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Marketing Digital

Erros comuns de SEO para se evitar!

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Se você deseja obter bons resultados com o marketing digital, evitar alguns erros comuns de SEO é fundamental! Isso porque, é através desse conjunto de técnicas de otimização que será possível melhorar o ranqueamento do seu site, blog ou loja virtual.

De acordo com pesquisas, mais de 90% das experiências online começam com uma pesquisa em buscadores. Além disso, geralmente os cinco primeiros resultados da busca recebem 67% de todos os cliques.

Logo, utilizar as técnicas de SEO é fundamental para conseguir uma boa posição nos resultados de busca, e, assim, alcançar mais pessoas dentro da web. Por isso, nesse post nós da Jazz iremos mostrar os principais erros que você deve evitar para garantir bons resultados com a otimização. Confira!

  • Não fazer o planejamento de palavras chaves 

O primeiro erro super comum de quem está começando a usar técnicas de SEO é não fazer um planejamento de uso de palavras-chaves. Muita gente só vai escolhendo Keywords de maneira aleatória, sem realmente ter um embasamento nesse tipo de escolha.

Esse é um erro que gera perda de tempo e também dinheiro. Principalmente se você está impulsionando essas palavras-chaves que não foram escolhidas de maneira adequada. 

Para evitar esse erro você deve fazer um amplo estudo de Keywords. Inclusive, existem várias ferramentas, algumas até mesmo gratuitas, que você pode utilizar para entender quais palavras podem melhorar o ranqueamento do seu negócio. 

  • Uso excessivo de palavras-chave

Mais um dos erros comuns de otimização é usar palavras-chaves excessivamente. Muita gente acredita que quanto mais elas forem utilizadas, melhor, mas a verdade é que o uso excessivo pode gerar penalizações dentro dos buscadores.

Tenha sempre em mente que os mecanismos de busca são detalhistas e levam em consideração uma série de fatores para melhorar o ranqueamento de conteúdos, inclusive a qualidade deles! 

Se você usa Keywords de forma exagerada, há grandes chances do seu conteúdo ou página ser considerada web spam. Por isso o ideal é manter uma linguagem fluída, rica e relevante, com as palavras-chave sendo aplicadas sem sobrecarregar a leitura. 

  • Ter conteúdos de baixa qualidade 

Mais um dos erros comuns de SEO é em relação a qualidade dos conteúdos. Muitos empreendedores, na ânsia de preencher sites e blogs com textos e materiais, acabam apostando em cópias, conteúdos duplicados ou até mesmo que são gerados de forma automática e aleatória. 

Todos eles são considerados de baixa qualidade, uma vez que não oferecem informações relevantes e de qualidade para os usuários.

Para evitar esse erro, é ESSENCIAL investir em conteúdos 100% autorais, e que sejam construídos de forma a realmente entregar algo para os leitores. Seus materiais precisam informar e educar! 

E, claro sempre atendendo as regras de SEO para um ranqueamento mais interessante.

  • Não executar um bom trabalho de linkagem interna e externa

Mais um dos erros super comuns quando o assunto é otimização é em relação a linkagem. Muitas pessoas acabam colocando qualquer link externo e interno, muitas vezes sem qualquer relação com o tema principal. 

Isso acaba sendo extremamente prejudicial, pois, não condiciona a navegação do usuário. Veja vem, quando um leitor acessa um conteúdo e identifica um link, geralmente ele clica nele. 

Se ele é redirecionado para outro conteúdo igualmente interessante, a retenção é maior. Consequentemente o seu conteúdo é encarado com mais relevância. 

Agora, se ele clica em um link que leva ele para uma página sem qualquer sentido (muitas vezes o próprio Google), o clique será perdido e o seu conteúdo será encarado com menos relevância. 

Por isso, é muito importante prestar atenção na linkagem interna e externa. Lembre-se que os conteúdos na web precisam funcionar como uma grande teia de aranha, se interligando de modo que os assuntos linkados tenham alguma relação.

  • Ter um site lento demais e não responsivo

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC) 2018, mais de 98% dos acessos a internet dentro do Brasil são feitos através de dispositivos móveis. 

Outro dado interessante é que, de acordo com o Google, o tempo ideal de carregamento de sites é de 2 segundos. Mais do que isso a tendência é que o usuário já abandone a página. 

Essas duas informações só reforçam a importância de manter um site que não apenas carregue rapidamente, mas, também, que seja responsivo. Ou seja, que se adapte a qualquer tela. 

Para evitar problemas de lentidão e falta de responsividade, o ideal é evitar templates prontos. Eles muitas vezes acabam sendo pesados demais, e não se adaptam para os diferentes formatos de tela. 

Além disso, cuidado com imagens e outros arquivos multimidia utilizados na sua página. Eles também devem ser otimizados para não pesarem demais no carregamento. 

  • Achar que as redes sociais não tem relação com o posicionamento 

Quando o assunto é SEO, é comum as pessoas focarem apenas em sites e blogs e se esquecerem das redes sociais. Acontece que elas são tão importantes quanto as próprias páginas da web!

Isso porque, elas atuam diretamente na exposição da marca. Inclusive, é comum que, na busca por algumas palavras-chaves, postagens em redes apareceram entre os primeiros lugares dos resultados da busca. 

Isso acontece quando o conteúdo é considerado relevante e interessante para os usuários. E para que isso aconteça é importante aplicar palavras-chaves relevantes para a sua marca, criar copys que entreguem informações que os usuários buscam, e até mesmo utilizar imagens que sejam mais interessantes. 

Tenha sempre em mente que tudo que a sua marca expõe na web, desde imagens até textos, precisa ser construído de forma otimizada. Não importa se o conteúdo será utilizado em uma página de venda, postagem na rede social ou blogpost. 

Tudo na internet se interliga de alguma forma. Logo, quanto mais rico cada conteúdo for, e interligado de maneira correta, maior será a sua relevância na web, e consequentemente melhores os seus resultados. 

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Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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