Bigode de marketing é um elemento textual que fica depois do título de um post, e antes do primeiro parágrafo. Também já foi chamado pelos jornalistas de gravata, chapéu e até mesmo sutiã, ele é um complemento do título.
Você já ouviu falar no termo bigode de marketing? Esse não é um novo meme ou emoji do mundo virtual, mas uma estratégia de produção de conteúdo que pode fazer toda a diferença na conquista da posição zero do Google (snippet). Não vamos ensinar as técnicas para atingir a chamada “featured snippet”, que você aprender neste artigo exemplar escrito pelo nosso querido amigo Jerê no blog da Rock Content.
Vamos aqui falar sobre uma das diversas técnicas que podem ajudar a conseguir que o maior buscador da web mostre seu post lá em cima, sem mesmo você precisar ranquear na posição número 1.
O que é bigode de marketing?
Bigode de marketing é um elemento textual que fica depois do título de um post, e antes do primeiro parágrafo. Também já foi chamado pelos jornalistas de gravata, chapéu e até mesmo sutiã, ele é um complemento do título.
O principal objetivo dessa estratégia é fornecer informações adicionais para o leitor, mas sem “entregar” o restante do conteúdo. Assim, a pessoa ficará interessada no texto, e as chances dela ler ele até o final irão aumentar.
Essa técnica surgiu lá no jornalismo, durante seus primórdios.
Para quem não sabe, há séculos atrás, quando os jornais eram impressos com as famosas prensas, os jornalistas tinham que escrever suas reportagens em forma de pirâmide. Como assim você deve estar se perguntando.
Basicamente, as principais informações tinham que ficar no topo ou o mais alto possível na matéria. Isso porque, para que o texto coubesse na página, era comum que os diagramadores cortassem os parágrafos finais.
Além disso, os jornalistas também tinham um número limitado de letras e linhas para os títulos. Logo, para conseguir passar a informação para o leitor sem que o título “estourasse”, eles usavam a técnica do bigode.
Como o bigode de marketing pode ser útil na sua estratégia de marketing de conteúdo?
Você sabia que sete em cada dez brasileiros só leem o título de notícias, posts e artigos? Apesar deste ser um hábito nada saudável para o conhecimento, as pessoas têm adotado ele para se informarem rapidamente.
Por isso, é necessário bolar estratégias para atrair a atenção desses usuários. E o bigode de marketing é uma dessas técnicas.
Como ele aparece logo abaixo do título, é a chance de você convencer o leitor a continuar no conteúdo. Além disso, essa é uma excelente forma de compactar informações para ações nas redes sociais.
Como o bigode de marketing tem, em média, de três a cinco linhas, fica mais fácil postar ele, o título e uma foto nas redes sociais.
Mas é preciso atenção na hora de elaborar esse elemento. Isso porque, se você colocar informação demais, pode acabar tendo um efeito contrário na sua audiência.
O ideal é que esse elemento textual tenha informações que complementam o título, mas, mas que também incentivem o leitor a continuar lendo o artigo, post ou notícia até o final.
Por conta disso, na hora de elaborar o bigode de marketing, tome cuidado para que todo o texto converse entre si de forma atrativa. Assim você vai aumentar não só o alcance do seu conteúdo, como o tempo de permanência da audiência.
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