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Growth Hacking

Saiba tudo sobre a tendência Omnichannel

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Omnichannel é a uma tendência do mercado varejista que está bombando! E apesar dela ser constantemente confundida com o conceito de multicanais, ela traz uma proposta diferenciada. 

Isso porque ela não tem relação apenas com a quantidade de canais de venda que você usa. Mas, também, com a experiência que o consumidor tem!

Nesse post vamos explicar o que é Omnichannel, e como essa nova tendência pode ajudar e muito o seu negócio! 

O que é Omnichannel?

Muitos varejistas acham que Omnichannel é a mesma coisa que multicanais. Ou seja, vender em mais de um canal. 

Contudo, o que diferencia esse conceito é que ele engloba a experiência. Nesse caso, não basta apenas vender em diferentes locais, é necessário trabalhar de forma integrada.

E mais do que isso, é necessário manter uma experiência de compra de qualidade, em todos os canais. Seja através da venda na loja física, ou em um e-commerce.

Por exemplo, vamos supor que o cliente está no supermercado físico, mas não consegue encontrar um produto. Ele entra no e-commerce do empreendimento, e localiza aquilo que deseja. 

E na descrição do produto que é vendido de forma online, é possível encontrar a localização dele na unidade física. Esse é um tipo de experiência que já é utilizada em algumas redes.

O cliente consegue ter uma experiência de qualidade, independentemente do canal que está usando. E é justamente isso que faz do Omnichannel a tendência do momento no setor varejista.

Como a tendência Omnichannel pode ajudar o seu negócio? 

O Omnichannel pode trazer uma série de vantagens para o seu negócio. E entre elas estão: 

Foco na experiência do cliente

Sem sombra de dúvidas uma das maiores vantagens dessa estratégia e que vai ajudar diretamente no seu negócio é que o foco é totalmente no cliente. O seu consumidor poderá fazer a jornada de compra da forma que desejar, mas mantendo a experiência de qualidade. 

Ele poderá por exemplo, comprar um produto pela web, mas, retirar na loja física para não pagar o frete. Ou até mesmo reservar um produto pelo aplicativo da sua empresa, e ir provar e finalizar a compra na loja. 

São várias possibilidades que visam sempre o mesmo objetivo. Dar ao cliente a melhor experiência de compra possível. 

Ajuda a aumentar a base de clientes fidelizados

Mais um dos motivos do porque o Omnichannel pode ajudar e muito o seu negócio é que ele ajuda diretamente no aumento da sua base de clientes fidelizados. E isso faz toda a diferença para qualquer negócio. 

Isso porque, em média, uma empresa gasta de 5 a 7 vezes mais para conseguir um cliente novo, do que para fidelizar um antigo. Ou seja, é mais vantajoso focar nos consumidores que já compraram com a sua marca.

E o grande diferencial do Omnichannel é que os seus clientes poderão comprar de diferentes maneiras! Tenha em mente que os comportamentos de consumo têm mudado cada vez mais rápido. 

Se a cinco anos o mercado ainda dividia os consumidores em “aqueles que comprar pela web” e “aqueles que compram em lojas físicas” hoje isso já é ultrapassado. Atualmente as pessoas compram de todas as formas possíveis.

Aplicativo, telefone, Whatsapp, diretamente na loja física ou pela web. E quando você integra todos esses canais, mas mantendo a qualidade da experiência de compra, a tendência é que a sua base de consumidores aumente cada vez mais, e que você transforme eles em verdadeiros embaixadores do seu negócio. 

Redução de custos

Para muitos empreendedores, ter essa integração pode ser sinônimo de gastar muito dinheiro. Mas na verdade o Omnichannel proporciona uma redução de custos. 

A partir do momento que você passa a integrar canais, as despesas tendem diminuir. Isso porque você não precisar ter uma série de custos para manter meios de compras separados. 

Por exemplo, você pode ter um custo de compra de mercadorias inferior, pois você vai comprar em menores quantidades. E com isso a sua margem de lucro aumenta. 

Vamos supor que você tenha a possibilidade do cliente comprar pelo e-commerce, mas retirar diretamente na sua loja. Só nessa questão você já vai reduzir as despesas com transportadora. 

Outra alternativa seria trabalhar com apps de entrega para a região da sua loja física que são bem mais em conta do que os tradicionais serviços de transporte. Outra possibilidade é permitir que o cliente compre na loja física, mas pague de forma digital.

Isso também gera uma redução de custos em relação ao uso das tradicionais maquininhas de cartão. Enfim, são várias maneiras de você ter menos despesas no seu negócio.

Principalmente levando em conta que através do Omnichannel é possível fazer várias parcerias, como já acontece com os marketplaces.

Aumente as vendas

 E sem sombra de dúvidas uma das maiores vantagens do Omnichannel é que você pode aumentar as suas vendas. Quando você consegue integrar vários canais de vendas, mas mantendo a experiência e satisfação do cliente, é possível aumentar o faturamento.

Isso porque os consumidores passam a consumir de várias formas, e não apenas de uma. Sem contar que como essa tendência ajuda diretamente no fortalecimento da sua marca, você acaba atraindo cada vez mais shoppers. 

Conclusão 

Sem sombra de dúvidas a tendência Omnichannel é essencial para qualquer varejista que queira melhorar as vendas e ainda se fortalecer no mercado! Contudo, é importante ter uma estratégia sólida para colocar ela em prática.

Se você simplesmente sair agregando novos canais de vendas no seu portfólio, mas, sem focar na experiência do consumidor, pode acabar tendo efeito contrário no seu negócio. Você precisa investir em tecnologia para manter tudo integrado, e ainda precisará dar atenção para vários canais. 

Ou seja, é um grande desafio. 

Mas com um bom planejamento, e conhecendo a fundo as possibilidades que o seu negócio pode ter, ficará mais fácil tornar o Omnichannel uma realidade no seu negócio, e que gera excelentes resultados. 

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Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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