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Transformação Digital: descubra o que ninguém te contou sobre o assunto

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A transformação digital vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. E com a pandemia, muitas empresas acabaram acelerando esse processo de “virada”.

Basicamente ela consiste na utilização de tecnologias para resolver problemas tradicionais dentro de empresas. Desde baixa produtividade até falta de presença online.

E investir nesse tipo de modernização pode trazer uma série de benefícios para sua marca, principalmente em relação a divulgação, identidade e autoridade! 

Por que investir em transformação digital? 

A transformação digital é uma mudança estrutural que pode agregar uma série de benefícios para o seu negócio, tais como: 

  • Aumentar o alcance de pessoas atingidas pela sua marca;
  • Estreitar o relacionamento com o cliente;
  • Melhorar a autoridade do seu negócio dentro do nicho de atuação;
  • Otimizar a jornada de compra do cliente;
  • Aumentar as vendas;
  • Fortalecer a identidade da empresa.

Ou seja, essa modernização e reestruturação pode alavancar ainda mais seus negócios, fazendo que a sua marca ganhe mais força perante a nova geração de consumidores.

No entanto, é importante ressaltar que esse processo não envolve apenas investir em softwares e computadores novos, bem como ter apenas uma fanpage. Na verdade, ele engloba todos os setores do seu negócio, desde o TI até o marketing. 

Além disso, vale ressaltar que a transformação pode ocorrer em diversos aspectos. Desde o modo como a sua marca divulga os produtos e serviços, até os canais de relacionamento que ela utiliza para ter contato com os clientes. 

Como usar a transformação digital para sair da divulgação offline/tradicional e migrar para o marketing digital? 

Um dos aspectos que muitas empresas sentem dificuldades em se modernizar é em relação a divulgação. Muitas ainda se prender a abordagens e ações totalmente offline e tradicionais, como carros de som, anúncios em mídia impressa e outdoor.

No entanto, com o advento da Era Digital esses meios perderam muito espaço. E alguns dados mostram como hoje as marcas precisam focar no marketing digital. 

Por exemplo, de acordo com uma pesquisa da HubSpot, 54% dos consumidores desejam ver mais conteúdos das marcas que consomem. Além disso, 51% dos usuários de smartphone afirmam que já descobriram um novo produto ou marca ao fazerem uma pesquisa na web.

Ou seja, a transformação digital é essencial para garantir a competividade HOJE, e não mais no futuro. E para ajudar a sua empresa nesse processo, nós separamos um passo a passo. Confira! 

 

  1. Criar perfis nas redes sociais 

Bom, o primeiro passo é criar perfis da sua empresa nas principais redes sociais. Hoje essas plataformas deixaram de ser apenas canais de socialização e entretenimento.

Elas também são poderosos espaços de relacionamento com o cliente e de vendas. Logo, sua empresa precisa marcar presença digital nesses locais. 

Atualmente o Facebook e Instagram são as redes dominantes. Mas dependendo do seu nicho de atuação existem outras opções também interessantes, como, por exemplo o LinkedIn e o próprio Youtube. 

E existem alguns dados interessantes que mostram a relevância das empresas terem perfis nas redes sociais. De acordo com uma pesquisa do Instituto QualiBest, cerca de 62% dos entrevistados afirmou que já comprou algo através das redes sociais. 

Mas, aqui é importante deixar claro que não basta ter esses perfis e simplesmente deixá-los abandonados ou transformá-los em apenas propaganda. Os consumidores querem consumir conteúdos da marca que agreguem informação à eles.

Eles querem tirar dúvidas, ver reviews, saber se a empresa é de confiança entre outras coisas. Por isso, além de criar é essencial elaborar uma boa estratégia de conteúdo. 

  1. Criar um site 

Se você ainda não tem um site da sua empresa, saiba que o seu negócio já está atrás da concorrência. Ter uma página na web é um dos princípios básicos da transformação digital

Afinal de contas, é nesse portal que você poderá disponibilizar um grande volume de informações do seu negócio. Desde a história do empreendimento até quais são as novidades. 

Além disso, o site tem grande importância para o ranqueamento no Google. Se ele tem um bom SEO, conteúdos de qualidade e uma boa quantidade de acessos, a tendência é que apareça entre os primeiros resultados do buscador.

E com isso sua empresa ganhará ainda mais alcance dentro da web.  

Contudo, é preciso muita atenção e cuidado no desenvolvimento de um site para o seu negócio. Isso porque, ele precisa atender vários requisitos de usabilidade, otimização e responsividade para obter um bom ranqueamento e gerar uma experiência de navegação agradável. 

  1. Investir em anúncios 

Quando falamos de transformação digital, e principalmente de marketing digital, estratégias orgânicas sempre andam ao lado das pagas. 

E porquê? Basicamente elas funcionam de forma complementar. 

Ao investir em anúncios, inclusive de conteúdos postados nas redes sociais e seu site, você terá um alcance muito maior que organicamente. Além disso, as ferramentas de impulsionamento, como Facebook ADS e Google ADS oferecem algo indispensável para o seu negócio, as métricas. 

Através desses indicadores você poderá conhecer mais à fundo os seus consumidores, bem como que tipo de ações geram mais resultados. E esses dados poderão ser usados para melhores as suas estratégias, tornando elas mais assertivas. 

 

  1. Contratar profissionais de marketing

Esse é o passo mais importante para a sua transformação digital. Tenha em mente que a todo momento novas tendências e ferramentas de marketing digital surgem dentro do mercado e podem ajudar o seu negócio a potencializar o seu negócio.

Contudo, utilizá-las sem a expertise necessária fará que a sua empresa apenas gaste dinheiro sem obter os resultados desejados. Ao contratar profissionais de marketing qualificados você terá a garantia de contar com todo o know-how que o seu empreendimento precisa para sair do offline e ganhar presença no online. 

Além disso, você não precisará investir tempo, dinheiro e mão de obra do seu negócio para garantir estratégias assertivas. Você poderá focar na sua atividade primaria e deixar todo o processo de transformação para quem realmente entende do assunto e que pode te ajudar. 

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Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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