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Os 10 principais erros nas redes sociais e como evitar

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Você não consegue obter os resultados desejados no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn? Pois saiba que há grandes chances da sua marca estar cometendo alguns erros nas redes.

De acordo com a pesquisa Futuro do Varejo: Experiência de Compra Online, cerca de 54% dos entrevistados afirmaram que seguem suas marcas favoritas nas redes sociais. Além disso, mais de 81% dos consumidores afirmaram que leem comentários antes de tomar uma decisão de compra.

Ou seja, o modo como a sua empresa interage nas redes sociais pode impactar diretamente não só a imagem na web, mas também as vendas. E abaixo você confere alguns dos erros mais comuns ao utilizar essas plataformas, e como evitá-los. 

  1. Falta de planejamento

Postar por postar não dá resultados. Assim como a sua empresa precisa de um plano de negócios, os perfis precisam de um planejamento estratégico. 

É através dele que você saberá quais objetivos quer alcançar dentro das redes e de que forma isso será feito. 

Mas importante, esse planejamento precisa ser constantemente atualizado. Afinal de contas, conforme você for postando nas redes da marca perceberá preferências e comportamentos dos usuários que precisam ser levadas em consideração. 

  1. Linguagem inadequada

Esses é mais um dos erros nas redes sociais que você precisa evitar ao máximo. Para conseguir resultados é necessário se aproximar do público-alvo.

E isso só acontecerá usando uma linguagem que ele entenda. Além disso, é importante que ela seja positiva e respeitosa. 

É muito comum encontrar equipes dentro de empresas que não sabem lidar com a web. Logo, quando surge algum questionamento dos usuários, esses profissionais acabam dando respostas negativas que prejudicarão o seu negócio. 

Por isso mantenha a sua equipe treinada e entenda qual a linguagem do seu público. 

  1. Ausência de periodicidade

Se você deseja os perfis muito tempo sem conteúdo os usuários sentem que foram abandonados. E a reação é deixar de seguir. 

Periodicidade é fundamental para gerar resultados. 

E fazendo um planejamento você verá que será mais fácil estabelecer essas consistência, e assim garantir que os seus seguidores sempre tenham conteúdos. 

  1. Focar somente em produtos e serviços 

Sim, as redes sociais também podem servir como vitrines, mas quando elas se tornam apenas isso, a tendência é que os usuários também “fujam”.

É como se uma revista tivesse apenas propagandas, sem matérias e reportagens relevantes.

O ideal é intercalar propagandas com conteúdos que possam agregar algo para os usuários. Por exemplo, se o perfil é de um e-commerce de produtos para pet, além das mercadorias é possível postar dicas de cuidados com os animais domésticos.

O público gosta de ver conteúdos daquilo que gosta. 

  1. Não interagir

As redes sociais tem como um dos diferenciais o fato dos usuários poderem interagir com as marcas. Quando isso não acontece, a tendência é que as pessoas deixem de seguir as empresas. 

Afinal de contas, se elas estão seguindo é para obter algum tipo de retorno. 

Comentar, curtir e compartilhar é fundamental para criar essa proximidade com o seu público-alvo e estimular o engajamento. 

  1. Não ter um padrão

Pense nas redes sociais como uma extensão da sua identidade visual. Se você não mantém o padrão, fica difícil dos usuários criarem uma conexão da marca com o perfil. 

É preciso criar uma conexão o que a sua empresa representa e como ela se posiciona nas redes para que não haja “ruídos” na comunicação. Assim ficará mais fácil ter laços mais estreitos com o seu público, que realmente possam gerar os resultados esperados. 

  1. Não saber quais hashtags usar e quando

Uma das piores coisas para os usuários é ver linhas e mais linhas de hashtags. As vezes elas são tantas que ultrapassam a legenda em si.

Claro que elas precisam ser usadas, mas de forma adequada. Não adianta usar termos apenas por estarem na moda, mas que não tem qualquer relação com sua empresa. 

As hashtags precisam fortalecer a mensagem que você quer passar e a sua marca. 

  1. Focar em quantidade e não em qualidade

Muitas empresas postam de tudo e em grandes quantidades nas redes. No entanto, essa é uma prática que acaba minando seus resultados. 

Primeiramente porque os usuários podem não ver todos os conteúdos postados. E além disso as interações acabam sendo pulverizadas, fazendo que o engajamento se torne menor.

Por isso não pense apenas em quantidade, mas qualidade. Poste conteúdos que realmente cativem o seu público, e mantendo um cronograma adequado. 

  1. Usar a mesma mensagem em todos os canais

Esse é outro erro comum que geralmente acontece quando a empresa não tem uma equipe especializada para atender as redes sociais, ou quer “economizar” tempo/dinheiro. A mesma postagem é compartilhada em todos os perfis, sem qualquer tipo de alteração.

Isso é um problema pois cada plataforma funciona de uma maneira. E simplesmente espelhar conteúdos não vai gerar o engajamento esperado. 

O ideal é pensar em conteúdos específicos para cada uma das redes usadas pela sua empresa. Os seguidores no Instagram, por exemplo, não são os mesmos do LinkedIn. 

Então não fique repetindo postagens. 

 

  1. Acreditar que número de seguidores é sinônimo de conversão 

Claro que ter muitos seguidores é importante para ter mais alcance, mas focar apenas isso não vai gerar os resultados esperados. Muitos empreendedores, querendo um número grande de seguidores em pouco tempo, acabam investindo em compra de perfis, o que é totalmente prejudicial. 

Primeiramente porque esses perfis não significam nada para empresa, pois são pessoas que não fazem parte do público-alvo e que talvez nem existam. Mas além disso o próprio Instagram tem ferramentas para verificar contas que são apenas para “dar volume”. 

Se você deseja alcançar resultados nas redes sociais precisa pensar em engajamento e em geração de conteúdo. São esses dois fatores que irão ajudar a sua marca a ganhar autoridade, e aumentar o alcance. 

Então, agora que você já sabe quais são os principais erros nas redes sociais e como evitá-los, não deixe de colocar as dicas acima em prática. 

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Publicitário, artista, empreendedor por natureza, em busca do meu 1º unicórnio.

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