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Marketing para dentistas: como fazer o seu consultório ganhar mais destaque?

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Se você deseja atrair mais clientes, e ao mesmo tempo mostrar que o seu consultório é referência na área, é essencial saber como fazer marketing para dentistas. Existem várias estratégias digitais que você pode usar para aumentar o seu alcance. 

Desde investir no marketing de conteúdo para criar mais autoridade na web, até usar as redes sociais para se aproximar do seu público-alvo. Contudo, é importante ter em mente que para isso é necessário tomar vários cuidados. 

Isso porque, existe uma legislação específica para a divulgação de serviços de odontologia, que precisa ser seguida dentro da internet também. 

Qual a importância de investir em estratégias de marketing digital?

Hoje a grande maioria das pessoas pesquisa na web antes de procurar qualquer tipo de produto ou serviço. Segundo uma pesquisa da TNS Research, mais de 90% dos consumidores fazem isso. 

Além disso, boa parte também pesquisa por reviews e recomendações. Logo, ter uma presença consolidada na web é fundamental nos dias de hoje.

Apenas dessa maneira será possível alcançar o seu público-alvo de maneira mais assertiva, e, também, criar força dentro da web. Através das estratégias de marketing digital é possível: 

  • Atraia mais clientes para o seu consultório 

Por meio dessas ações, é possível aumentar o alcance do seu negócio, e ao mesmo tempo divulgar seus diferenciais, aumentando assim as chances de conversão. As antigas páginas amarelas hoje foram substituídas pelas web, e você precisa ter uma forte presença nela para alavancar o seu negócio.

  • Tenha mais alcance com menos investimento 

Mais um dos diferenciais desse tipo de estratégia é que você consegue ter um alcance muito maior, mas sem investir altos valores. Hoje, estratégias como Facebook ADS e Google Adwords se tornaram mais acessíveis. 

Além disso, existem outras técnicas dentro do marketing digital, como a produção de conteúdo segmentado, que também são mais acessíveis e que podem gerar retorno a médio e longo prazo. 

  • Saiba exatamente o perfil do seu público 

Outro grande diferencial dessa abordagem é que você tem mais facilidade para descobrir quem é o seu público-alvo. Existem várias ferramentas que avaliam os usuários que estão em contato com seu site, redes sociais e outros canais.

Dessa forma, você consegue saber exatamente com quem está falando, e, assim, aperfeiçoar suas ações, de modo que elas se tornem cada vez mais assertivas. Ou seja, é possível manter suas estratégias sempre aperfeiçoadas, gerando os melhores resultados para o seu consultório. 

Quais os cuidados que você precisa ter ao fazer marketing para dentistas 

Quando falamos de marketing para dentista, é importante conhecer a legislação que existe por trás dela. Isso porque, qualquer tipo de publicidade, anuncio ou estratégia de marketing da área de odontologia deve seguir o capítulo XIV do Código de Ética da área.

Além disso, essas ações de divulgação também preciso se adequar ao Artigo 7º da Lei 5.081/66, que regulamenta o exercício da Odontologia no Brasil.

Há também a Lei Federal 8.078/90, que dita o Código de Defesa do Consumidor. Um dos principais aspectos aqui é o fato que qualquer tipo de publicidade feita pelo dentista já é encarada como parte do contrato firmado com o paciente.

Isso quer dizer, por exemplo, que se você divulgar um resultado final nas redes sociais, o cliente pode cobrar o mesmo no caso dele. E, se por ventura suas demandas não forem atendidas, o profissional fica passível de processos e medidas disciplinares do Conselho Regional ou Federal.

Dentre as principais restrições dentro do marketing para dentistas estão: 

  • Anunciar qualquer tipo de tratamento ou técnica que não tenha sido comprovada cientificamente;
  • Divulgar valores e planos de pagamento para serviços odontológicos;
  • Expor publicamente outros profissionais;
  • É totalmente proibido sortear qualquer tipo de serviço odontológico por meio de concursos ou sorteios;
  • Anunciar qualquer tipo de serviço gratuito sendo que o seu consultório é particular;
  • Realização de diagnósticos via canais como Whatsapp e outros meios;

Como você pode perceber acima, existem vários cuidados que é necessário tomar ao fazer marketing para dentistas. Por isso, o ideal é sempre procurar por profissionais que possam auxiliar na elaboração de estratégias. 

Além disso, é preciso lembrar que, ao mesmo tempo que existem muitas restrições de práticas, há, também, obrigações específicas para profissionais que desejam utilizar estratégias de marketing digital. 

Por exemplo, no caso de pessoa jurídica, é obrigatório constar todas as informações do consultório em questão, como endereço, CNPJ além do CRM dos profissionais que atual no local. 

Então, para evitar dores de cabeça no futuro, e até mesmo processos judiciais, o ideal é realmente contratar alguém que entenda a fundo do assunto e possa dar todo o suporte necessário no desenvolvimento de estratégias. 

Dicas para fazer marketing digital 

Para te ajudar a criar boas estratégias de marketing digital, nós separamos algumas dicas. Confira!

  • Invista no marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para quem deseja criar autoridade na web. Ela se baseia, basicamente, na divulgação de conteúdos que possam otimizar a jornada  do cliente. 

Por meio desse tipo de abordagem é possível: 

  • Mostrar que o seu consultório é uma referência na web;
  • Retira dúvidas de clientes em potencial;
  • Aumentar a taxa de conversão no seu negócio;
  • Ampliar o alcance do seu negócio;
  • Estimular a fidelização de clientes e muito mais. 
  • Sempre peça avaliações de seus clientes

Como comentamos acima, a maioria dos consumidores busca por reviews, avaliações e depoimentos na web antes de buscar um serviço ou produto. Isso porque, eles querem saber justamente a opinião de outras pessoas, para sentirem mais segurança. 

Logo, uma boa estratégia de marketing para dentistas é solicitar que os seus pacientes postem depoimentos. Isso ajudará a fortalecer a confiança perante o seu público-alvo, e a criar mais credibilidade dentro da área. 

  • Procure uma agência especializada 

Por fim, a principal dica para quem deseja investir em estratégias de marketing digital é procurar uma agência especializada. Isso porque, apenas assim será possível desenvolver estratégias realmente assertivas. 

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Growth Hacker especialista em E-commerce, inbound e Branding. Idealizador do projeto e-commerce na Rock Content e com a carreira voltada para a inovação tendo atuado no GOV-MG, Sebrae e Bolt Brasil

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