fbpx
Marketing Digital

Mautic – O que é e para que serve

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

As empresas em geral têm buscado soluções que envolvam automação. Por isso, devido aos propósitos de negócio que esse tipo de ferramenta é capaz de proporcionar.

Por essa razão é que as ferramentas por automação de Marketing vem se destacando nos últimos tempos.  Inclusive, elas servem, sobretudo, para fazer com que processos manuais sejam feitos de forma automatizada, aumentando a aplicabilidade dos processos de vendas e marketing, elas têm se tornado um dos principais interesses de qualquer gestor de marketing e negócios.

Tais ferramentas sempre foram vendidas no tradicional modelo SaaS, em que o fornecedor do software é responsável por disponibilizar toda a estrutura necessária para o sistema e o usuário faz uso desse software  pagando um valor por ele, o que na maioria dos casos acarreta um custo alto. Logo, muitas vezes pode intimidar uma parte do público, justamente por isso, objetivando ampliar o público e atender pequenas, médias e grandes empresas, é que o Mautic foi pensado. Contudo, ela é primeira ferramenta Open Source e gratuita de Automação de Marketing.

Quer saber mais sobre o Mautic? Neste post falaremos sobre o que é e para que serve essa ferramenta. Confira.

O que é Mautic?

O Mautic foi fundado em 2014 por David Hurley, que objetivava democratizar o marketing para pequenas e médias empresas. Assim, a plataforma é a primeira de Automação de Marketing gratuita, que permite modificações e alinhamento conforme as necessidades dos usuários.

Ele foi criado para eliminar erros e aumentar a eficiência do marketing através de plataformas, como redes sociais, emails e websites e aumentar a produtividade, tudo através de um processo automatizado e em menor tempo.

Assim, Mautic é uma ferramenta gratuita de Automação de Marketing e Vendas, Open Source, ou seja código aberto, adaptável a diferentes fins como WordPress, Magento, Joomla, Linux, dentre outros.

O Mautic se destaca por oferecer gratuitamente:

  •       Gestão de Contatos;
  •       Gestão de Leads com Estágios;
  •       Segmentação de Contatos com filtros inteligentes;
  •       Campanhas de Automação de Marketing;
  •       Relatórios dinâmicos;
  •       Liberdade de escolha do SMTP para enviar e-mails;
  •       Permite o desenvolvimento de plugins para extender a plataforma;
  •       Criação de Formulários e Landing Pages;
  •       Comunicação Multicanal com E-mail, SMS, Notificações, etc.

 Para que serve?

Algumas das principais funções da Mautic.

Gerenciamento de leads

Com o Mautic você pode gerenciar os leads de maneira bem mais eficiente. Pois, a ferramenta reúne seus contatos em um único lugar, mas permite que sejam separados conforme sua estratégia. Possibilita todas as ações desde envio de e-mail a edição de campos de forma automatizada e, ainda, um registro de histórico completo das atividades do seu cliente.

Lead tracking 

Com o Mautic é possível rastrear todos os passos dos seus contatos. Isso porque o Mautic gera um código, parecido ao Google Analytics faz, para você inserir nas páginas do seu site.

Landing pages

Com o Mautic é possível que você produza landing pages de maneira simples e prática, por meio do clica e arrasta.

Lead nurturing

O mautic permite que você crie uma sequência de e-mails para serem disparados automaticamente para o seu banco de dados, com intuito de nutrir os leads e potencializar as chances de conversão.

Lead Scoring

Com o Mautic você tem um sistema de pontuação, que lhe permite qualificar os seus leads com base na interação deles. Isso auxilia na identificação dos clientes mais próximos da conversão.

Integração com as Mídias Sociais

As Mídias Sociais, em geral, são excelentes meios de manter você conectado aos seus leads e clientes potenciais. O Mautic auxilia você a abastecer e integrar às suas mídias sociais ou ferramentas de relacionamento com o cliente.

Gostou do post? Assine nosso newsletter e fique por dentro deste e outros assuntos interessantes.

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

1 Comentário

  1. Um dos melhores post de Mautic que já li. Muito bem detalhado. É incrível a quantidade absurdas de coisas que dá pra fazer no Mautic, uma vez ele sendo opensource.

    Com o intuito de ajudar na popularização do E-mail Marketing com Mautic, resolvemos criar um curso gratuito da ferramenta. Nele, vocês irão aprender como criar uma campanha de E-mail Marketing usando o Mautic: http://bit.ly/CursoMauticUdemy

    Para mais informações sobre nosso trabalho, acessem: https://autotic.com.br

Deixe um comentário

Pin It