fbpx
Marketing Digital

O que são vídeos nuggets?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Saber o que são vídeos nuggets é essencial para qualquer empreendedor que deseja que suas campanhas de ADS gerem uma taxa de conversão maior. Esse tipo de conteúdo se tornou uma febre em plataformas como Instagram e Facebook, por conta do nível de engajamento que geram.

Isso porque, eles conseguem estimular diferentes gatilhos mentais usados dentro do marketing digital. Desde o de autoridade até o de prova de ação!

Nesse artigo, além de mostrar o que são vídeos nuggets, também vamos dar algumas dicas para você implementar esse tipo de formato nas suas campanhas de ADS. Confira!

Mas afinal de contas, o que são vídeos nuggets?

Mas afinal, o que são vídeos nuggets? De forma simples, eles são minivídeos que são retirados de um conteúdo originalmente maior.

Ou seja, são pequenos spots, que conseguem mostrar a essência do conteúdo, servindo como uma espécie de isca. Como o usuário só terá acesso a uma parte do conteúdo, provavelmente ele irá clicar no link do vídeo, para conferir todos os detalhes.

Esse tipo de formato se tornou muito popular nas redes sociais. Principalmente no Instagram.

Como é possível trabalhar com diferentes gatilhos mentais nesse tipo de formato, é possível aumentar a taxa de conversão e o nível de engajamento entre os usuários.

Como usar os vídeos nuggets nas suas campanhas de ADS?

Agora que você já sabe o que são vídeos nuggets, deve estar se perguntando como usar eles nas suas campanhas de ADS. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas. Confira!

  • Análise e planejamento

Primeiramente, você deve analisar o conteúdo original e maior, para identificar qual parte pode ser usada como nugget. Muitos empreendedores escolhem um trecho sem analisar nada, o que é um erro.

Isso porque, o trecho escolhido precisa transmitir a essência do conteúdo, mas, deixando certa curiosidade para que o usuário clique para ver o conteúdo completo.

Uma vez que a análise é feita é a hora de planejar a publicação. Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, você precisa saber exatamente, quando, como e quando publicar o nugget, de modo que ele gere um bom nível de engajamento e taxa de conversão.

  • Faça os cortes

Provavelmente durante a etapa de análise e planejamento você irá identificar alguns trechos de relevância.

Abra o programa de edição de sua preferência, e comece a cortar esses trechos que você identificou.  Você deve cortar e separar apenas o que considerar realmente relevante,

Deixe de fora tudo que é considerado “desperdício”. Coisas como respiros, finais e inícios mais longos e outras coisas do gênero.

Lembre-se que o seu objetivo é criar um nugget atrativo, que gere engajamento/conversão e que seja compartilhável. Ou seja, que as pessoas tenham vontade de interagir e compartilhar.

  • Coloque informações em texto no nugget

Nas plataformas em que os nuggets geram mais resultados, os vídeos funcionam em autoplay do vídeo sem o áudio. Isso quer dizer que eles começam a rodar no smartphone, tablet ou computador da pessoa, sem qualquer som.

Logo, se você deixar o seu vídeo nugget apenas com imagens e sons, talvez a sua audiência não tenha o engajamento/conversão desejados. A melhor forma de lidar com isso é criando uma chamada headline.

Através desse tipo de informação textual, os usuários saberão que o conteúdo que está passando é relevante, e vão liberar o áudio do vídeo. Além disso, esse tipo de chamada também ajuda a melhorar o engajamento/conversão.

Além disso, na parte debaixo do seu nugget, também inclua legendas, de modo a facilitar o entendimento por parte de quem assiste. Muitas vezes a pessoa está em um ambiente onde não pode escutar o som do vídeo, ou, não quer aumentar o volume mesmo.

Colocando essas legendas na parte debaixo do conteúdo, será mais fácil para os usuários acompanharem o que o vídeo quer transmitir, mesmo sem som alguns.

A melhor forma de legendar é usando um programa de edição. Isso porque, no Facebook a função de legenda vem desativada de forma padrão, e o Instagram não tem esse tipo de recurso.

Na hora de colocar informações textuais no seu nugget, é importante que você se atente a alguns detalhes.

  • A cor da legenda não deve sumir na imagem de fundo, mas também não deve ficar berrante;
  • Cuidado para que o tamanho da fonte não fique grande demais, prejudicando a experiência visual do usuário;
  • Use fontes limpas e que sejam fáceis de ler em telas de dispositivos móveis.
  • Divulgando o seu nugget

Uma vez que você tenha editado os seus nuggets, é a hora de começar a divulga-los através de campanhas ADS. Atualmente, as duas principais plataformas que permitem esse tipo de conteúdo são o Facebook e Instagram.

As duas redes sociais tem um gerenciador de ADS, que vai te ajudar a acompanhar o desempenho do seu vídeo.  Com base nos resultados de cada nugget, você poderá criar novos ou até mesmo desenvolver outras estratégias de marketing digital.

É muito importante que antes da publicação você faça um mapeamento do seu público. Isso porque, dentro desasas plataformas você pode especificar para que tipo de usuário deseja que o conteúdo seja entregue.

Com base nesse mapeamento, você pode determinar o público do seu primeiro nugget e publicá-lo. Depois que ele tiver há algum tempo rodando, avalie as métricas para atualizar o seu mapeamento de público, mas, também seus próprios nuggets.

  • Dica bônus: pense no formato vertical

Uma coisa importante sobre esse formato é priorizar o formato vertical. A pesquisa TIC Domicílios 2017, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.Br), mostrou que o celular se tornou o principal periférico de acesso a internet.

Além disso, o Instagram (que é uma das principais ferramentas para vídeos desse gênero) funciona com conteúdos verticais. Por isso, sempre desenvolva seus nuggets priorizando o acesso via dispositivos móveis.

Agora que você sabe o que são vídeos nuggets, e como eles pode melhorar a taxa de conversão de suas campanhas, não deixe de investir nesse formato! Aproveite e deixe o seu comentário para batermos um papo sobre a estratégia!

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

2 Comentários

  1. Excelente artigo Edu! Eu mesmo utilizo Video Nuggets nos anúncios do nosso Robô de Video Nuggets e verifico frequentemente uma economia de mais de 90% no custo dos anúncios. O engraçado é que mudanças simples como as cores das headlines ou do fundo do vídeo fazem enorme diferença nos resultados. Parabéns pela iniciativa de falar sobre esse tema… Sucesso para vc!!!

Deixe um comentário

Pin It

Assine nossa newsletter

48.000 pessoas não podem estar enganadas.

Não enviamos SPAM. Seus dados estão seguros.