mas elas também não podem ser tão específicas, de modo que não haja um bom volume de busca. Por isso é importante fazer um extenso estudo sobre que tipos de termos podem gerar melhores resultados, com base nos seus objetivos. 

 

Pense na segmentação do público

 

Um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer ao investir em links patrocinados é não pensar na segmentação. Isso porque, essa ferramenta foi desenvolvida justamente com esse foco.

Ela permite que você defina uma série de aspectos do perfil dos seus clientes em potencial. Desde sexo até região.

E é necessário pensar em todos esses detalhes na hora de desenvolver sua estratégia.

 

Ficar de olho nas métricas é essencial

 

Assim como em outras estratégias de marketing digital, é fundamental ficar de olho nas métricas geradas pelos links patrocinados. É por meio delas que você saberá quais termos estão gerando mais resultados, quais precisam ser ajustados, se o orçamento está sendo suficiente. 

É preciso ter em mente que essa estratégia precisa ser constantemente atualizada. Inclusive, para atender novas metas que possam surgir na empresa. 

O que você precisa saber antes de usar esse tipo de ferramenta

Quando se fala em links patrocinados, muita gente acha que é só escolher um termo e pagar qualquer valor pelo anúncio. E é justamente nesse tipo de situação que muitas marcas perdem dinheiro. 

Antes de começar a usar essa ferramenta, é importante avaliar alguns aspectos importantes. 

 

Custos 

 

Os links patrocinados estão diretamente ligados aos custos. Mas isso não quer dizer que as empresas com um orçamento reduzido não vão conseguir usar essa estratégia de modo eficiente. 

A diferença é que os resultados substâncias vão demorar um pouco mais para aparecerem. Além disso, é importante determinar as despesas com esse tipo de ferramenta, até mesmo para a empresa não sair do budget. 

 

Considere o tempo de retorno 

 

Se você deseja ter um retorno mais rápido, vai precisar investir mais. Como os links patrocinados funcionam por meio de um leilão, as marcas que conseguirem investir mais, terão um ranqueamento mais eficiente. 

 

Não realize estratégias pela metade

 

Um dos motivos para muitas empresas não conseguirem bons resultados com essa estratégia é que várias acham que o marketing digital funciona como mágica. Mas a verdade é que assim como outros aspectos de um empreendimento, ele precisa de um planejamento e metas concretas. 

 

Variedade de canais

 

Apesar do Google ser o principal canal de utilização dos links patrocinados, existem vários outros que precisam ser considerados. Só falando de mecanismos de busca, por exemplo, existe o Bing.

Por isso, antes de começar a investir nessa estratégia, entenda quais canais existem, e quais são os mais adequados para o seu público-alvo. 

 

Ter metas bem definidas é fundamental 

 

Mais um dos erros que acaba prejudicando a eficácia desse tipo de ferramenta de marketing digital é o fato de muitas marcas começarem a investir sem ter uma meta definida. Isso fará que você gaste dinheiro à toa, e não obtenha resultados realmente substanciais. 

Se você deseja usar os links patrocinados de forma realmente eficiente, precisa ter objetivos bem traçados. Por exemplo, eles serão usados para aumentar o seu alcance, ou, para divulgar um novo produto em específico. 

Com essas dicas, será mais fácil elaborar estratégias usando essa ferramenta. Tenha em mente que hoje, esse tipo de abordagem se tornou fundamental para qualquer marca.  

Conclusão  

Os Links Patrocinados são essenciais para quem deseja melhorar o alcance da própria marca. Mas, assim como qualquer outra estratégia de marketing, é necessário muito planejamento antes de colocar essa abordagem em prática.

Por isso, o ideal é procurar uma agência especializada no assunto. Assim, você poderá contar com profissionais que te ajudem a entender quais as melhores palavras-chaves para usar nessa estratégia. 

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Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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