O ano de 2022 está começando. E com ele, novos horizontes para o marketing digital estão se abrindo.
Geralmente, nessas primeiras semanas muitas pessoas e empresas param para traçar tudo aquilo que desejam para os próximos 12 meses. E com quem deseja fortalecer a marca dentro e fora da internet não é diferente.
Hoje nós da Jazz resolvemos trazer algumas reflexões importantes da área de marketing, bem como mostrar algumas tendências para colocar em prática neste ano. Vem com a gente.
Uma breve retrospectiva sobre 2021
O último ano fortaleceu várias estratégias que sofreram um boom por conta da pandemia. Empresas que nunca pensaram em depender 100% da web, tiveram que se converter para o digital.
O Whatsapp se consolidou como um canal de venda, tendo inclusive um sistema de pagamento dentro do próprio app.
Por conta de toda a situação pandêmica, muitas empresas também aumentaram os investimentos em SEO, de acordo com pesquisas da Adaction e Influr. Esse aumento aconteceu justamente porque os empreendedores queriam alcançar mais pessoas via internet.
Não podemos deixar de falar do e-commerce. Segundo uma pesquisa da Webshoppers, no primeiro semestre de 2021, o varejo digital atingiu R$ 53,4 bilhões, um crescimento de 31% em relação ao mesmo período de 2020.
Essa é mais uma prova de como o marketing digital deixou de ser uma estratégia para empresas que queriam um diferencial no negócio e passou a ser uma obrigatoriedade. Afinal de contas, atualmente os consumidores buscam, antes de mais nada, informações sobre a empresa ou produtos dentro da web.
Como fazer marketing digital em 2022
Se 2020 e 2021 foram considerados períodos de adaptação, 2022 já é encarado como um ano de inovação. E nós trouxemos algumas dicas como fazer e como melhorar o marketing digital em 2022. Confira!
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Chega de tentar criar estratégias de qualquer jeito. Busque um especialista!
Por conta do boom do marketing digital, muitas marcas passaram a criar estratégias para a web por conta própria e “de qualquer jeito”. Criou-se um mito de que todos podem desenvolver ações para a internet.
De fato, as ações digitais podem ser praticadas por empresas de qualquer porte e segmento. Mas isso não quer dizer que todo mundo sabe fazer marketing digital.
É essencial ter o auxílio de um profissional da área se você realmente quiser obter bons resultados na web.
Logo, se em 2022 o seu objetivo é inovar, você precisa contar com uma agência especializada. Apenas uma equipe de profissionais especializados poderá dar todo o suporte que você precisa para identificar quais as melhores abordagens para o seu negócio e assim otimizar os seus investimentos na área.
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Dê um upgrade na identidade visual do seu negócio
Outra dica para inovar no marketing, seja digital ou tradicional, em 2022 é dar um upgrade no visual do seu negócio!
Fale com a sua equipe de design e pense em um novo layout que esteja de acordo com a pegada de inovação que a sua empresa deseja. Lembre-se que a sua identidade visual precisa acompanhar suas novas metas e objetivos.
Logo, é preciso pensar em novas propostas, seja para as postagens nas redes sociais, ou para as próprias embalagens dos produtos!
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O marketing como uma grande teia
Até algum tempo atrás, nós pensávamos no marketing como tendo vários “braços”. O marketing tradicional era uma coisa e o digital outra.
Tanto que a maioria das empresas desenvolvia ações pontuais para cada uma dessas abordagens. No entanto, nos últimos anos, principalmente em 2020 e 2021 por conta da pandemia, essa ideia mudou.
Hoje encaramos o marketing como uma grande teia, onde tudo está interligado de alguma forma.
Por exemplo, hoje muitos consumidores pesquisam e até mesmo compram através da internet, mas vão buscar o produto diretamente na loja. Ou, em alguns casos, têm alguma experiência no PDV, e posteriormente passam a seguir determinada marca nas redes sociais.
Não há mais como separar o físico do digital. Quando falamos de desenvolver estratégias para marcas, é preciso pensar de maneira holística, abrangendo todas as possibilidades como pertencendo a uma grande teia.
Somente assim será possível realmente criar ações que estejam de acordo com essa nova visão onde tudo está integrado.
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Mobile, muito mobile!
Se você ainda faz marketing digital apenas focando em computadores, saiba que você está pelo menos uns 5 anos atrasado!
O mobile vem reinando já faz algum tempo, mas muitas pessoas ainda insistem em ignorar isso.
Hoje a maioria esmagadora dos acessos a internet é feita através de dispositivos móveis. Inclusive, durante o tempo de lockdown, onde as escolas tiveram que utilizar o ensino a distância, a maior parte dos alunos acessava as aulas de celulares e smartphones.
Não dá mais para fazer ações voltadas para internet levando em conta apenas os computadores. Se você quer realmente obter bons resultados, seja na sua loja virtual, site institucional, blog ou LP, é necessário focar em formatos responsíveis que se adaptem sem problema algum a qualquer tipo de dispositivo móvel.
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Vídeos e voz
Por fim, se você quer destacar o seu negócio em 2022, precisa priorizar os formatos de vídeo.
Esse é o conteúdo que as pessoas mais têm consumido atualmente. Não é a toa que o próprio Instagram está apostando em novos recursos focando nesse tipo de formato, como, por exemplo, Reels.
Invista em lives, vídeos longos ou até mesmo stories. O importante é trazer tudo aquilo que já comentamos aqui no blog para esse formato.
Além disso, é preciso adaptar o SEO dos seus conteúdos para as buscas por voz. Isso porque, a tendência é que as buscam por voz só cresçam, principalmente por conta das vendas de assistentes como a Alexa.
Os consumidores estão utilizando os comandos de voz no dia a dia, e provavelmente logo essa prática se tornará tão ou até mesmo comuns que as buscas via digitação. Então não deixe de adaptar o seu SEO para essa tendência.
Quer aproveitar para começar 2022 dando um upgrade nas estratégias de marketing digital do seu negócio? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receba nossos conteúdos sempre em primeira mão.