Manter um bom relacionamento com os clientes é fundamental para qualquer estratégia de marketing. No entanto, é muito comum que as equipes tenham que lidar com os famosos Leads Inativos.
São aqueles contatos que mostraram interesse em determinado momento para se tornarem leads, mas, que não foram convertidos e que atualmente não interagem mais com as campanhas. Muitas empresas tendem a ignorar esses contatos, o que é um erro.
Isso porque, além de tempo e dinheiro já terem sido investidos na captura deles, esses leads ainda têm potencial para serem convertidos. Afinal de contas, em algum momento eles demonstraram interesse na marca.
E para te ajudar, nós separamos algumas dicas de como recuperar Leads Inativos.
Comece descobrindo as razões que geraram a inatividade
A primeira coisa a se fazer para recuperar os Leads Inativos é entender o que levou eles a inatividade. É conhecendo essas causas que você poderá avaliar quais as melhores estratégias de recuperação.
Então avalie algumas questões como:
- Que conteúdos levaram esses leads a mostrarem interesse no começo?
- Quais as ações que foram feitas e que não geraram conversão?
- Eles abriram alguma mensagem ou ignoraram todas?
- Alguma coisa mudou desde que os leads se cadastraram até o momento que as interações pararam?
Livre-se dos leads comprados
Muita gente acaba tendo uma alta de Leads Inativos, mas, na hora de avaliar, percebe que a grande maioria faz parte da porção que foi comprada. A verdade é que comprar audiência é sempre gastar dinheiro à toa.
Quando você compra essas listas, não tem certeza nenhuma sobre ela. A empresa que vende esse tipo de serviço pode até mesmo oferecer algum tipo de segmentação, mas a verdade é que você não sabe se esses contatos realmente têm algum interesse na sua marca.
Por conta disso, o melhor é se livrar da audiência comprada e focar na construção de uma própria. Isso deve ser feito com base na publicação de conteúdos de qualidade, do desenvolvimento de ações focadas e na alimentação de cada categoria de lead.
Segmento os Leads Inativos
Apesar dos Leads Inativos fazerem parte de um grupo maior, para conseguir recuperá-los você precisa segmentá-los novamente. Isso porque, esses contatos precisam ser trabalhados levando em conta o canal de cada um, e até mesmo o motivo que gerou interesse pela marca.
Por isso, é importante fazer essa segmentação. O ideal é separar justamente pelos tipos de canais de aquisição, bem como pelo tipo de ação que gerou a aquisição.
Com base nessa divisão será possível desenvolver estratégias mais assertivas.
Seja direto e pergunte os interesses dos leads inativos
Muitos empreendedores e marcas têm receio de serem diretos e objetivos. Acontece que não há problema nenhum em mandar uma mensagem mais direta e perguntar os interesses dos Leads Inativos.
Muitas vezes, é essa sinceridade que pode despertar o engajamento novamente nesses contatos. Por isso, não tenha medo de mandar um e-mail marketing ou uma mensagem nos outros canais de contato, perguntando que tipo de assunto o usuário gosta mais, qual o formato mais interessante na opinião dele, que conteúdos anteriores ele gostou e gostaria de ver de novo.
É apenas abrindo esse tipo de espaço para os Leads Inativos que você poderá desenvolver campanhas que realmente geram conversões.
Aposte em outros canais de contato
Não é só porque um lead foi capturado via e-mail que não é possível trabalhar campanhas pelas redes sociais e vice-versa. Muitas marcas acabam tendo essa rigidez na hora de desenvolver ações de marketing digital, quando, na verdade, as estratégias devem ser bem flexíveis.
Um canal de aquisição é apenas isso, um canal por onde o cliente entrou para a sua lista. Contudo, ele pode ser mantido por vários outros sem qualquer problema.
Vamos supor, por exemplo, que você tenha um e-commerce e que boa parte dos Leads Inativos foram adquiridos via newsletter. Nada impede a sua empresa de usar as informações fornecidas por eles para desenvolver interações via redes sociais.
As vezes os Leads Inativos não têm verificado o e-mail com frequência, por exemplo, e as mensagens via Facebook e Whatsapp pode gerar o engajamento necessário.
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Crie mensagens próximas e finalizadas
Um dos motivos que mais desencadeia uma alta na taxa de Leads Inativos são as mensagens genéricas. Acredite, os usuários sabem quando a marca está enviando uma mensagem sem levar em conta as preferências deles.
Isso geralmente acontece, por exemplo, quando um cliente que se cadastrou para receber novidades sobre roupas plus size, passa a receber mensagens sobre numerações inferiores a 40.
É óbvio que eles não vão interagir. Afinal de contas, esse não é o assunto de interesse deles.
Logo, crie mensagens próximas e personalizadas. Se os Leads Inativos têm interesse pro roupas plus size, por exemplo, mande conteúdos sobre as tendências para biotipos maiores, novidades sobre modelos que valorizam as mulheres/homens gordos entre outros assuntos pertinentes.
Se no final das contas nada der resultado, o melhor é excluir
Muitos empreendedores investem muito tempo e dinheiro tentando recuperar Leads Inativos. Isso porque realmente sai mais barato trabalhar com eles do que tentar conquistar novos.
Contudo, ficar tentando recuperar usuários que realmente não têm interesse, demanda de um investimento muito maior. Por conta disso, se nenhuma das estratégias anteriores ou outras que você desenvolveu deu certo, é melhor começar o processo de exclusão de contatos inativos.
Claro que antes você deve encerrar com uma cartada final. Envie uma mensagem falando sobre a exclusão, mas demonstrando interesse em manter o relacionamento. Pergunte o que a marca poderia oferecer para despertar o interesse do usuário novamente.
Você tem duas possíveis respostas. A primeira é que o cliente fale aquilo que ele deseja, e assim você possa recuperá-lo, ou, ele não responder e será necessária a exclusão. Das duas formas você dará um fim nos Leads Inativos, e assim abrirá portas para novos.
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