“SEO é um conjunto de técnicas para otimizar sites, blogs e páginas para que eles sejam alcançados pelos mecanismos de buscas. Ele é uma ferramenta dentro do marketing de buscadores ou do SEM.”
A nossa maior preocupação é ter o site do nosso negócio entre os primeiros resultados do Google ou em qualquer outro mecanismo de pesquisa. E, por isso, são tão importantes estratégias como o Search Engine Marketing (SEM) e o Search Engine Optmization (SEO) em qualquer ação de marketing digital.
SEM e SEO são estratégias tão essenciais ao marketing digital, mas você sabe realmente as diferenças entre elas, têm dúvidas na hora de escolher qual delas é melhor?
Se você busca compreender melhor sobre SEO e SEM e saber quais as diferenças entre os termos, neste post, explicaremos tudo isso. Confira.
O que é SEM?
O SEM é um conjunto de estratégias de marketing que visa o alcance dos mecanismos de buscas na internet. Ele é também conhecido como Marketing de Busca.
Existem duas maneiras de fazer com que um site apareça nos resultados de busca ou por meio dos links patrocinados, que são os anúncios pagos, ou pela busca orgânica, onde são aplicadas diversas práticas para conquistar uma melhor posição no ranking.
O que é SEO?
SEO é um conjunto de técnicas para otimizar sites, blogs e páginas para que eles sejam alcançados pelos mecanismos de buscas. Ele é uma ferramenta dentro do marketing de buscadores ou do SEM.
Então, SEO são ações que buscam otimizar o desempenho do site ou página para que ele conquiste melhor posição nas pesquisas feitas no Google, sem a necessidade de anúncios pagos.
Assim como o SEM, o SEO se divide em duas estratégias distintas.
SEO on Page
São todas as técnicas aplicadas dentro do próprio site ou da página. Exemplos disso são: produção de conteúdo de qualidade e a URL bem construída.
SEO off Page
Aqui estão incluídas todas as técnicas que têm a ver com a relação do site com todo o ambiente da internet, como:
- Link building;
- Guest posts;
- Campanhas e ações de co marketing.
Como SEM e SEO se relacionam?
SEM e SEO objetivam os mecanismos de busca na internet. Porém, o SEM é um termo mais amplo, onde o SEO está inserido. Ou seja, toda estratégia de SEO faz parte de uma estratégia de SEM, ainda que envolva apenas ações para melhorar o tráfego orgânico.
Então, sempre que você pensar em SEO, estará pensando uma ação de SEM. Mas, nem sempre uma ação de SEM estará relacionada ao SEO.
O SEO é uma ferramenta dentro do SEM que visa proporcionar melhores resultados na busca orgânica, a médio e longo prazo, enquanto o SEM usa os mecanismos de busca para fazer propaganda do seu site ou negócio através de anúncio pago, gerando resultados mais rápidos do que os do SEO. Entretanto, o SEO é o mais usado dentro das estratégias de SEM.
Esta é justamente a diferença básica entre as duas ferramentas. O SEO não é manipulável, o que significa dizer que não é possível você pagar para ter as primeiras posições nos sites de busca, como acontece no SEM.
Entretanto, as duas ferramentas se completam e resultam em uma das estratégias mais eficientes dentro do marketing digital.
O ideal é que as duas estratégias sejam desenvolvidas em conjunto: a otimização de sites junto com os links patrocinados. Pois, ao otimizar o tráfego orgânico você reforça o alcance dos links patrocinados, e vice-versa.
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