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Marketing Digital

Como utilizar o planejador de palavras – chave do Google ao seu favor

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Atualmente, qualquer empresa que deseja crescer e se manter no mercado, deve utilizar recursos do marketing digital para isso. Entre elas, as técnicas de SEO e os anúncios feitos a partir do Google Ads.

Esses anúncios, pagos, só vão ter realmente um bom resultado se você otimizar todo o processo a partir de técnicas de SEO para isso.

As técnicas de SEO são diversas, desde palavras de transição, tamanho do texto até as famosas palavras-chave.

A técnica de utilizar as palavras-chave corretamente, juntamente com outras técnicas de SEO, vai possibilitar o aumento orgânico de visitantes em seu site.

A escolha das palavras-chave têm um papel de extrema importância, por isso é importante planejar quais serão utilizadas, já que elas devem ter relação com seu produto / serviço do anúncio.

O planejador de palavras-chave pode te ajudar em tudo isso, mas você precisa saber como o utilizar da melhor forma.

Por isso em nosso artigo de hoje você vai conferir detalhes dessa ferramenta do Google.

Afinal, o que é o planejador de palavras-chave do Google?

A primeira coisa é entender do que se trata o planejador de palavras-chave do Google.

Estamos falando de uma ferramenta gratuita do Google Ads para anunciantes que estão começando ou já tem algum tipo de experiência com essa plataforma.

Podemos dizer que ele funciona como um laboratório para criar novas campanhas dentro dessa rede de pesquisa.

Ou seja, pode – se utilizar desse instrumento para pesquisas as palavras-chave e ver se o desempenho dentro de uma grande variedade delas, por exemplo.

O próprio nome da ferramenta nos ajuda a entender o seu funcionamento, já que ajuda anunciantes a escolher lances e orçamentos competitivos para serem utilizado dentro de campanhas.

Mas como usar a ferramenta de palavras – chave do Google?

Agora que você já entendeu o que é o planejador de palavras – chave do Google, é hora de aprender como essa ferramenta poderá ser utilizada ao seu favor.

  • Primeiramente, você deve ter uma conta do Google Ads, caso ainda não tenha, faça o cadastro, é algo bem simples;
  • Quando tiver sua conta ou se já tem cadastro, é hora de fazer o seu login corretamente;
  • No canto superior direito, há um ícone que diz ‘’ferramenta’’;
  • Depois, clique em ‘’planejamento’’;
  • A seguir, clique em ‘’planejador de palavras – chave’’;
  • Coloque um ou mais itens que deseja na caixa de pesquisa;
  • Clique no ‘’enter’’, depois de cada uma dessas opções:

1 – Você deve colocar palavras – chave ou frases que vão descrever aquilo que você está anunciando;

2 – você pode copiar a URL da sua página ou de algum outro site que tenha relação com o que você está anunciado.

Depois de escolher se vai colocar palavras – chave, frases ou uma URL, você vai precisar clicar em ‘’primeiros passos’’ para ver novas ideias de palavras – chave, bem como, o histórico de estatísticas, pesquisas mensais e informações sobre a concorrência.

O que você pode fazer com os resultados apresentado pelo planejador de palavras – chave?

Depois de aprender a fazer todo o processo você pode utilizar a página ‘’ideias de palavras – chave’’ para uma série de coisas, tais como:

  • Filtrar os resultados por texto da palavras – chave, ver os valores menores, os valores maiores, concorrência, taxa de impressão orgânica, parcela de impressões e por fim, pode até mesmo deletar palavras – chave que já existem na conta;
  • Você vai ter acesso ao lance sugerido para cada palavras – chave, uma ótima forma de determinar o seu orçamento;
  • Ver os dados de volume que a palavras – chave teve em diferentes períodos e momentos;
  • Fazer o download de ideias de palavras – chave;
  • Acrescentar palavras – chave ao seu plano para acessar previsões mais detalhadas, como, por localização, idioma ou mesmo configurações de rede.

Alguns truques que você precisa saber sobre o planejador de palavras – chave

Há ainda mais truques que podem ajudar na otimização das palavras – chave.

Como por exemplo, o conhecimento da sua persona, a primeira coisa para te ajudar ainda mais no uso dessa ferramenta é saber com quem você está lidando. Essa é uma forma de saber se a pessoa está visualizando seu anúncio no celular ou no computador, por exemplo.

Além disso, para evitar resultados de palavras que não tem relação nenhuma com a sua oferta, é possível incluir as palavras – chave negativas, sendo outra estratégia bem utilizada para alcançar ainda mais pessoas.

Você ainda pode agrupar as palavras – chave por tema, levando em conta a base de produtos ou de serviços. 

Porém, uma coisa que poucas pessoas citam mas é muito importante saber, é que o exagero de palavras – chave pode não te ajudar. Para realmente conseguir um resultado satisfatório o ideal é utilizar de 5 a 20 palavras pra cada grupo de anúncios.

Essa história de quanto mais palavras – chave melhor, é uma grande furada e não vai atingir o público do jeito que você deseja.

As variações das palavras – chave é outro ponto muito importante e pode ser considerado uma estratégia ‘’extra’’ para você conseguir os seus objetivos.

Se você colocar somente a correspondência exata das palavras – chave pode perder público por isso. As variações, como falta de acento, erro ortográfico ou mesmo plurais podem interferir o seu alcance.

Claro que para isso você deve estudar o público alvo, como foi mencionado, se a escolaridade de tal público for alta, essa é uma estratégia que você pode ‘’pular’’, por exemplo.

Fazer uso de letras em maiúscula ou em minúscula não vai interferir em nada no resultado final.

Por fim, é muito importante continuar investindo em um conteúdo relevante para o seu anúncio. Você pode fazer tudo isso que mencionamos com as palavras – chave, mas não vai conseguir alcançar seu público sem um conteúdo que realmente possa chamar atenção.

Juntando um bom conteúdo e nossas dicas de palavras – chave, temos certeza que seu anúncio será um sucesso e seu acesso vai aumentar de forma significativa.

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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