Quem trabalha como influenciador deve estar por dentro da novidade sobre o creator studio, uma nova ferramenta que tem como principal objetivo te ajudar no gerenciamento de todas as postagens do Instagram.
O creator studio já estava disponível no Facebook e agora está também disponível para a página do Instagram, com recursos até mesmo para a otimização dos vídeos do IGTV.
Em nosso artigo de hoje você vai saber mais detalhes sobre essa ferramenta. Confira.
Afinal, o que é creator studio?
O creator studio foi lançado inicialmente para Instagram, como mencionado, isso aconteceu em agosto de 2018, o grande foco foi o de auxiliar os criadores de conteúdo a gerenciar e publicar no Facebook.
Com o sucesso, já tinha anunciado em dezembro do mesmo ano, a possibilidade de incorporar também essa ferramenta para Instagram, com o mesmo objetivo, de auxiliar a publicar, gerenciar, medir e monetizar o conteúdo das páginas do facebook + contas do Instagram.
Essa ferramenta foi feita para quem?
Diversas vezes nesse artigo utilizamos o termo ‘’ criadores de conteúdo’’, mas é um termo muito amplo e que muitas pessoas ainda não sabem bem o que significa.
Na verdade, o creator studio foi pensado para todas aquelas pessoas que criam e compartilhar um conteúdo original dentro dessas plataformas, além dos famosos blogueiros ou influenciadores digitais, esses termos mais conhecidos pelo público.
Quanto mais o criador de conteúdo ganha dinheiro, melhor para as plataformas como Facebook e Instagram isso é e por isso o creator studio é algo que auxilia em todas as esferas.
A ideia é mesmo que a monetização seja feita de uma forma a competir com plataformas como o Youtube, por exemplo, ainda mais nos recursos de IGTV disponíveis no Instagram atualmente.
Quem não cria conteúdos, não pode usar uma ferramenta como o creator studio?
A resposta para essa pergunta é um tanto quanto complexa, já que vai depender de diversos fatores, há alguns recursos que podem ser utilizados para quem não deseja ser um influencer ou um criador de conteúdo.
Por exemplo, se quiser agendar um vídeo para postar no seu IGTV, pode fazer isso através das ferramentas que o creator studio apresenta, sem nem mesmo precisar ser oficialmente um influenciador.
Outra coisa, que vale tanto para o Facebook, como para o Instagram, é que a ferramenta creator studio também apresenta algumas limitações, por exemplo, não vai ser a melhor ferramenta quando se trata de análises, planejamento visual e afins.
Porém, quem tem uma conta comercial em ambas plataformas, já consegue contar com ferramentas de análise sem fora do creator studio.
Conectando sua conta ao creator studio
Depois de conhecer mais com detalhes sobre essa plataforma, chegou a hora de conectar sua conta para conseguir usufruir de todas as ferramentas.
- Primeira coisa, verificar se o seu Instagram está vinculado a sua página do Facebook;
- O perfil do Instagram deve ser um perfil comercial, por isso, você realizar essa mudança nas ‘’configurações’’ se ainda não tem.
Depois é hora de abrir o creator studio na área de trabalho, clicando no ícone do Instagram que fica na parte superior da página.
Depois, você precisa selecionar a partir da sua relação entre a conta do Instagram e do Facebook.
Primeira opção: Quem gerencia uma página do Facebook, que já está conectada a conta do Instagram, pode clicar em ‘’conectar – se a essa página’’;
Segunda opção: Se você ainda não gerencia uma página do Facebook que é conectada com uma conta do Instagram, deve clicar em ‘’conectar ao Instagram’’ e em seguida seguir todas as instruções da página;
Terceira opção: Há quem gerencie uma página no Facebook que está associada com uma conta no Instagram, porém, deseja utilizar uma conta diferente, nesse caso, deve – se clicar em ‘’Conectar outra conta do Instagram’’;
Quarta opção: A última opção é se você já possui diversas contas do Instagram conectadas a sua página ou páginas do Facebook, e nesse caso, deseja as gerenciar a partir do creator studio. Para você vai aparecer a opção de ‘’Continuar com contas conectadas’’.
Depois de fazer todo o procedimento mencionado, você vai ter acesso automático a todas as ferramentas do creator studio para Instagram.
Algumas formas de utilizar o creator studio
Com certeza o grande diferencial desta plataforma é conseguir gerenciar todas as suas postagens, conseguindo também agendar horário para postar na plataforma, por exemplo.
Há ainda informações sobre o público que você segue, que pode auxiliar para a produção de conteúdo.
O gerenciamento de conteúdo mencionado pode ser feita através da biblioteca de conteúdo do Instagram, que vai fornecer uma visão geral de todas as postagens de vídeo, fotos, histórias e IGTV dentro do seu Instagram.
Além disso, com o creator studio a partir da barra de pesquisa é possível encontrar de forma rápida todo conteúdo ou mesmo utilizar filtros para organizar o conteúdo por Status da postagem (como publicado ou arquivado) e data da postagem.
Também é possível clicar em qualquer um dos itens da sua lista, para que seja possível ter uma visão mais detalhada do conteúdo que você postou e do desempenho que o mesmo obteve.
Ou seja, você consegue ver quantas pessoas viram aquela postagem, como interagiram (como likes ou comentários) e é possível ver até mesmo as ações que aquelas pessoas adotaram quando interagiram a postagem.
Por exemplo, se você marcou uma loja ou outro perfil no seus stories, é possível saber quantas pessoas clicaram no nome do perfil.
Mas novamente devemos reforçar que apesar de ter todas essas funções de análise mencionadas, o creator studio não é a melhor ferramenta para fazer esse tipo de trabalho, há plataformas avançadas ou o próprio Instagram, como também já colocamos anteriormente.
Para finalizar, é importante alertar que no creator studio as informações que você vai ver ao clicar na biblioteca de conteúdo vai depender do tipo de postagem que você vai clicar. Por exemplo, as informações de um storie postado ou de um vídeo, são diferentes.
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