fbpx
Marketing Digital

Saiba quais tipos de post geram mais engajamento

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Uma dúvida recorrente entre marcas que investir em marketing digital é sobre quais posts que geram engajamento. Hoje as redes sociais têm grande impacto na imagem e nos resultados de qualquer negócio. 

Inclusive, uma pesquisa do Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado) mostrou que 41% das empresas que passaram investir em ações nessas plataformas tiveram uma melhoria nas vendas.  Além disso, é preciso ressaltar que estratégias assertivas também podem auxiliar no desenvolvimento da autoridade da sua marca no segmento. 

Contudo, não basta apenas postar com frequência e ter muitos seguidores. É preciso ter engajamento! 

É através dele que os algoritmos das redes sociais irão entender o quão relevante a sua marca é, e assim aumentar o alcance dela. Também é necessário ter em mente que o engajamento contribui para o fortalecimento da sua empresa na web, e até mesmo atrai mais pessoas para seus perfis. 

Existe uma grande variedade de posts que você pode postar nas suas redes  para aumentar o engajamento orgânico. E nós listamos abaixo alguns dos mais eficientes. Confira! 

  1. Bastidores da empresa

Mostrar o backstage é uma excelente forma de chamar a atenção dos usuários e mostrar a identidade da sua empresa. O público gosta dessa aproximação com a marca, pois sente que ela é mais humana, que não tem medo de mostrar como os bastidores funcionam.

Além disso, essa é ima excelente forma de valorizar o seu produto ou serviço, uma vez que você mostrará diretamente todo o trabalho por trás dele. 

Vamos supor por exemplo que você tenha um e-commerce de roupas de marcas locais. Uma boa dica de postagem de bastidores é mostrar a linha de produção das peças. 

Mostre todo o cuidado que a empresa tem para criar itens únicos, mas também valorizar os profissionais locais. Isso irá aproximar os usuários ainda mais da sua marca. 

Ainda dentro do modelo de bastidores também é possível postar: 

  • Fotos dos colaboradores (trabalhando ou até mesmo em datas comemorativas);
  • Processo logístico do seu empreendimento;
  • Infraestrutura;
  • Reformas, mudanças ou abertura de novas unidades entre outros
  1. Conteúdo técnico

Conteúdos técnicos são excelentes materiais informativos. É muito comum que as pessoas tenham dúvidas em relação aos produtos, serviços ou até mesmo do mercado onde a empresa está inserida. 

Logo, fazer postagens mais aprofundadas pode ajudar e muito a esclarecer as dúvidas do público. 

Além disso, esse tipo de postagem também irá ajudar a sua marca a criar mais autoridade dentro do nicho de atuação, o que também irá contribuir para o fortalecimento da sua identidade dentro da web.  

  1. Memes e Gifs

Se tem uma coisa que bomba na internet são conteúdos cômicos. Então claro que memes e Gifs fazem muito sucesso nas redes sociais. 

E o bacana desse tipo de conteúdo é que você consegue gerar uma aproximação mais informal com os clientes. Além disso é muito fácil adaptar esses conteúdos para o nicho do seu negócio. 

Inclusive nós já vimos vários cases de sucesso utilizando memes, gifs e vídeos virais. 

O McDonald’s, por exemplo, fez uma excelente ação em 2018 para promover o #FestivalCheddar. A Magalu também utiliza dessa estratégia frequentemente em suas redes sociais, principalmente no twitter.

Então vale à pena investir nesse tipo de conteúdo e adaptar memes, gifs e vídeos virais para o segmento da sua empresa. Além de gerar engajamento com certeza você vai se aproximar mais do público. 

  1. Mensagem Motivacional 

Muitos empreendedores esquecem que os usuários das redes sociais são pessoas. Logo, a tendência é que eles tenham mais interesse por mensagens de tom humano, empático e motivacional. 

Por isso os posts motivacionais são excelentes alternativas para gerar engajamento. Boa parte dos usuários vê o Facebook e principalmente o Instagram como locais para se espelharem e se sentirem motivados. 

Consequentemente, eles buscam postagens e perfis que possa transmitir mensagens positivas. 

Então nossa dica é investir também em mensagens em tom motivacional. Mas aqui é importante alinhar o tom usado pela sua empresa ao esperado pelo público. 

Caso contrário você corre o risco que a postagem acabe com um visual artificial. O mesmo vale para quando a sua empresa fazer postagens em relação a movimentos, campanhas e ações sociais. 

Não basta simplesmente usar palavras bonitas e cores da campanha. É preciso realmente transmitir que o seu negócio está alinhado com o pensamento demonstrado no post. 

  1. Depoimento de cliente

Esse é mais um dos posts que geram engajamento nas redes sociais com facilidade. E existem alguns motivos por trás desses resultados. 

Primeiramente, ao postar a fala de algum consumidor satisfeito, você está valorizando diretamente quem adquiriu um produto ou serviço. Com isso, é possível atrair os seguidores da rede do cliente que fez o depoimento. 

Além disso, esse tipo de post também ativa um poderoso gatilho mental, que é o de prova social. Basicamente esse gatilho desperta a confiança das pessoas através de provas sobre determinados produtos. 

E essa prática é utilizada de várias maneiras na web. Tanto nas redes sociais como em lojas virtuais e em aplicativos. Por exemplo, a pessoa vai pedir uma comida no app de delivery e olha os comentários. 

Se ela vê que o restaurante tem boas recomendações, a tendência é que ela confie na opinião dos outros clientes e faça o pedido. Agora, se as avaliações são ruins, provavelmente ela não vai se arriscar. 

O mesmo acontece nas redes. Quando os usuários veem depoimentos de clientes no Facebook e Instagram, por exemplo, a tendência é que eles passem a dar um voto de confiança para a marca. 

Esses são alguns exemplos de posts que geram engajamento nas redes sociais e que podem ser excelentes opções para sua estratégia de marketing digital. Contudo é importante ressaltar que o nível de engajamento também depende de outros fatores. 

O ideal é sempre realizar testes com diferentes formatos para saber o que o seu público tem mais interesse. Além disso, é importante avaliar também periodicidade, horário de postagem e outros fatores para então definir o seu cronograma. 

Quer mais dicas para melhorar suas estratégias de marketing digital? Então não deixe de assinar a nossa newsletter. 

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

Deixe um comentário

Pin It