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Marketing Digital

Planejamento de marketing: comece 2020 com o pé direito

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Novo ano e novas metas, o planejamento de marketing é essencial para que 2020 seja proveitoso dentro da sua empresa. Conhecer as tendências de mercado, se planejar com datas, pensar em eventos comemorativos e mais, tudo isso faz parte do que chamamos de planejamento de marketing.

Muitas pessoas ainda não sabem como realizar esse planejamento de forma efetiva e por isso preparamos esse artigo completo para você. Confira.

Tendências de mercado para 2020 

Muitas tendências citadas já estavam em alta em 2019, mas os especialistas ainda ressaltam a importância de continuar investindo nessas estratégias.

    • Relacionamento: O relacionamento entre empresa e cliente (seja ela de qualquer segmento) continua sendo essencial, cada vez mais o cliente quer ver o lado humano da empresa, que muitas vezes se perde dentro da internet e das estratégias de marketing digital. Fortalecer o relacionamento com o cliente continua sendo o ponto chave do sucesso;
    • Conteúdo de áudio e vídeo: investir em vídeos e áudios entra com uma tendência ainda maior em 2020. Esse tipo de conteúdo é absorvido de forma mais fácil pelo cliente, mas além disso, toda a questão da humanização, de sentir que tem alguém do outro lado da tela, faz com que esse tipo de conteúdo seja ainda mais consumido;
    • Informações confiáveis e relevantes: Por fim, a tendência do mercado, mais do que nunca, é a checagem de informações passadas, ainda estamos na era de fake news, por isso o cliente / futuro cliente precisa confiar no que está lendo.

Calendário editorial: o que é e como criar

Dentro do planejamento de marketing o calendário editorial é de extrema importância, já que o mesmo funciona como um cronograma. Dentro do calendário editorial há datas de publicação, prazos para produzir o conteúdo, pautas e temas, palavras – chave, datas de lançamento, divulgação em redes sociais e mais.

Há grandes benefícios de um planejamento de marketing através do calendário editorial, como a melhora na frequência das publicações, um maior alinhamento entre o time de marketing, não repetir temas e nem palavras – chave, além de equilibrar como anda a produção dos conteúdos.

Criar um calendário editorial é muito fácil, conheça as dicas que preparamos para você.

  • Primeiro passo: Escolha uma ferramenta, como o Google Calendar, planilhas que podem ser compartilhadas no Google Drive ou outras;
  • Segundo passo: O segundo passo é definir a frequência da publicação, se há postagens todos os dias ou uma vez na semana. A escolha é importante e deve ser feita de acordo com o que a empresa consegue cumprir;
  • Terceiro passo: depois, é hora de definir a data da publicação, a hora da publicação, palavras – chave, se vai ter CTA e do lado o status, para que detalhes possa ser acompanhado pela equipe;
  • Quarto passo: é hora de escolher os canais que a divulgação do conteúdo será feita, por exemplo, e – mail marketing, facebook, instagram e afins;
  • Quinto passo: como o cronograma feito é hora de o manter atualizado, sem a devida atualização algo que veio para organizar, pode desorganizar mais ainda;
  • Sexto passo: por fim, esse calendário deve ser compartilhado com o time de marketing, para que todos tenham acesso a datas, temas e todos os detalhes.

Investimento em campanhas

Dentro do planejamento de marketing do novo ano, devemos também definir o investimento em campanhas e quais serão executadas durante o ano.

Definir campanhas é um processo longo e que envolve diversas coisas, como por exemplo, entender o que está acontecendo no mercado (o mercado de 2020 traz uma nova demanda, por exemplo), saber sobre o público alvo também é de extrema importância, bem como as metas e os objetivos que a empresa deseja atingir através daquela campanha.

Lembrando que essas metas devem ser temporais, realistas e ao mesmo tempo devem sempre visar o crescimento da empresa. Tão importante quanto definir essas metas, é conseguir acompanhar cada uma delas.

O planejamento financeiro deve ser organizado e atualizado para o novo ano, geralmente o valor é feito para o ano, mas há empresas que fazem isso de forma mensal, semestral, etc. O importante é que o planejamento funcione para sua empresa e que consiga ser cumprido, sem gastos extras.

Planejamento para as campanhas sazonais

As campanhas sazonais também fazem parte do planejamento de marketing e geralmente podem ser executadas logo no começo do ano, até mesmo dentro do calendário editorial.

Atualmente, independente do nicho da empresa, é importante focar nas diversas datas comemorativas e quando a data tem relação direta com o público alvo, essa campanha deve ser ainda mais elaborada.

Conhecer as tendências do mercado ajuda o planejamento de marketing para esse tipo de campanha, já que as mesmas podem ser utilizadas dentro do planejamento e da execução.

Ressaltando que o investimento em campanhas deve levar em consideração as campanhas sazonais, que podem demandar maiores investimentos financeiros, a depender do nicho da empresa.

De forma resumida, para começar o ano bem o planejamento de marketing é importante. A primeira coisa a ser feita é começar olhando as tendências do mercado para o ano em questão, como vimos, nem sempre é algo totalmente novo ou inovador, pode ser estratégias já existentes que ganham ainda mais espaço.

O calendário editorial é outro ponto que ajuda no planejamento de marketing e pode ser organizado conforme as necessidades de cada empresa, mas no geral, auxilia na organização e na produtividade, tendo como consequência um ganho maior.

Dentro das campanhas, além de planejar como executar e a verba que cada uma pode receber, devemos lembrar de colocar metas. Afinal, o que queremos produzindo aquela campanha? Mais clientes? mais lucro? Mais acessos? 

É importante que o mês de janeiro seja voltado para o planejamento de marketing, o sentimento de renovação e de novas ideias estimula e motiva os colaboradores, ajudando também no foco. 

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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