Dentro do marketing digital há uma grande vantagem, a rapidez e eficiência para se testar uma nova estratégia e / ou campanha. Isso é possível através da realização do teste A/B.
Resumidamente, essa ferramenta permite que você faça dois testes mudando somente uma variável, assim, vai conseguir avaliar aquela que gerou melhores resultados.
Isso é positivo porque você consegue entregar algo que realmente funciona para o seu público alvo, antes de soltar qualquer campanha ou estratégia (como por exemplo, de e – mail marketing) você consegue realizar ajustes para um resultado mais eficaz.
Em nosso artigo de hoje você vai saber todos os detalhes do teste A/B.
Afinal, o que são testes A/B?
Pela introdução do nosso artigo deu pra entender um pouco sobre o que se trata esse teste, que são utilizados para realizar comparações entre variáveis de marketing, para te ajudar a decidir qual delas vai trazer uma melhor resposta do seu público alvo.
Como por exemplo, dois formatos de e – mail marketing, nesse caso você vai testar qual deles gera uma maior taxa de abertura. Assim, o teste A/B é diferente do teste multivariado, que como o próprio nome nos remete, vai testar duas variações de cada vez.
Qual a grande vantagem do teste A/B?
A vantagem é justamente diminuir as chances de erro, ou seja, do trabalho realizado não atingir os objetivos que você deseja. Fazer suposições do tipo: ‘’eu acredito que minha persona prefira esse modelo do que o outro’’, não é inteligente.
Com o teste A/B você tem números reais e a partir disso consegue definir qual estratégia será mais inteligente, isso traz uma grande economia de tempo e também de dinheiro.
O que pode ser testado com o teste A/B?
O teste A/B é muito utilizado para testar:
- Landing pages;
- Calls – to – action;
- E – mail.
Para o teste de e-mail se testa quais variáveis podem gerar uma maior taxa de abertura, já que sabemos que muitas pessoas colocam esse tipo de e – mail direto no SPAM.
O teste A/B no call – to – action determina, por exemplo, se a cor do botão de clique azul, pode gerar uma maior ação do que o vermelho.
Já com a lading pages, testa – se quais variáveis podem fazer com que as pessoas deixem o e-mail ou qualquer outro contato ali.
Como o teste A/B se trata de variáveis limitadas, a nossa dica é que você escolha de forma criteriosa sobre o que deseja testar. Se colocar variáveis que não tenham relação com a taxa de clique, por exemplo, o teste A/B acaba não sendo útil.
Variáveis importantes no teste A/B em página de leads
Como mencionado anteriormente, o teste A/B pode ser utilizado na página de leads, as variáveis relevantes podem ser:
- o título;
- intertítulo;
- call to action;
- organização dos elementos dentro da página;
- URL;
- Como o campo do formulário está feito;
- Informações sobre o produto em questão;
- Imagens;
- Setas;
- Cores;
- Astéricos.
Esses são só alguns exemplos. Podemos ver que aquele detalhe, que por vezes, acreditamos que não tem grande relevância, pode fazer a diferença no resultado final e por isso o teste A/B é tão importante.
Variáveis importantes no teste A/B em e-mail
Com e – mail o teste muda um pouco, o ideal é testar diferentes formatos para ver qual o seu público alvo se adapta mais.
Por exemplo, testando um formato de e – mail com um só tópico ou com diversas informações. O assunto, o horário que o e-mail é enviado e até mesmo as imagens, são outros fatores que podem mudar a taxa de abertura e podem estar dentro de um teste A/B.
Como posso fazer um teste A/B?
Depois de saber com mais detalhes o que são testes A/B é hora de saber o como fazer para ter essa ferramenta a sua disposição.
Apostar em ferramentas especializadas
A maioria dos testes A/B são feitos com ferramentas especializadas ou através de softwares de automação. Os mais populares são:
- Google Analytics;
- Optimizely;
- Unbounce;
- VWO.
Porém, se você deseja realizar o teste A/B com e – mail, não precisa de nenhuma dessas ferramentas, já que o próprio e – mail tem essa função. É preciso somente contar que o processo não é tão automatizado, por isso o resultado pode vir com alguns erros.
Significância estatística
O primeiro e grande passo para a realização do teste A/B é selecionar a amostragem de pessoas que vai fazer com que o seu teste tenha relevância estatística.
Sendo assim, é preciso saber o número de pessoas que você vai precisar enviar o e-mail, ou quantas pessoas precisam visitar a landing page. Para saber o número exato, utilize uma calculadora de significância, na internet é possível contar com essa ferramenta.
Criação de variações
Como mencionado, é preciso criar duas variações para realizar o teste, onde somente um elemento é diferente do outro.
Por exemplo, ao testar um e – mail a variável diferente pode ser o assunto, todo o resto é exatamente igual.
Saiba sobre a implementação do teste A/B
É importante entender como a ferramenta escolhida vai implementar a estratégia e isso depende da sua escolha.
Há ferramentas que separam a amostragem ao meio, assim, 50% das pessoas vão receber um tipo de amostra do e – mail e as outras 50% outra.
O mesmo acontece com landing pages ou CTA, que 50% dos visitantes visitam o site em uma versão e 50% em outra versão.
Medir os resultados
Por fim, é preciso medir os resultados, isso é tão importante como todo o resto mencionado.
Mas para isso, é preciso dar um tempo de horas ou até mesmo de dias para ter uma real noção dos resultados, tudo depende se é CTA, landing page, ou e – mail (esse o mais rápido de ser mensurado).
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