No universo do marketing digital um tema recorrente é a geração de leads. Afinal, são as leads que se tornam clientes do serviço ou produto oferecido, e é aí que ocorre o retorno financeiro do budget investido no marketing.
Saber como gerar leads é muito importante, e uma tática muito utilizada é a chamada isca digital. Essa estratégia poderosa deve fazer parte do seu planejamento para conseguir mais acessos, cadastros e conversões em clientes.
Em nosso artigo de hoje você vai entender com detalhes sobre essa estratégia e em como usar as iscas digitais na sua empresa. Continue a leitura.
O que são iscas digitais?
Primeiro devemos começar sabendo o que são as famosas iscas digitais. Basicamente, são estratégias utilizadas para captar leads, ou seja, para captar possíveis clientes.
Essas pessoas que você deseja captar já possuem uma necessidade ou certo interesse no seu produto/ serviço. Como estas pessoas não estão totalmente certas desta necessidade, o material de isca digital vai ajudar educando e alimentando com informações úteis.
O grande intuito é oferecer algum material de valor (prêmio), para em troca conseguir informações, como um e-mail, por exemplo. Dessa forma, você inicia um relacionamento, conseguindo enviar para essa lead qualquer promoção ou novidade do seu site.
Pra que servem as iscas digitais?
As iscas digitais servem para conseguir dados de potenciais clientes do seu negócio (prospects). Elas devem ser atrativas o suficiente a ponto do prospect deixar o seu e-mail ou outra informação valiosa.
Podemos dizer que as iscas digitais são uma recompensa, ou prêmio em troca de um material valioso, como e-book, whitepaper, planilha, brinde, etc. A pessoa fornece um dado importante para a empresa e com isso ganha um conteúdo gratuito.
Como utilizar as iscas digitais da forma correta?
É preciso saber como utilizar as iscas digitais de forma correta. Você não deve fornecer qualquer coisa para o seu público alvo, só para conseguir um e-mail, por exemplo.
Pense conosco, o usuário se interessou pelo título da sua isca digital. Prontamente ele faz um cadastro para ter o acesso gratuito, quando ele recebe o material, está ansioso pelo que lhe espera.
A surpresa desse usuário quando o conteúdo é ruim, vai fazer com que a cada e-mail contando qualquer novidade ou promoção da sua empresa, seja visto como algo negativo, ou pior, já vá direto para SPAM.
Afinal, o seu potencial cliente vai deduzir que você não teve qualidade no material fornecido, logo, não poderá também oferecer nenhum produto e/ou serviço de qualidade.
Por isso, pensar em fazer iscas digitais por fazer, sem o menor cuidado, pode ser um tiro no pé. Pode custar muito mais para a sua empresa.
A forma ideal de utilizar as iscas digitais é realmente oferecendo um conteúdo de qualidade, que possa agregar algum valor na vida de quem está lendo. Você precisa se tornar uma referência no assunto, fazer com que o usuário realmente se sinta informado gerando autoridade.
Claro que não é fácil fazer tudo isso, ainda mais na internet, onde há milhares de informações vagas, temas superficiais e afins. O desafio está justamente em criar conteúdo original, que tenha a qualidade e a cara da sua empresa.
Não é a toa que diversas empresas investem nas iscas digitais, contratando outras empresas ou pessoas especializadas nesse tipo de recompensa. Para utilizar as iscas digitais você também deve dar ao usuário um acesso rápido a recompensa, ou seja, nada de o fazer esperar 7 dias por um e-book. Muitas pessoas também contratam especialistas nesse tipo de recompensa porque o conteúdo precisa ser de fácil absorção, bem ilustrado para prender o público e ao mesmo tempo efetivo.
Lembrando ainda que você deve cumprir o que prometeu, não é válido pegar o e-mail do usuário e enviar algo diferente do proposto na isca, por exemplo.
Iscas digitais – Tipos
Há diversos tipos de iscas digitais, entre as mais populares podemos destacar:
- Receitas: Esse tipo de isca digital é muito específico, afinal, só serve para o nicho de gastronomia ou dietas. Consiste em disponibilizar algumas receitas exclusivas para o usuário;
- Tutorial: O tutorial também é muito popular quando o assunto são as iscas digitais, a partir dele é possível ensinar pessoas a resolver algum problema ou a realizar alguma tarefa específica. A formato mais efetivo é em vídeo;
- E-book: Com certeza essa é uma das modalidades preferidas para recompensar, um livro em formato digital. Nesse formato é preciso entregar, de fato, um conteúdo de muita qualidade, (também conhecido como material rico). Seu conteúdo geralmente é menos prático (do que os anteriores citados) e mais teórico, fazendo uma mescla com direcionamentos práticos, tudo isso dentro do nicho da sua empresa. Muitas pessoas acreditam que o e-book é a forma mais fácil de se criar uma isca digital, mas na verdade, criar um bom e-book dá muito trabalho;
- Infográfico: Uma isca digital extremamente flexível. O infográfico é de fácil absorção, o usuário consegue visualizar a mensagem de forma estética, complementando texto e imagem. Por ser algo muito visual, acaba chamando mais atenção e pode viralizar na rede, sendo compartilhado;
- Quiz: Para finalizar, temos uma isca digital bem diferente e uma das melhores para gerar leads. O quiz faz diversas perguntas e dá um resultado final. Nesse caso, o e-mail é solicitado para enviar o resultado. É preciso ser extremamente criativo para executar essa estratégia.
Há ainda outras formas de iscas digitais, tudo vai depender do seu objetivo e também do seu nicho.Na hora de pensar em um tema ou mesmo em uma formato de isca digital é importante pensar: ‘’O que esse material vai agregar na vida de quem o baixar?’’
Aquela ideia de recompensa que foi mencionada em nosso artigo deve prevalecer, o usuário deve realmente sentir que valeu a pena informar seu e-mail em troca do material.
Sempre coloque algum logo da sua empresa, o nome e até mesmo as formas de contato. É importante que a pessoa não se esqueça de quem é o produtor do conteúdo.
Conclusão
Podemos concluir que as iscas digitais realmente são importantes como captação de leads, podendo gerar mais conversões, aumentar o ROI e até mesmo fidelizar clientes.Porém, essa estratégia deve utilizar-se de conteúdos de qualidade, ser objetiva, bem ilustrada.
Há diversas opções e tudo depende do seu objetivo e também do nicho que a sua empresa/produto está ligado. Gostou deste artigo? compartilhe nas suas redes.