Antes mesmo do Facebook anunciar o IGTV, tava na cara que eles vinham aprontando alfo para os meses que se seguiam. Em maio de 2018 e escrevi um texto no Pulse que previa o IGTV.
Agora escrever sobre um possível Flop me dar uma dorzinha no coração, mas o post de hoje é sobre como o IGTV não virou o que eu, e todos especialistas em redes sociais prevíamos.
O Flop do IGTV ficou evidente logo após os primeiros dias após o lançamento do recurso. O que era para ser um recurso inovador para produtores de conteúdos verticais, acabou ficando camuflado.
Lançada em 20 de junho de 2018, a ferramenta tinha como premissa facilitar a vida dos produtos de conteúdos para o Instagram. Através dela, será possível produzir vídeos mais longos, o que seria ideal em campanhas de marketing ou até mesmo no cronograma dos instagramers.
Mas na prática ela não gerou tanto engajamento quanto esperado.
A guerra entre o YouTube e o Instagram que gerou o Flop do IGTV
Um dos motivos do Flop do IGTV é a guerra que acabou estabelecida entre o YouTube e o Instagram. Não é de hoje que as duas plataformas brigam por audiência.
Mesmo o Instagram não tendo um sistema de monetização, muitos criadores de conteúdo têm migrado para a rede social. Principalmente os que apostam no formato de vlog.
Isso ocorre por alguns fatores. O primeiro deles é o fato do Youtube mudar frequentemente seus algoritmos, o que resulta em vídeos não entregues aos usuários, queda nas visualizações e consequentemente menos dinheiro para os produtores de conteúdo.
Além disso, a própria mudança no comportamento dos usuários tem estimulado essa migração de plataforma. Mesmo assim, o Flop do IGTV é bem visível.
Enquanto os stories de influenciadores ultrapassam facilmente as 100 mil visualizações, os conteúdos postados através desse recurso não possuem o mesmo alcance.
Porque o IGTV não gera o mesmo nível de engajamento que os stories?
Mas afinal? Porque o IGTV não consegue alcançar o mesmo nível de engajamento do que os stories? Alguns fatores explicam isso.
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O sistema de recomendações é terrível
O primeiro ponto negativo que tem atrapalhado o desempenho da ferramenta é o fato do sistema de recomendação ser terrível. Ao contrário do YouTube, que consegue fazer uma filtragem detalhada dos interesses do usuário e assim recomendar vídeos e canais de acordo com os gostos dele, o IGTV simplesmente dispara conteúdos “populares na rede”
Populares entre aspas porque muita gente aposta no uso de boots para criar falsas views. Com isso, pessoas que gostam de games, por exemplo, são constantemente bombardeadas por tutoriais de maquiagem e dicas para o dia a dia que não fazem sentido.
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Não possui os mesmos recursos que os stories
Nos stories o usuário consegue adicionar um monte de informações extras. Desde links para redirecionar para outra página, até marcar outros perfis.
Já no IGTV, tudo que você pode fazer é adicionar uma descrição, e só. Para marcas, sem sombra de dúvidas isso é um grande contra. Afinal de contas, o grande objetivo do Instagram é aumentar o alcance da marca. Como não é possível usar recursos que auxiliem nessa tarefa, as empresas e influenciadores simplesmente deixam de usá-la.
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Restrição de espaço
A restrição de espaço, para muitos influenciadores e marcas, também foi um ponto que gerou o flop do IGTV. Uma coisa é você produzir conteúdos de 15 segundos na horizontal. Outra é fazer vídeos de 15 minutos ou até uma hora nesse formato.
Sem contar que, boa parte das pessoas que tentam utilizar esse recurso não produzem conteúdos, necessariamente, para ele. Na verdade, elas pegam vídeos prontos, e apenas modificam o enquadramento para que ele seja aceito pelo Instagram.
Ou seja, é mais do mesmo, apenas em um formato um pouco diferente.
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Sem ferramentas de edição
Sem sombra de dúvidas esse é um dos contras que mais prejudica os influenciadores e marcas. Enquanto o Youtube mantém várias ferramentas de edição, incluindo uma biblioteca de músicas e efeitos sonoros, o IGTV não possui nada disso. Você precisa fazer todo o processo de edição antes para só então postar o conteúdo. Não é possível alterar nada dentro da plataforma.
O Flop do IGTV significa que ele vai acabar?
A pergunta que não quer calar é se o flo do IGTV representa o fim do recurso. Bom, apesar do fracasso inicial e da pouca aderência, essa ferramenta rem um grande potencial, principalmente para marcas e empresas que desejam divulgar campanhas de marketing digital.
Contudo, para que ele não acabe, é necessário criar conteúdos assertivos que chamem a atenção dos usuários. Eles precisam ser mais dinâmicos do que os tradicionais vídeos no Youtube, e mais aprofundados do que os conhecidos stories.
Para te ajudar, nós separamos algumas dicas de como evitar o flop do IGTV no seu perfil.
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Poste prévias no feed
Muita gente não sabe, mas é possível postar prévias dos vídeos do IGTV no feed do Instagram. Essa é uma excelente alternativa para quem deseja criar um chamariz para o espaço, e assim aumentar o número de visualizações.
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Crie conteúdos exclusivos, e não apenas adapte aqueles que já existem
Ao invés de adaptar conteúdos que já existem para o formato vertical, crie vídeos realmente exclusivos para o espaço. Desde tutoriais até reviews.
Tenha em mente que os usuários não querem apenas ver mais do mesmo, eles querem inovação!
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Prefira postar conteúdos mais atemporais
Enquanto o stories tem aquela dinâmica em tempo real, que faz que os conteúdos precisem ser atuais, o IGTV possibilita a criação de vídeos mais atemporais. Isso porque, eles ficarão disponibilizados para sempre no canal, assim como acontece no Youtube.
Logo, deixe os conteúdos que perdem a relevância rapidamente para o stories. Já no IGTV, prefira apostar nos vídeos que não envelhecer, como campanhas institucionais, entrevistas, passo-a-passo. Esse é o tipo de coisa que irá gerar engajamento constantemente, e que poderá aumentar drasticamente o número de visualizações de conteúdos nesse espaço.
Com essas dicas simples, as chances de ocorrer o flop do IGTV são bem menores. Mas, claro que isso também vai depender dos próprios investimentos do Instagram na ferramenta, e no interesse dos usuários nesse tipo de formato.
Quer saber como usar o IGTV antes que ele acabe? Então vem bater um papo com a jazz que nós vamos te ensinar a aproveitar esse recurso ao máximo.
Conclusão:
“da pra acertar, mas não da pra acertar sempre”