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Marketing Digital

A era dos Podcasts. Entenda o seu potencial de crescimento

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Hoje em dia as pessoas quase não têm tempo para ler ou mesmo assistir vídeos. A vida acelerada, movimentada, exige cada vez mais de nós.

Com o tempo cada vez mais escasso para realizarmos tarefas, consumir os conteúdos produzidos tem sido difícil. 

Justamente por isso o marketing de conteúdo sempre evolui, adaptando-se a rotina do público. O podcast é um exemplo.

Os podcasts proporcionam comodidade e fácil acesso. O conteúdo é disponibilizado de forma mais prática, em áudio, o que possibilita o seu consumo aproveitando o tempo disponível, como no caminho para o trabalho e, por isso, tem conquistado o seu espaço com o público. 

Ficou curioso para saber mais sobre os podcasts? Então, acompanhe.

O que é podcast?

O podcast é um conteúdo em formato de áudio, que se assemelha a um programa de rádio, e que, geralmente, fica disponível para ser ouvido no momento desejado pelo cliente. Pode ser ao vivo também. Além disso, o conteúdo é criado sob demanda.

Ele é uma forma de transmissão de arquivos multimídia na Internet, criado pelos próprios usuários, com conteúdos diversos, que pode ser ouvido a qualquer hora e até mesmo através de um player portátil. 

Como surgiu?

O nome Podcast é uma junção de iPod e broadcast (transmissão). Os créditos para a criação do conceito são atribuídos a Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts e disponibilizou o código na Internet para que outros programadores pudessem aperfeiçoar e utilizar.

Qual potencial do podcast?

Podemos afirmar que os podcasts fundamentam-se no conceito de áudio marketing e são uma excelente oportunidade de comunicação, que visam levar mais informação e educação ao público, além de produzir materiais criativos e entretenimento em formato de áudio.

O podcast tem se tornado cada vez mais popular e o crescente número de pessoas ouvindo os áudios tem transformado o formato em uma excelente plataforma para anunciantes.

Esse formato tem atraído principalmente jovens, bem informados, com alto poder de compra e, portanto, influenciadores. O que é excelente para empresas que queiram anunciar.

Em geral, o primeiro podcast é ouvido por indicação de um amigo. E, assim, os ouvintes vão promovendo os conteúdos, indicando-os à sua própria rede de contatos.

Aproveitar o “boom” dos podcasts é uma ótima estratégia de marketing digital, além de alto alcance, tem baixo custo. Excelente custo x benefício de implementação que fortalecerá a sua marca. 

Para criar um podcast de sucesso é necessário criar bons temas; escolher participantes que entendem do assunto; atentar-se ao nome do podcast (ele deve chamar atenção como um título de um blog); e, usar bons equipamentos.

E, então, basta gravar um bate-papo sobre um conteúdo sobre o qual o seu negócio é especialista e utilizá-lo estrategicamente, aumentando as chances de conquistar mais o consumidor .

A popularidade dos podcast resultou em algumas tendências aguardadas ainda para 2020:

  • MONETIZAÇÃO – acréscimo dos ganhos para os criadores de conteúdo; 
  • ANÚNCIOS BASEADOS EM DADOS – informações a respeito do perfil dos ouvintes de podcasts que possibilita a criação de estratégias direcionadas; 
  • APRESENTADORAS MULHERES – uma boa parte dos ouvintes se identificam com o gênero feminino;
  • TRADUÇÕES – produtores querem investir na tradução dos podcasts; 
  • INVESTIMENTO EM QUALIDADE – esse é um dos fatores que distingue os podcasts de sucesso dos que cairão no esquecimento.

Agora que você viu um pouco mais sobre o que são podcasts e o potencial que eles têm na atualidade, não deixe de avaliar se essa estratégia se encaixa no seu negócio.

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Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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