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Qual a diferença entre Alcance X Impressões do Instagram? 

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Depois que as curtidas sumiram, mensurar a relevância de postagens do Instagram ficou mais complexo. Mas, ainda existem métricas que podem te auxiliar nesse processo, é o caso do Alcance X Impressões

Esses dois termos são muito comuns entre quem trabalha com campanhas nas redes sociais, e que causam certa confusão. E nesse post, vamos mostrar qual a diferença entre eles, e a importância de cada um na hora de analisar suas estratégias. 

Diferenças entre Alcance X Impressões

Ambas as métricas são importantes na hora de analisar suas campanhas. Contudo, é importante entender o que cada uma representa. 

O alcance é o número de pessoas que visualizaram a sua publicação. Ou seja, ele representa a quantidade de usuários que efetivamente viu o que você postou. 

Já o número de impressões é a quantidade de vezes que o seu conteúdo foi visualizado. E é aqui que muita gente acaba fazendo confusão. 

Isso porque um conteúdo pode ser visualizado por um usuário múltiplas vezes. 

Por exemplo, se um usuário vê a sua postagem, isso contará apenas uma vez no alcance, mesmo que ele volte a ver em outro momento. Mas nas impressões não, se ele ver o seu post 10 vezes, todas elas serão contabilizadas. 

Qual a importância dessas métricas?

Muitos profissionais do marketing digital acabam deixando as impressões de lado por considerar essa métrica de vaidade. Mas a verdade é que esse indicador é tão importante quanto o alcance. 

Tudo depende da análise conjunta. 

Vamos supor que o objetivo da marca seja brand awareness. Ao analisar esses dois indicadores em conjunto, é possível ver se a postagem em questão teve uma boa entrega. 

Por exemplo, você desenvolveu uma campanha com foco em reconhecimento de marca e ela teve um número de impressões maior do que o alcance. Isso pode ser encarado positivamente, levando em conta o objetivo inicial. 

Isso porque, se as pessoas viram várias vezes a mesma postagem, a tendência é que ela se lembre mais da marca. Ou seja, mesmo que a estratégia não tenha alcançado um grande número de usuários, ela pode gerar bons resultados. 

Vamos para outro exemplo usando a métrica de impressões. Digamos que o objetivo é avaliar o engajamento dos usuários e verificar o nível de conversão. 

Nesse caso, uma boa alternativa é cruzar o número de impressões com a taxa de engajamento. Dessa maneira, você poderá identificar a média de vezes que um usuário precisa ver o seu post para que o objetivo de conversão seja atingido.

Como melhorar o alcance e as impressões no Instagram?

Agora que você já sabe a diferença entre Alcance X Impressões, vamos dar algumas dicas práticas para melhorar esses dois indicadores e assim obter mais resultados em suas estratégias. 

  • Produza conteúdo de qualidade

Os usuários sempre estão em busca de  conteúdo de qualidade, e de maneira constante. 

Pense sempre na dor dos seus seguidores, nas necessidades. As suas postagens estão realmente agregando algo para eles? Elas tiram dúvidas e esclarecem assuntos?

Quando o post é esclarecedor e enriquecedor, a tendência é que ele tenha um alto número de alcance e impressões. 

  • Use hashtags 

As hashtags são elementos muitas vezes deixados de lado, mas que são fundamentais para ampliar o alcance de suas postagens. Isso porque elas funcionam como centralizadores de conteúdo. 

E no caso do Instagram, onde as pessoas podem seguir esses termos, a relevância ainda maior. 

Basicamente, quando uma pessoa segue determinada hashtags ela é notificada quando algum novo conteúdo é postado usando o termo. Ou seja, usando as hashtags certas você pode atingir de maneira assertiva quem você realmente deseja.

E existem várias formas de descobrir os termos do momento, tais como: 

  • Analisar o reels;
  • Verificar o que os concorrentes estão usando;
  • Usar ferramentas como o Google Trends.
  • Não poste a qualquer hora

Sim, o horário em que você posta também pode interferir completamente nos seus resultados. Com toda a certeza o seu público deve ter um horário específico para olhar as postagens. 

Em alguns casos é logo pela manhã, em outros por volta da hora do almoço, e até mesmo no final da tarde. O horário pode variar conforme quem tem segue. 

Para saber quais são os melhores horários para fazer suas postagens, tudo o que você precisa fazer é acessar a aba Público, na opção Informações da sua conta. 

Lá é possível verificar o melhor horário a cada dia da semana. Dessa forma, será mais fácil definir um cronograma de postagens. 

  • Utilize todos os recursos que o Instagram te disponibiliza 

A cada ano que passa o Instagram acrescenta novos recursos em sua plataforma. E com isso, os algoritmos ganham novos elementos a serem analisados. 

Se você deseja ter bons resultados em suas estratégias, é fundamental utilizar todos os recursos que a rede social oferece. Afinal de contas, ela quer justamente ser utilizada de diferentes maneiras. 

Focar apenas nas postagens do feed não vai fazer que os resultados melhores. É necessário focar em diferentes frentes. 

Use o reels, poste stories, faça lives, crie conteúdos para o IGTV, quanto mais diverso melhor. 

  • Foque em conteúdos compartilháveis

Por fim, nossa última dica para melhorar o alcance e o número de impressões do seu Instagram é focar em conteúdos compartilháveis. 

Com essas postagens você conseguirá levar o conteúdo da sua marca para mais pessoas, e consequentemente atrair mais gente para o seu perfil. Ao contrário do Facebook, o Instagram não possui um indicador específico de compartilhamento. 

Se a pessoa repostar o seu post do feed ou stories, por exemplo, ele não será contabilizado nas métricas. No entanto, isso com certeza vai afetar as suas estratégias de maneira indireta. 

Até porque, o compartilhamento pode ser feito de outras formas, como o envio por direct. E nesse caso os indicadores irão contabilizar a visualização dos outros usuários. 

Então não deixe de criar conteúdos que sejam chamativos, interessantes e que despertem no usuário essa vontade de compartilhar a publicação com os amigos. 

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Growth Hacker especialista em E-commerce, inbound e Branding. Idealizador do projeto e-commerce na Rock Content e com a carreira voltada para a inovação tendo atuado no GOV-MG, Sebrae e Bolt Brasil

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