O Budget de Marketing é algo que sempre gera dúvidas em empreendedores. Muitos donos de negócios sequer sabem o que ele é.
E isso prejudica diretamente o negócio. O marketing é um dos pilares de qualquer empreendimento. É por meio da divulgação e da criação de uma marca que é possível criar vínculo com os consumidores, melhorar vendas e se fortalecer no mercado.
Nesse post, além de entender melhor o que é o Budget de Marketing, você também verá como definir o da sua empresa de forma eficiente.
O que é Budget de Marketing?
O Budget de Marketing nada mais é do que o orçamento que você irá dedicar a tudo relacionado a publicidade, fortalecimento de marca, lançamentos de produtos/serviços, impressão de materiais e tudo aquilo que está ligado a divulgação do seu negócio.
Definir esse fator é fundamental para o planejamento estratégico de qualquer empreendimento. É assim que você vai garantir que as ações e campanhas desenvolvidas pelo time de marketing terão fundos.
Não definir o Budget de Marketing pode gerar dois tipos de problemas. O primeiro, é que a sua empresa acabe investindo em outras questões, e fique sem recursos para esse setor. E com isso, ela acaba sendo prejudicada, não tendo a divulgação adequada e até mesmo perdendo vendas.
E o segundo é que o seu empreendimento tenha gastos elevados demais, que podem prejudicar diretamente a saúde financeira dele.
Como definir o Budget de Marketing?
Mas afinal de contas, como definir o Budget de Marketing do seu negócio? É preciso ter em mente que esse orçamento não deve ser definido de forma aleatória.
É necessário analisar as despesas e elencar de forma detalha o que a sua empresa irá gastar em cada aspecto que envolva divulgação. E para isso é necessário seguir alguns passos básicos.
Quanto sua empresa tem gasto com marketing?
O primeiro passo para elaborar o Budget de Marketing é entender as suas despesas com esse departamento. Não existe um padrão, cada empresa possui gastos diferentes com divulgação.
Há quem gaste mais com links patrocinados. Já outras empresas preferem investir em materiais impressos.
Logo, primeiramente coloque na ponta do lápis todos os gastos atuais com esse departamento.
Defina a meta do setor de marketing
O segundo passo para definir o Budget de Marketing é criando a meta para o setor no ano. De um ano para o outro o objetivo da sua empresa pode mudar completamente.
Os gastos de um empreendimento que está entrando no mercado são totalmente diferentes de um que já está há anos no setor e deseja fidelizar seus consumidores. Uma coisa que todo empreendedor precisa ter em mente é que o planejamento de marketing anda lado a lado com o estratégico.
Estimação de valores
Esse provavelmente é o passo mais desafiador para a maioria dos empreendedores. Estimar valores pode ser complicado, principalmente para empresas que estão começando ou que nunca estabeleceram um Budget de Marketing.
Existem algumas formas de você fazer esse tipo de estimativa:
- Usar como base os anos anteriores: para quem já teve gastos com marketing, é possível usar os valores cobrados nos anos anteriores para criar uma base;
- Cotações: fazer cotações também é uma excelente alternativa. Usando o tipo de marketing que a sua empresa deseja, você pode orçar quanto custaria cada uma das ações. Desde a impressão de flyers até anúncios no Facebook.
Independentemente do tipo de método de estimativa que você vá fazer, é importante estabelecer uma margem de segurança de 15% a 20%. Ela é importante caso haja variação dos preços ao longo do ano.
Leve em consideração a saúde financeira do seu negócio
Não adianta você estabelecer um Budget de Marketing super alto se a sua empresa não está com uma saúde financeira adequada para isso. Esse orçamento deve refletir os objetivos do seu negócio, mas também a capacidade dele.
Por isso, faça um levantamento detalhado sobre as finanças do seu negócio. Avalie as despesas de cada setor, o dinheiro em caixa, as estimativas de venda, tudo isso precisará ser considerado antes da definição do orçamento.
Com base nessas informações e nas etapas anteriores, você terá uma base para definir o Budget de Marketing. Geralmente, ele é próximo de setores semelhantes, mas isso pode variar muito conforme o planejamento de divulgação.
Distribua os valores entre os itens dentro do seu planejamento de marketing
Depois dos passos anteriores, provavelmente você deve ter chegado a um valor geral. Contudo esse ainda não é o Budget de Marketing. Isso porque, o orçamento para esse setor precisa ser detalhado, assim como o planejamento estratégico de uma empresa.
Deixar apenas um valor inteiro destinado a divulgação também abre margem para gastos exagerados e desperdício de recursos. Por isso, é importante detalhar o máximo possível onde o dinheiro será gasto.
É interessante separar as despesas por categorias. Você pode, por exemplo, estabelecer gastos mensais com anúncios nas redes sociais.
Além disso, é interessante estabelecer os recursos para períodos onde já uma necessidade maior de divulgação, como datas comemorativas. Mas, claro, que tudo isso deve ser elencado com base em dados concretos.
Por isso que definir o Budget de Marketing é um processo trabalhoso. É preciso levar em conta uma série de outros fatores ligados ao seu negócio, desde os meses que vendem mais, até a saúde financeira, para se chegar em um orçamento realista e que atenda suas necessidades.
Conclusão
Ter um Budget de Marketing é fundamental para qualquer negócio, independentemente do porte ou segmento. Tenha em mente que é através dele que a sua empresa poderá se planejar em relação a divulgação, evitando usar recursos que podem prejudicar a saúde financeira dela, mas, também, sem deixar de desenvolver ações que fomentem as vendas e outros objetivos.
O ideal é traçar esse orçamento em conjunto com o planejamento estratégico. Dessa maneira, será mais fácil alinhar as ações e até mesmo os gastos que a sua empresa deseja ter para concretizar as metas.
Ficou com alguma dúvida sobre como definir o Budget de Marketing? Então aproveite para deixá-la nos comentários