fbpx
E-commerce

Transformação Digital: descubra o que ninguém te contou sobre o assunto

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A transformação digital vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. E com a pandemia, muitas empresas acabaram acelerando esse processo de “virada”.

Basicamente ela consiste na utilização de tecnologias para resolver problemas tradicionais dentro de empresas. Desde baixa produtividade até falta de presença online.

E investir nesse tipo de modernização pode trazer uma série de benefícios para sua marca, principalmente em relação a divulgação, identidade e autoridade! 

Por que investir em transformação digital? 

A transformação digital é uma mudança estrutural que pode agregar uma série de benefícios para o seu negócio, tais como: 

  • Aumentar o alcance de pessoas atingidas pela sua marca;
  • Estreitar o relacionamento com o cliente;
  • Melhorar a autoridade do seu negócio dentro do nicho de atuação;
  • Otimizar a jornada de compra do cliente;
  • Aumentar as vendas;
  • Fortalecer a identidade da empresa.

Ou seja, essa modernização e reestruturação pode alavancar ainda mais seus negócios, fazendo que a sua marca ganhe mais força perante a nova geração de consumidores.

No entanto, é importante ressaltar que esse processo não envolve apenas investir em softwares e computadores novos, bem como ter apenas uma fanpage. Na verdade, ele engloba todos os setores do seu negócio, desde o TI até o marketing. 

Além disso, vale ressaltar que a transformação pode ocorrer em diversos aspectos. Desde o modo como a sua marca divulga os produtos e serviços, até os canais de relacionamento que ela utiliza para ter contato com os clientes. 

Como usar a transformação digital para sair da divulgação offline/tradicional e migrar para o marketing digital? 

Um dos aspectos que muitas empresas sentem dificuldades em se modernizar é em relação a divulgação. Muitas ainda se prender a abordagens e ações totalmente offline e tradicionais, como carros de som, anúncios em mídia impressa e outdoor.

No entanto, com o advento da Era Digital esses meios perderam muito espaço. E alguns dados mostram como hoje as marcas precisam focar no marketing digital. 

Por exemplo, de acordo com uma pesquisa da HubSpot, 54% dos consumidores desejam ver mais conteúdos das marcas que consomem. Além disso, 51% dos usuários de smartphone afirmam que já descobriram um novo produto ou marca ao fazerem uma pesquisa na web.

Ou seja, a transformação digital é essencial para garantir a competividade HOJE, e não mais no futuro. E para ajudar a sua empresa nesse processo, nós separamos um passo a passo. Confira! 

 

  1. Criar perfis nas redes sociais 

Bom, o primeiro passo é criar perfis da sua empresa nas principais redes sociais. Hoje essas plataformas deixaram de ser apenas canais de socialização e entretenimento.

Elas também são poderosos espaços de relacionamento com o cliente e de vendas. Logo, sua empresa precisa marcar presença digital nesses locais. 

Atualmente o Facebook e Instagram são as redes dominantes. Mas dependendo do seu nicho de atuação existem outras opções também interessantes, como, por exemplo o LinkedIn e o próprio Youtube. 

E existem alguns dados interessantes que mostram a relevância das empresas terem perfis nas redes sociais. De acordo com uma pesquisa do Instituto QualiBest, cerca de 62% dos entrevistados afirmou que já comprou algo através das redes sociais. 

Mas, aqui é importante deixar claro que não basta ter esses perfis e simplesmente deixá-los abandonados ou transformá-los em apenas propaganda. Os consumidores querem consumir conteúdos da marca que agreguem informação à eles.

Eles querem tirar dúvidas, ver reviews, saber se a empresa é de confiança entre outras coisas. Por isso, além de criar é essencial elaborar uma boa estratégia de conteúdo. 

  1. Criar um site 

Se você ainda não tem um site da sua empresa, saiba que o seu negócio já está atrás da concorrência. Ter uma página na web é um dos princípios básicos da transformação digital

Afinal de contas, é nesse portal que você poderá disponibilizar um grande volume de informações do seu negócio. Desde a história do empreendimento até quais são as novidades. 

Além disso, o site tem grande importância para o ranqueamento no Google. Se ele tem um bom SEO, conteúdos de qualidade e uma boa quantidade de acessos, a tendência é que apareça entre os primeiros resultados do buscador.

E com isso sua empresa ganhará ainda mais alcance dentro da web.  

Contudo, é preciso muita atenção e cuidado no desenvolvimento de um site para o seu negócio. Isso porque, ele precisa atender vários requisitos de usabilidade, otimização e responsividade para obter um bom ranqueamento e gerar uma experiência de navegação agradável. 

  1. Investir em anúncios 

Quando falamos de transformação digital, e principalmente de marketing digital, estratégias orgânicas sempre andam ao lado das pagas. 

E porquê? Basicamente elas funcionam de forma complementar. 

Ao investir em anúncios, inclusive de conteúdos postados nas redes sociais e seu site, você terá um alcance muito maior que organicamente. Além disso, as ferramentas de impulsionamento, como Facebook ADS e Google ADS oferecem algo indispensável para o seu negócio, as métricas. 

Através desses indicadores você poderá conhecer mais à fundo os seus consumidores, bem como que tipo de ações geram mais resultados. E esses dados poderão ser usados para melhores as suas estratégias, tornando elas mais assertivas. 

 

  1. Contratar profissionais de marketing

Esse é o passo mais importante para a sua transformação digital. Tenha em mente que a todo momento novas tendências e ferramentas de marketing digital surgem dentro do mercado e podem ajudar o seu negócio a potencializar o seu negócio.

Contudo, utilizá-las sem a expertise necessária fará que a sua empresa apenas gaste dinheiro sem obter os resultados desejados. Ao contratar profissionais de marketing qualificados você terá a garantia de contar com todo o know-how que o seu empreendimento precisa para sair do offline e ganhar presença no online. 

Além disso, você não precisará investir tempo, dinheiro e mão de obra do seu negócio para garantir estratégias assertivas. Você poderá focar na sua atividade primaria e deixar todo o processo de transformação para quem realmente entende do assunto e que pode te ajudar. 

Que tal receber mais dicas para ajudar a sua empresa e se destacar dentro da web? Assine nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão. 

Publicitário, artista, empreendedor por natureza, em busca do meu 1º unicórnio.

Deixe um comentário

Pin It

Assine nossa newsletter

48.000 pessoas não podem estar enganadas.

Não enviamos SPAM. Seus dados estão seguros.