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Marketing Digital

Relatório do Google Adwords: saiba quais dados você deve analisar

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O Relatório do Google Adwords é uma ferramenta essencial para quem deseja levar suas campanhas ao sucesso. Isso porque, é por meio das métricas que ele apresenta que é possível identificar o desempenho das ações e estabelecer melhorias.

Acontece que com tantos dados a disposição, muita gente fica em dúvida sobre que métricas analisar. E é justamente sobre isso que vamos falar nesse post.

O que analisar no Relatório do Google Adwords?

Dentro do Relatório do Google Adwords, existem uma grande gama de métricas que podem ser analisadas. E dependendo do seu nicho de atuação, algumas podem ter mais relevância do que outras.

Contudo, alguns indicadores básicos precisam ser olhados de perto por qualquer empreendedor que deseja melhorar os resultados de suas campanhas. Confira abaixo alguns deles:

Palavras-chaves

Esse indicador mostra basicamente os dados de aquisição de usuários por meio de palavras-chaves pagas e orgânicas. É por meio dele que você consegue entender se as suas campanhas pagas estão gerando os resultados esperados, e se o trabalho de SEO está sendo realmente eficiente.

Além disso, é possível identificar que tipos de palavras-chaves geram maiores taxas de conversão. O que pode ser usado para o desenvolvimento de estratégias de vendas.

Custo por clique

Mais uma das métricas importantes no Relatório do Google Adwords é o custo por clique. Ele mostra quanto sua empresa precisa gastar para que o usuário clique na campanha.

Esse indicador é fundamental para controlar o orçamento voltado para Adwords. O ideal é que a CPC seja sempre pequena, o que aumenta automaticamente o retorno sobre investimento (ROI).

Basicamente quanto menor ela for, menos você irá gastar para obter os resultados desejados.

Frequência de exibição

A frequência de exibição é uma daquelas métricas que precisa de equilíbrio. Ela não pode ser alta nem baixa demais.

Ela informa a quantidade de vezes que um anúncio foi exibido para um usuário. Se ele foi exibido poucas vezes, pode ser ruim porque geralmente uma pessoa clica em uma publicidade depois de vê-la algumas vezes.

Mas, se ela for alta demais, pode estar prejudicando a sua campanha. Isso porque o excesso de exibição pode acabar comprometendo a qualidade da sua estratégia, e até mesmo a sua relevância dentro dos buscadores.

Isso ocorre porque muitos usuários, ao verem uma publicidade frequentemente, dão feedback negativo.

Links externos

Outro indicador super importante dentro do Relatório do Google Adwords é o de links externos. Ele mostra a relação completa de sites, apps, e-mails ou outros links externos que levam os usuários até a sua marca.

Esse também é um indicador que tem relação direta tanto com as campanhas como o trabalho de SEO. Isso porque, ele consegue mostrar tanto os canais com melhor ROI, e o desempenho dos conteúdos.

E cruzar essas informações pode te ajudar a elaborar estratégias mais assertivas.

Taxa de cliques

A taxa de cliques é uma das métricas mais básicas e fundamentais na hora de criar campanhas. Ela mostra o índice de atratividade de seus anúncios.

Ou seja, com base nela você pode ter uma noção de quanto suas estratégias estão sendo eficazes. Contudo, é importante não avaliar esse indicador sozinho.

Isso porque, você pode ter uma excelente margem de usuários clicando nas suas campanhas, mas que não são convertidos. Por conta disso é essencial analisar esse dado junto com a taxa de conversão e com o custo por clique.

Dessa forma você consegue ter um panorama mais completo sobre a eficiência.

Fluxo de usuários

Esse é um indicador importante para qualquer empreendedor que tenha um site, blog ou e-commerce. Ele mostra a navegação que os usuários fazem nessas páginas, ou seja quais as pages mais acessadas, os canais de entrada, as que geram abandono e outros tipos de informações.

É possível usar esse tipo de informação de diferentes formas. Por exemplo, um dono de e-commerce pode avaliar quais categorias de produtos geram um número maior de acesso.

Quem presta serviço pode verificar que página não está sendo eficiente e gerando a desistência do usuário.

Páginas de destino

Esse é um indicador do Relatório do Google Adwords diretamente ligado ao aspecto financeiro. Isso porque ele consegue mostrar quais as páginas que conseguem gerar taxas maiores de conversão.

Com base nesses dados você pode desenvolver estratégias de campanhas e de produção de conteúdo para redirecionar os usuários para esses espaços. Ou até mesmo analisar os elementos dessas páginas para tentar identificar o que faz que a conversão seja maior nelas.

Dessa maneira, você conseguirá padronizar a experiência do usuário, garantindo que as outras pages do seu e-commerce, blog ou site também tenham o mesmo nível de eficiência.

Growth Hacker especialista em E-commerce, inbound e Branding. Idealizador do projeto e-commerce na Rock Content e com a carreira voltada para a inovação tendo atuado no GOV-MG, Sebrae e Bolt Brasil

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