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Pantone: As cores do ano 2021

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A Pantone é uma referência mundial, todos já estão de olho nas cores 2021. Mercado da moda, publicidade, design, decoração, todos sempre ficam de olho nesse anúncio para saber quais serão as inspirações. 

Além disso, a Pantone tem relevância pelo seu sistema de classificação e controle de cores. É ela que faz a catalogação de todas as colorações, facilitando e muito a vida de quem trabalha com identidade visual. 

Afinal de contas, independentemente do tipo de material, dispositivo usado para desenvolvimento da arte ou até lotes de tinta, através do código de identificação é possível garantir total fidelidade aos tons originais. 

Quais são as cores 2021?

As cores 2021 da Pantone foram: Ultimate Gray (PANTONE 17-5104) e Illuminating (PANTONE 13-0647). Normalmente a empresa norte-americana indica apenas uma cor do ano. Mas para 2021 foram escolhidas duas justamente por tudo que 2020 representou. 

De acordo Leatrice Eiseman, diretora-executiva do Pantone Color Institute, foi muito claro durante os últimos 12 meses que mais do que nunca nós precisamos uns dos outros. E a melhor maneira de transmitir isso foi escolhendo dois tons que trazem qualidades únicas, e que juntos harmonizam perfeitamente. 

  • Ultimate Gray

Uma cor composta por elementos sólidos, a Ultimate Gray representa um poder eterno, e também muita resiliência. Segundo a diretora-executiva da Pantone, ela lembra a coloração de rochas e pedras que já resistem há milhões de anos na natureza.

E isso transmite muito bem uma das principais mudanças causadas em 2020. A habilidade de resistir e persistir. 

As marcas que optarem por esse tom irão transmitir uma imagem de segurança. Isso porque a Ultimate Gray mostra justamente que existe um porto seguro onde você pode se apegar, e que sempre estará a sua disposição.

  • Illuminating

Enquanto a primeira cor transmite essa aura de fortaleza, de algo sólido que perdura, a Illuminating foi inspirada na continuidade presente na natureza. 

Além disso, tradicionalmente tons amarelos são ligados a esperança e positividade. O que também está totalmente de acordo com 2021. 

Ao mesmo tempo que em 2020 nós passamos por uma grande transformação e tivemos que aprender a conviver com as mudanças, a virada de ano representará justamente um renascimento. 

Em conjunto essas duas cores harmonizam, demonstrando toda a trajetória dos últimos 12 meses, mas também o que se espera para o futuro que está tão próximo. 

Como é feita escolha da cor do ano? 

As cores 2021 da Pantone, assim como nos anos anteriores, não foram escolhidas ao acaso. Na verdade, há mais de 20 anos que a empresa norte-americana vem criando um processo de seleção detalhista, exige uma análise criteriosa de vários elementos.

Diversos aspectos e influências são analisadas antes que se chegue a uma conclusão, e dentre deles podemos citar:

  • Moda;
  • Design;
  • Novos artistas;
  • Destinos de viagens populares;
  • Plataformas de mídias sociais;
  • Texturas;
  • Tecnologias;
  • Materiais;
  • Condições socioeconômicas entre outros fatores. 

Além dessa análise de diversos aspectos, a Pantone também realiza reuniões secretas onde reúne representantes da área de padronização de cores do mundo todo para debater sobre a escolha.

Geralmente são dois dias de deliberações, palestras e discussões para que se tome uma decisão. Como dito anteriormente, nunca a escolha é feita ao acaso. 

Ela sempre se baseia no momento atual e em influências de grande relevância mundial, nos mais diversos aspectos. 

Mais do que uma simples cor, ela também representa uma reflexão para o mundo.

Qual a importância de conhecer as tendências em cores

A identidade visual é um aspecto importante qualquer negócio. Afinal de contas, as cores usadas na sua marca, juntamente com outros elementos visuais irão transmitir (de forma objetiva ou subjetiva), tudo o que o seu empreendimento deseja passar. 

Por isso que a área de psicologia das cores se aprofunda cada mais nos estudos das colorações. Elas conseguem representar sensações, sentimentos, ideais e emoções.

Mas para além da identidade visual, ficar de olho nas tendências das cores também é importante em vários aspectos, tais como: 

  • Inspiração para a sua marca

Vamos supor que você tenha um e-commerce de roupas ou utensílios domésticos. Conhecer as cores 2021 irá te proporcionar mais inspiração para a escolha de produtos do próximo ano. 

Afinal de contas, por serem tendências, com toda a certeza elas irão ditar o consumo dos mais diversos mercados. Desde a área de decoração até de moda. 

Com roda a certeza você verá essas cores presentes em grandes eventos, como a NYFW, Casa Cor e muitos outros. Elas estarão presentes nas decorações, roupas, produtos, materiais de escritório e tudo que se possa imaginar. 

Ou seja, ao aderir as cores 2021, sua marca estará diretamente ligada as tendências de todo o mundo. E claro que não podemos esquecer de toda a mensagem que há por traz desses tons, e que também é transmitida de forma subjetiva para os consumidores de modo geral. 

  • Uma reflexão para seu planejamento estratégico 

Como a Pantone gosta sempre de enfatizar a decisão da Cor do Ano, ou no caso de 2021, Cores do Ano, vai para além de definir uma tendência, mas propor uma reflexão. 

E isso também pode ser aplicado no seu negócio. As mensagens tramitadas através das cores poderão servir de base para a definição de estratégias de marketing, planos de ação e até mesmo metas para o seu negócio. 

  • Criação ou renovação de identidade

E claro que ficar de olho nessas tendências de cores é essencial para quem está criando uma identidade visual do zero, como também para empresas que estão passando por um processo de renovação. 

Além de serem tons que já estão nos holofotes de todo o mundo, o que consequentemente atrai uma atenção natural, eles podem te ajudar a transmitir muito sobre sua empresa. 

Claro que isso não quer dizer que a cada ano que passa você deva mudar sua identidade visual, mas é possível trazer essas tendências para sua palheta, ou até mesmo usá-las de inspiração para o marketing de conteúdo. 

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Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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