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Marketing Digital

Marketing no whatsapp: não seja o tiozão do bom dia!

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Criar estratégias de marketing no whatsapp se tornou indispensável para qualquer empresa ou profissional. Atualmente, o app possui cerca de 1,3 bilhões de usuários ativos mensalmente.

Essa plataforma, assim como outras que surgiram, se tornou muito mais poderosa do que a ideia inicial. Mais do que um aplicativo para trocar mensagens, o Whatsapp se tornou um poderoso canal de divulgação e atendimento.

E vendo o potencial dele para empresas, foi lançado o WhatsApp Business. Voltado para negócios, ele traz uma série de funcionalidades únicas que estão ajudando muitas empresas a alcançarem o sucesso.

WhatsApp Business: como empresas alcançado o sucesso com a liberação da api

O WhatsApp Business se tornou uma das principais ferramentas de marketing digital e atendimento da atualidade. Isso porque, ele conta com uma série de recursos que tem auxiliado empresas de todos os portes a melhorarem as estratégias de divulgação e o atendimento ao cliente.

A rapidez no envio de mensagens, bem como funcionalidades como o chatbot do app, otimizam as tarefas da equipe de marketing. E o melhor de tudo é que a plataforma já conta com algumas métricas que podem auxiliar na construção de campanhas cada vez mais assertivas.

É possível colocar várias estratégias de marketing em prática no Whatsapp, que podem melhorar os resultados da sua empresa. Entre elas estão:

  • Enviar conteúdos segmentados conforme o funil de vendas;
  • Prestar suporte pré e pós vendas;
  • Divulgar novos produtos e serviços;
  • Espaço de feedback;
  • Uso de chatbots para otimizar o atendimento.
  • Enviar campanhas e promoções de fidelização

Tudo isso e muito mais pode ser feito no Whatsapp Business. Contudo, é importante que você procure profissionais especializados que possam te ajudar nessa tarefa.

Seja na programação de chatbots, ou até mesmo no desenvolvimento de conteúdos exclusivos para a plataforma. Apenas assim será possível ter estratégias assertivas.

Como criar uma lista de transmissão

A Lista de Transmissão é essencial para suas estratégias de marketing no Whatsapp. Isso porque, através dela você pode mandar mensagens para vários contatos, de uma única vez.

Nela, você irá listar vários destinatários pré-determinados e poderá enviar conteúdos sempre que desejar, sem selecionar todos os contatos novamente toda vez. Esse é um recurso que ajuda, e muito, no funil de vendas.

É possível criar listas específicas para cada etapa, e assim criar sequências exclusivas. Para criar uma lista de transmissão você precisa seguir o passo a passo abaixo:

  1. Baixe o WhatsApp Business e faça a configuração inicial (você irá criar uma conta comercial);
  2. Depois de criar sua conta comercial, abra o app e vá na aba conversas, e depois toque no botão de Menu;
  3. Toque na opção Nova transmissão;
  4. Agora você deverá selecionar os contatos que deseja incluir na lista. Você pode fazer isso tocando em + ou digitando os nomes dos destinatários;
  5. Toque em Pronto e depois em Criar.

Pronto, agora toda vez que você enviar uma mensagem pela listra de transmissão, os contatos selecionados irão receber. Caso algum deles responda, apenas você receberá a mensagem.

Um detalhe importante para que a lista funcione é que os destinatários adicionem o contato da sua empresa no telefone. Então, sempre verifique se o seu número foi adicionado.

Caso você queira editar a sua Lista de Transmissão, basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra o seu WhatsApp e depois a sua Lista de Transmissão;
  2. Toque no botão de Menu e depois na opção Dados da lista de transmissão;
  3. Nessa Tela, você poderá mudar o nome da lista ao tocar no ícone de Lápis;
  4. No botão Adicionar Destinatário você poderá adicionar mais contatos;

Dessa maneira, será mais fácil organizar suas listas e assim fazer as estratégias de marketing no WhatsApp.

Como instalar chatbots para disparo de mensagens

Os chatobots são excelentes alternativas para quem deseja aplicar estratégias de marketing no Instagram. Para instalar esse tipo de recurso, o ideal é que a sua empresa procure um serviço especializado no assunto.

Atualmente é possível encontrar vários prestadores de serviços que fornecer esse tipo de aplicação. Com eles, além e conseguir automatizar o seu atendimento, também será possível analisar os resultados de suas estratégias.

Você poderá usar várias métricas para ver o desempenho das campanhas, e assim adaptá-las conforme as necessidades do seu negócio.

E enquanto a sua empresa não escolher um prestador de serviço do gênero, ela pode usar o próprio chatbot do WhatsApp Business. Veja como no passo a passo abaixo:

  1. Toque no botão de menu e depois em configurações;
  2. Em seguida, toque em “Configurações da empresa” e agora em “Mensagem de ausência”;
  3. Agora, ative a  opção “Mensagem de ausência”.
  4. Tocando no ícone do lápis, você poderá editar a mensagem padrão. Digite o texto desejado e depois toque em “OK”;
  5. O próximo passo é tocar em “Enviar sempre” e escolha quando essa mensagem deve ser enviada;
  6. Toque em “Salvar”;
  7. Para editar a mensagem de boas-vindas, volte em configurações da empresa;
  8. Em seguida, ative a opção de “Enviar mensagem de saudação”;
  9. Edite ela tocando no ícone de lápis;
  10. Depois toque em OK e em Salvar;
  11. Você também pode configurar o envio de mensagens rápidas. Para isso, ative a opção “Respostas rápidas”;
  12. Depois, toque em “+”, para criar um atalho de resposta (nesse você irá determinar qual mensagem será enviada, conforme a palavra-chave);
  13. Você deverá digitar a mensagem que deseja que apareça, e logo abaixo digitar o atalho desejado;
  14. Na hora que estiver batendo papo, basta digitar / e depois escolher a mensagem rápida que deseja enviar.

Conclusão

Apostar nas estratégias de marketing no Whatsapp é fundamental para qualquer empreendedor que deseja se destacar no mercado e se aproximar dos consumidores. É com esse canal de comunicação que será possível melhorar a qualidade do atendimento, até mesmo otimizar a jornada de compra dos clientes.

Quer saber mais sobre como fazer marketing no WhatsApp? Então siga a Jazz nas redes sociais e fique por dentro de mais dicas.

Growth Hacker, especialista em performance de vendas, anos dedicado ao marketing de empresas varejo e atacado. Analista de mercado com background no mercado financeiro.

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