Hoje em dia as pessoas quase não têm tempo para ler ou mesmo assistir vídeos. A vida acelerada, movimentada, exige cada vez mais de nós.
Com o tempo cada vez mais escasso para realizarmos tarefas, consumir os conteúdos produzidos tem sido difícil.
Justamente por isso o marketing de conteúdo sempre evolui, adaptando-se a rotina do público. O podcast é um exemplo.
Os podcasts proporcionam comodidade e fácil acesso. O conteúdo é disponibilizado de forma mais prática, em áudio, o que possibilita o seu consumo aproveitando o tempo disponível, como no caminho para o trabalho e, por isso, tem conquistado o seu espaço com o público.
Ficou curioso para saber mais sobre os podcasts? Então, acompanhe.
O que é podcast?
O podcast é um conteúdo em formato de áudio, que se assemelha a um programa de rádio, e que, geralmente, fica disponível para ser ouvido no momento desejado pelo cliente. Pode ser ao vivo também. Além disso, o conteúdo é criado sob demanda.
Ele é uma forma de transmissão de arquivos multimídia na Internet, criado pelos próprios usuários, com conteúdos diversos, que pode ser ouvido a qualquer hora e até mesmo através de um player portátil.
Como surgiu?
O nome Podcast é uma junção de iPod e broadcast (transmissão). Os créditos para a criação do conceito são atribuídos a Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts e disponibilizou o código na Internet para que outros programadores pudessem aperfeiçoar e utilizar.
Qual potencial do podcast?
Podemos afirmar que os podcasts fundamentam-se no conceito de áudio marketing e são uma excelente oportunidade de comunicação, que visam levar mais informação e educação ao público, além de produzir materiais criativos e entretenimento em formato de áudio.
O podcast tem se tornado cada vez mais popular e o crescente número de pessoas ouvindo os áudios tem transformado o formato em uma excelente plataforma para anunciantes.
Esse formato tem atraído principalmente jovens, bem informados, com alto poder de compra e, portanto, influenciadores. O que é excelente para empresas que queiram anunciar.
Em geral, o primeiro podcast é ouvido por indicação de um amigo. E, assim, os ouvintes vão promovendo os conteúdos, indicando-os à sua própria rede de contatos.
Aproveitar o “boom” dos podcasts é uma ótima estratégia de marketing digital, além de alto alcance, tem baixo custo. Excelente custo x benefício de implementação que fortalecerá a sua marca.
Para criar um podcast de sucesso é necessário criar bons temas; escolher participantes que entendem do assunto; atentar-se ao nome do podcast (ele deve chamar atenção como um título de um blog); e, usar bons equipamentos.
E, então, basta gravar um bate-papo sobre um conteúdo sobre o qual o seu negócio é especialista e utilizá-lo estrategicamente, aumentando as chances de conquistar mais o consumidor .
A popularidade dos podcast resultou em algumas tendências aguardadas ainda para 2020:
- MONETIZAÇÃO – acréscimo dos ganhos para os criadores de conteúdo;
- ANÚNCIOS BASEADOS EM DADOS – informações a respeito do perfil dos ouvintes de podcasts que possibilita a criação de estratégias direcionadas;
- APRESENTADORAS MULHERES – uma boa parte dos ouvintes se identificam com o gênero feminino;
- TRADUÇÕES – produtores querem investir na tradução dos podcasts;
- INVESTIMENTO EM QUALIDADE – esse é um dos fatores que distingue os podcasts de sucesso dos que cairão no esquecimento.
Agora que você viu um pouco mais sobre o que são podcasts e o potencial que eles têm na atualidade, não deixe de avaliar se essa estratégia se encaixa no seu negócio.
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