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Mapa de calor: o que você precisa saber 

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O Mapa de Calor tem papel fundamental em qualquer estratégia de marketing digital. Isso porque, é por meio dele que você poderá entender mais a fundo a navegação dos usuários e assim fazer as melhorias necessárias em sua página. 

Quando você entende quais as áreas que chamam mais a atenção do público é possível reposicionar elementos no seu site ou blog, gerando mais resultados. 

Mas afinal, o que é Mapa de Calor?

O Mapa de Calor basicamente é uma ferramenta que mostra de forma visual quais são os pontos de maior atividade de uma página. Ou seja, ele mostra em quais locais os usuários concentram mais a atenção. 

Para fazer esse mapeamento, vários fatores são levados em consideração, tais como: rolagem de página, taxa de cliques e interações com o mouse. Com isso é possível saber quando os usuários interagiram com elementos como links e banners, e onde eles estavam.

Como funcionam as indicações? 

O Mapa de Calor utiliza um sistema de indicações baseado em cores. Ele é muito semelhante a metodologia usada na meteorologia. 

Áreas mais avermelhadas indicam que naqueles locais há maior volume de interações ou que o tempo de permanência é maior. 

O sistema vai do vermelho (que indica maior intensidade) até o azul (menor intensidade), passando por diferentes tons, como amarelo e verde. 

Mas além das indicações por cores, essa ferramenta também consegue identificar três tipos de interações. São elas: 

  • Mapa de cliques 

Basicamente nesse tipo de mapeamento é possível verificar quais são as áreas onde o usuário mais clica. Nesse caso são analisados links, mas também outros elementos, como banners, CTA’s e ícones.

  • Mapa de rolagem 

Outro tipo de interação que é mapeada é a rolagem da página. Aqui o principal objetivo é identificar até que ponto o usuário está lendo o conteúdo.

Com isso é possível definir, por exemplo, o tamanho de catálogos da sua loja virtual ou dos posts do seu blog. 

  • Mapa de movimentação (hover maps)

Por fim, mas não menos importante também existe o mapa de movimentação. Ele consegue mapear quais são os movimentos que o cursor do seu mouse faz pela tela.

Através dessa análise é possível identificar, por exemplo, se o usuário estava realmente interagindo com a tela. 

Como utilizar o Mapa de Calor dentro das suas estratégias de marketing digital? 

O Mapa de Calor é uma grande ferramenta para as estratégias de marketing digital. Afinal de contas, ele mostra exatamente quais os pontos de maior atenção para o usuário. 

Dessa maneira, é possível otimizar a organização da sua página de modo a aproveitar da melhor forma esses pontos, e, também, entender como os usuários se comportam. 

Além disso, esse recurso pode ser usado de outras formas nas suas ações, tais como:

  • Aumentar a taxa de conversão 

A conversão de um usuário depende de uma série de fatores. Basicamente ele precisa ser condicionado até cumprir a ação que você precisa. 

Nesse sentido o Mapa de Calor pode ser útil para identificar em quais locais inserir CTAs para assim ter uma taxa maior de conversão. 

  • Entenda quais os elementos e títulos que chamam mais a atenção 

Outra forma de utilizar essa ferramenta é para entender o que chama mais a atenção do seu usuário. Muitas vezes uma cor, ou até mesmo um termo, faz toda a diferença para reter a pessoa por mais tempo na sua página.

Ao mapear essas informações você poderá mudar o layout, identidade e abordagem do seu site de modo a obter mais resultados. 

  • Reduzir a taxa de rejeição 

Investir em ações para aumentar a taxa de conversão é fundamental em qualquer estratégia de marketing. Mas, reduzir o nível de rejeição do site é igualmente importante. 

Quando você entende o que faz um usuário deixar o seu site fica mais fácil modificar a página de modo a aumentar o índice de retenção. 

Como criar um mapa de calor? 

Tenha em mente que o mapa de calor é algo feito de forma automatizada. Ou seja, você precisará de uma ferramenta específica para obter essa representação gráfica. 

E abaixo nós vamos indicar algumas das mais utilizadas atualmente. 

  • Crazy Egg

Esse é um ótimo site para quem deseja realizar um mapeamento completo do blog, site ou loja virtual. Para usá-lo você precisará fazer um cadastro rápido, inserir a URL da página que deseja mapear e depois fornecer algumas informações do Google Analytics. 

A ferramenta é paga mas você pode usar uma versão trial que é válida por 30 dias. 

  • Mouseflow 

Outra excelente ferramenta para fazer o mapa de calor do seu site é a Mouseflow. O bacana dessa alternativa é que ela traz uma análise completa e também permite a realização de testes A/B. 

Inclusive, ela também permite o monitoramento entre transições de páginas. 

  • Hotjar

O Hotjar tem como grande diferencial os planos pagos e também gratuitos. Através dele você consegue monitorar todos os tipos de interações e até mesmo gravar sessões de usuários. 

Outra vantagem dessa ferramenta é que ela permite a realização de feedbacks para entender melhor os comportamentos dos seus usuários. 

  • Heatmap

O Heatmap é uma ferramenta gratuita que pode ser uma boa alternativa para quem está começando a monitorar a própria página.  Isso porque é possível acompanhar lojas virtuais, blogs e sites que tenham até um milhão de views por mês, mas sem pagar nada por isso. 

Outro grande diferencial é que ele permite o acompanhamento em tempo real. Além disso, você também pode analisar a taxa de conversão. Tudo isso em um único lugar. 

Essas são apenas algumas das ferramentas que você pode usar para obter o mapa de calor da sua página. O ideal é avaliar qual atende melhor as suas necessidades e investir! 

Ter essas informações fará toda a diferença nas suas estratégias de marketing digital. É através delas que será possível otimizar suas ações e assim garantir mais resultados.

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Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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