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Marketing Digital

Hashtags: saiba o que são e como elas podem ser usadas nas ações de marketing digital

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As hashtags se tornaram muito populares depois do boom das redes sociais. Contudo, mesmo sendo poderosas ferramentas dentro da web, elas ainda são desconhecidas por muita gente.

Neste post, a Jazz vai mostrar como elas funcionam, o conceito por detrás delas, e de que maneiras elas podem ser utilizadas nas ações de marketing digital de uma empresa ou marca.

O que são as hashtags e para que elas servem?

As hashtags funcionam como centralizadores de conteúdo. Basicamente, elas conseguem categorizar publicações, de forma que seja mais fácil encontrar essas postagens.

Ela é formada pelo símbolo “#” (conhecido popularmente como jogo da velha), seguido de qualquer palavra. Dessa forma, toda nova postagem que for feita usando essa marcação, será adicionada ao grupo que já existe.

Esse tipo de recurso está presente em todas as redes sociais da atualidade. Contudo, ele é mais comum no Instagram.

Isso porque ele ajuda os usuários a encontrarem conteúdos sobre aquilo que desejam; Por exemplo, se você está fazendo uma dieta, pode procurar por #receitasfitness e encontrar uma grande variedade de receitas saudáveis.

E é essa segmentação de conteúdo que é a principal proposta da estratégia. Ao usar as hashtags certas, você conseguirá atrair apenas pessoas interessadas no assunto delas. Ou seja, que possuem interesses em comum.

Quais as vantagens das hashtags?

Mas afinal de contas, porque essa estratégia se tornou tão forte? Além de auxiliar na centralização de conteúdos, ela também gera uma série de vantagens, tais como:

  • Permite que você crie ações e marketing digital direcionadas;
  • Ajuda a gerar engajamento entre os usuários;
  • Ajuda no acompanhamento de desempenho de métricas;
  • Auxilia no lançamento de campanhas;
  • É uma estratégia de tráfego orgânico com excelente aderência.

Por conta dessas e outras vantagens que a hashtag se tornou uma ferramenta fundamental na Era Digital. Não é à toa que ela tem sido amplamente utilizada por várias empresas de diferentes portes.

Exemplos de estratégias de marketing digital com hashtags?

Uma das vantagens do uso da hashtag é que ela pode ser usada de diferentes maneiras dentro do marketing digital. E a Jazz separou alguns exemplos práticos de como utilizar esse recurso para alcançar diferentes objetivos.

Lançamento de produtos

Uma das formas de usar essa estratégia para divulgar a sua empresa é criando hashtags específicas para o lançamento de produtos. Várias marcas apostam nesse tipo de campanha, principalmente para ampliar o alcance do lançamento.

Além de ajudar na localização de engajamentos, as hashtags ainda possibilitam que os clientes interajam com a marca.

Promoções

Sem sombra de dúvidas essa é uma das melhores maneiras para atrair a atenção de clientes em potencial, e ainda dar mais visibilidade para a sua marca. Várias empresas lançam promoções e ofertas por meio desses centralizadores de conteúdos.

A dinâmica geralmente é bem simples. O usuário faz uma postagem com a hashtag, e ganha algo em troca ou até mesmo um desconto.

Quem apostou nesse tipo de abordagem e teve muito sucesso foi a Urban Hilton. A marca de roupas lançou uma ação de marketing digital que chegou a ganhar alguns prêmios.

Basicamente as pessoas tinham que ir a uma loja da marca, e postar uma selfie usando a hashtag #UrbanSelfie. Automaticamente elas ganhavam um desconto de 20 dólares.

Obviamente que além de gerar muito buzz para a marca, a campanha também aumentou diretamente o volume de vendas.

Ações e movimentos sociais

Atualmente os consumidores estão cada vez mais preocupados em apoiar marcas que visam apoiar ações que tornem a sociedade melhor. E essa estratégia também pode ser utilizada para criar iniciativas de cunho mais social, que visam construir uma imagem mais positiva da marca.

Um exemplo desse tipo de estratégia foi a campanha #LikeaGirl da Always. A marca lançou uma série de conteúdos nas mídias tradicionais e digitais que tinham como objetivo estimular as meninas a mostrarem que o jeito “de menina” de fazer algo não tinha qualquer problema.

Com isso, o objetivo era trazer mais confiança para o público feminino através do empoderamento.

Sorteios

O uso de hashtags para a realização de sorteios também é uma excelente alternativa. Além de ajudar na divulgação da ação, também é possível aumentar o nível de engajamento entre os usuários.

É possível, por exemplo, sortear algum brinde ou produto, sendo que uma das regras é fazer uma postagem com a hashtag escolhida. Com isso a estratégia conseguirá alcançar um número maior de pessoas com mais facilidade.

Criação de vínculos

Outra excelente forma de usar a hashtag é através de campanhas de criação de vínculos com os clientes. Melhorar o relacionamento com os consumidos é essencial para a fidelização.

E uma das formas de promover essa aproximação é através de estratégias que aproximem eles da marca e ao mesmo tempo premiem eles por conta dessa fidelidade. Um excelente exemplo desse tipo de abordagem foi a campanha da Piraquê

Eles lançaram a promoção #NatalPiraque que tinha como objetivo mostrar como a marca estava presente nessa data comemorativa tão especial para os brasileiros. Os consumidores tinham que tirar uma foto de decoração natalina junto com um dos produtos da linha.

As imagens com mais curtidas e compartilhamentos ganharam vários kits com itens da marca.

E como saber qual hashtag usar?

Para saber qual hashtag usar nas ações da sua marca é necessário fazer uma busca pelos principais termos relacionados ao seu nicho. Uma das maneiras mais simples é usar o sistema de busca do Instagram. Além disso, também existem algumas ferramentas online fornecem listas de termos relacionados ao seu nicho.

Além disso, existem algumas hashtags que são super populares, tais como:

  • #love: 1,221B;
  • #happy: 413,8M
  • #tbt: 401,4M
  • #followme: 374,3M
  • #fitness: 238M
  • #repost: 295,8M

Mas o ideal é fazer uma pesquisa aprofundada para cada ação. Assim, será possível elencar termos mais assertivos, que possam melhorar o alcance de postagens bem como o nível de engajamento.

Gostou desse post? Ficou com alguma dúvida sobre usar as hashtags? Então aproveite para deixá-la nos comentários e nós da Jazz vamos te ajudar!

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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