Com o aumento dos ataques cibernéticos, em uma era de dados locais e em armazenamento em nuvem, cada vez mais as pessoas e empresas têm buscado alternativas para manter computadores protegidos. E atualmente existem várias opções disponíveis no mercado para quem deseja se proteger, como é o caso do Windows Defender.
Ele chegou no mercado em dezembro de 2004, quando a Microsoft adquiriu a empresa GIANT. Na época ele era chamado de Microsoft Antispyware.
E desde o seu lançamento ele vem ganhando cada vez mais popularidade.
Quais os diferenciais do Windows Defender?
Você provavelmente já deve ter visto vários softwares de proteção para computadores no mercado. Mas o Windows Defender oferece alguns diferenciais que chamam a atenção de quem busca uma solução de segurança mais robusta.
Bom, uma das grandes vantagens é que esse antivírus já vem instalado com o sistema operacional Windows 10. Logo, não é necessário baixar nenhum arquivo ou até mesmo pagar assinatura para utilizar os serviços de proteção.
Além disso, esse antivírus oferece proteção de última geração. Entre seus diferenciais estão:
- Machine Learning;
- Análise de grandes dimensões;
- Pesquisa sobre resistência a ameaças mais profunda;
- Infraestrutura de nuvem da Microsoft para proteger dispositivos;
- Verificação contínua com monitoramento de comportamento de arquivo e processo;
- Proteção em tempo real contra vírus e malware em e-mails ou em sites da Internet e muito mais.
Essa ferramenta consegue proteger o usuário em diversos níveis. Por exemplo, o software detecta e bloqueia aplicativos considerados inseguros. Além disso, as varreduras no sistema são feitas automaticamente e em segundo plano.
O Windows Defender também inclui a proteção fornecida na nuvem, que detecta até mesmo ameaças novas e emergentes, como os ataques por ransomware. Com isso, é possível ter mais tranquilidade ao navegar pela web, mas também ao armazenar e acessar arquivos.
O Windows defender é a melhor alternativa para proteger o seu computador?
A Microsoft tem investido consideravelmente para tornar o Windows mais seguro para os seus usuários e o Windows Defender antivírus faz parte desse processo. Mas, para determinar se essa é a melhor alternativa de proteção, você precisa analisar quais são suas necessidades, assim como na hora de investir em qualquer outra solução tecnológica.
O software faz rápidas consultas ao banco de dados da Microsoft e se encontrar algum vírus que já foi identificado em outro computador, logo será deletado ou colocado em quarentena. E, caso seja desconhecido, o software analisará o comportamento do arquivo e se entender que esse arquivo apresenta riscos, ele irá alertar o usuário.
Contudo, é preciso levar em consideração que durante a execução de funções do antivírus, o software acaba deixando o computador mais lento, o que pode atrapalhar o usuário. Além disso, não podemos esquecer que ele é uma ferramenta com foco em uso doméstico.
Ou seja, empresas que estão alinhadas às tendências, geram grandes volumes de dados e que precisam lidar com dados sensíveis, devem procurar por soluções mais robustas que possam oferecer proteção de ponta a ponta e até mesmo recursos adicionais, como criptografia.
Então nossa dica é que essa pode ser uma ótima alternativa para uso domésticos ou para empreendimentos de pequeno porte. Mas se você quer proteção de ponta para sua empresa, vale a pena verificar as soluções de segurança corporativa disponíveis no mercado.
Quer saber mais sobre as inovações e tendências que podem ajudar a alavancar os seus resultados? Então não deixe de acompanhar a Jazz no Facebook e no Instagram.