Toda estratégia de marketing precisa estar voltada para o público específico a ser atingido. Vai muito além de público- alvo, ao passo que limita uma única pessoa como o perfil de cliente ideal da empresa divulgada. E por isso, a persona é considerada um elemento indispensável para qualquer planejamento de marketing de sucesso.
Persona é um perfil fictício, baseado em dados de clientes reais, que representa um cliente ideal. Ela é o alicerce para o marketing digital de uma empresa.
Quer entender mais sobre a importância da persona para o seu negócio? Neste artigo, vamos falar sobre o que é e como criar a sua. Acompanhe.
O que é persona?
Persona ou buyer persona, é um perfil semi ficcional que representa o cliente ideal de uma empresa, criado com base em dados reais, do perfil de clientes reais e público alvo que a empresa quer alcançar.
Com a persona bem definida, é possível ter uma ideia fiel da realidade dos seus clientes ideais, o que eles gostam, os problemas que eles enfrentam e o que eles procuram.
Com isso, você pode direcionar a sua estratégia para o seu cliente ideal tornando-a muito mais efetiva.
Isso é fundamental para o sucesso do marketing digital.
Afinal, com a persona bem definida, se tem a descrição detalhada da pessoa perfeita para comprar o seu produto ou serviço, e daí estabelecer um diálogo que funcione é muito mais assertivo.
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
A principal diferença entre persona e público-alvo é a definição mais abrangente que tem o público-alvo.
Enquanto o público-alvo generaliza muita mais as informações, é criado por meio de especulações, a persona personaliza, leva em consideração situações e fatos da vida das pessoas, é criada por meio de dados reais de clientes.
Toda estratégia de marketing digital além da criação de conteúdo, a adoção de redes sociais específicas, por exemplo, é direcionada a partir dessas informações, pois o público-alvo não fornece dados suficientes. Por isso, uma boa persona é extremamente importante.
Dicas de como criar a sua persona
Como já falamos anteriormente, as personas não são definidas por meio de suposições. É preciso a realização de pesquisas, entrevistas e coleta sistematizada de dados junto à clientes e prospects, a partir de uma lista de perguntas extensa que varia conforme o segmento de cada negócio.
Coletando dados
A entrevista é a forma mais popular para obter informações. Então, o primeiro passo para começar a pensar na sua persona é saber quais perguntas a fazer. Planeje e segmente por áreas de coleta de dados, o que você precisa coletar para uma estratégia digital. Clientes atuais, os melhores retornos financeiros, são sempre dados a serem levados em conta.
Análise dos dados
Este é o momento de tentar encontrar características comuns entre os clientes, que indicam que estas pessoas têm uma mesma demanda por conteúdo. Para assim compor as personas e definir quais são as mais importantes.
Estruturando a persona
Aqui é hora de personificar. Você precisa pensar na sua persona como um ser humano de verdade (os seus dados são baseados em um), para colocar no papel tudo que você sabe sobre ela. Crie um nome, idade, profissão e descreva o dia a dia dela. Aqui na Jazz temos um formato de persona até com foto. Ao estruturar, você coloca em prática tudo o que foi aprendido sobre o seu cliente ideal.
Compartilhando os resultados
É importante que toda a sua equipe conheça a persona a fundo. Qualquer ação, campanha, interação deve se orientar pela caracterização da persona. Se a ideia não dialoga com ela, deve ser descartada.
Lembre-se que a persona pode e deve ser alterada na evolução das ações. Fatores como falta de engajamento, caso você não tenha o retorno sobre o investimento (ROI) estimado, podem ser problema de Persona. É sempre preciso analisar o caso a fundo.
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