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WordPress ou Wix: Quem ganha essa batalha?

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Na hora de ter um site ou blog, é comum se perguntar qual o melhor WordPress ou Wix. Esses dois gerenciadores de conteúdo são considerados os principais do mercado.

Isso porque eles oferecem recursos essenciais não apenas para a parte estrutural da sua página da web, mas para monitoramento de marketing. Mas é claro que dentre eles existe uma alternativa que se destaca. E é o que vamos mostrar ao longo desse texto. 

Principais diferenças

Antes de falarmos sobre qual a melhor opção, WordPress ou Wix, é importante explicar as diferenças desses dois gerenciadores de conteúdo. 

WIX

Em sua essência o WIX é um construtor de sites. Por isso ele é amplamente indicado por quem deseja ter uma página na web, mas sem quebrar a cabeça com programação.

Um dos grandes diferenciais dessa ferramenta é a seu layout intuitivo. Não é à toa que geralmente pessoas leigas ou iniciantes buscam essa opção na hora de criar um site, blog ou e-commerce. 

Mas, essa ferramenta também possui as suas limitações, o que pode ser bem prejudicial para quem deseja liberdade de desenvolvimento. 

  • Nem todos os templates são responsivos;
  • Poucos plugins em comparação ao WordPress;
  • Permite apenas algumas alterações de CSS;
  • Não permite um bom trabalho de SEO.

WordPress

Aqui antes de começarmos a falar sobre os diferenciais do WordPress é importante deixar claro que existem duas versões. 

O WordPress.com é uma versão simplificada muito semelhante ao WIX. Ela também é voltada para quem deseja uma solução rápida e sem muitos recursos profissionais. 

Já o WordPress.org, que é a versão que vamos falar aqui, é uma plataforma de código aberto (open source) que possui a maior comunidade de colaboradores do mundo. 

Assim como outros gerenciadores de conteúdo, essa opção pode ser usada por quem não tem um amplo conhecimento em programação. No entanto, é sempre recomendado ter um profissional da área para ajudar em toda a configuração da ferramenta. 

Uma das grandes vantagens dessa alternativa que torna ela tão popular é a grande gama de plugins. Eles trazem uma série de recursos adicionais para o seu site, mas de maneira prática.

Além disso, em questão de SEO não há nenhum gerenciador de conteúdo que chegue ao patamar do WordPress. Isso porque a ferramenta permite tanto a otimização de páginas, como de imagens, vídeos e até mesmo posts de blogs. 

Ou seja, se você quer ranquear entre as primeiras posições do Google com mais rapidez, o WP vai te ajudar. 

Mas afinal, qual o melhor WordPress ou Wix? 

Bom, agora que você sabe quais os diferenciais de cada ferramenta, fica fácil saber qual a melhor opção entre WordPress ou Wix.

O WP é uma ferramenta mais completa, mas que também mantém o layout intuitivo. Além disso, essa opção traz uma série de outras vantagens, tais como: 

  • Personalização 

Com esse gerenciador de conteúdos você consegue personalizar praticamente tudo no seu site, e sem necessariamente conhecer o mundo da programação a fundo. Isso porque há uma infinidade de templates que podem ser instalados, assim como plugins para trazer novos recursos. 

Inclusive, há uma grande gama de opções responsivas para você garantir que a sua página possa ser acessada de qualquer dispositivo móvel.

  • Recursos para otimização 

Outra grande vantagem dessa ferramenta é a grande variedade de recursos para otimização. Você vai encontrar centenas de plugins que poderão te ajudar na questão do SEO. 

É possível até mesmo verificar a situação atual do seu site para fazer os ajustes necessários. Dentre os recursos de otimização incríveis do WP podemos citar: 

  1. Ajustes diretamente no código;
  2. Otimização não apenas de páginas, mas também de textos, imagens e até mesmo vídeos;
  3. Customização de URLs;

Entre tantas outras coisas…

  • Monitoramento 

O WP é facilmente integrável ao Google Analytics. Dessa forma, você consegue ter uma grande variedade de dados para analisar e assim melhorar as suas estratégias de marketing digital. 

Mas além disso, esse gerenciador de conteúdos também conta com plugins complementares que poderão monitorar outras métricas que geralmente a ferramenta do Google não fica de olho. 

Por exemplo, é possível analisar a performance da sua página e verificar a velocidade de carregamento dela. Esse é um dado muito importante, levando em consideração que a taxa de conversão e retenção é muito maior em páginas que carregam em poucos segundos. 

Além disso, você também pode encontrar plugins para monitoramento em tempo real das mais diversas atividades dos seus visitantes. 

  • Grande comunidade de colaboradores

Essa sem sombra de dúvidas é uma das maiores vantagens desse gerenciador de conteúdos. O WP possui uma comunidade de colaboradores grandiosas que atua diariamente para trazer melhorias. 

Por ser uma ferramenta de código aberto, pessoas de todo o mundo podem contribuir para o seu desenvolvimento. Por isso, inclusive, que existe uma grande gama de plugins e templates. 

Além disso, se você tem alguma dúvida sobre a plataforma, é possível encontrar suporte entre a própria comunidade. 

  • Compatibilidade com diferentes mídias 

Outro grande diferencial dessa plataforma é a sua compatibilidade com outras mídias. Se você deseja ter uma página diversificada, com vídeos, infográficos, imagens e outros conteúdos, o WP é a ferramenta perfeita. 

Para começar que você pode implementar essas diferentes mídias através dos códigos, inclusive em posts para blogs. Mas o que torna o WordPress realmente único é que existe plugins para facilitar essa implementação. 

Desde vídeos no Youtube até infográficos dinâmicos, você consegue colocar tudo em poucos cliques na sua página.  Assim é possível ter um site completo, mas sem quebrar a cabeça com programação. 

Conclusão 

Por mais que você esteja iniciando dentro do marketing digital a nossa dica é sempre procurar ferramentas completas. Isso porque, em um primeiro momento você pode não precisar de tantos recursos, mas no futuro eles farão muita falta. 

É mais fácil buscar o conhecimento necessário para usar uma ferramenta como o WP agora, do que usar uma outra ferramenta mais simples mas que irá te limitar em pouco tempo. 

Esperamos que esse conteúdo ajude o seu negócio nas estratégias de marketing digital. Aproveite e assine a nossa newsletter para receber mais dicas sempre em primeira mão. 

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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